Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 43 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Ter Out 16, 2012 3:59 pm Assunto: |
|
|
O branco sera devido a calda e não a cor da madeira, mas ficara branca sim!!! |
|
|
 |

|
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Out 17, 2012 11:15 pm Assunto: bonsai |
|
|
Na verdade a cor branca que vemos na madeira se deve ao fator de envelhecimento da parte exposta (madeira seca), que sofre a ação da intempérie, e não da aplicação da calda sulfocalcica. Essa calda, na verdade, tem por unica finalidade proteger a madeira exposta e a margem de casca, contra a ação de agentes nocivos, como insetos e outras pragas. Alguns bonsaistas, na verdade, chegam a misturar aditivos como tintas e pvc na calda, para causar o branquecimento que veem em algumas arvores, o que acaba por tornar o trabalho um tanto quanto artificial, na minha humilde opinião.
Por outro lado, os chineses há séculos usam misturar tinta nanquim e aplicar em áreas internas da madeira exposta, recurso muito usado atualmente por outros bonsaistas, visando justamente o contrário do pretendido pelo nobre colega: ao invés de deixar a madeira com uma cor muito branca, antinatural, a mistura com o nanquim possibilita uma cor mais neutra, mais para o cinza ou gris, o que acaba por transmitir maior naturalidade ao resultado final:
Observe a imagem abaixo, o uso do nanquim preto no interior do shari:
O cultivador, sabiamente, buscou parametros para seu trabalho na natureza:
Um detalhe importante, que a maioria não observa, é que nem todos os troncos expostos, isto é, considerando as diferentes espécies e mesmo nelas as diferentes variedades de arvofres, não apresentam o tronco branco quando seco, mas sim uma tonalidade que pode variar bastante, inclusive preta ou cinza forte. Uma cor muito branca, como salientei, deixa um resultado pouco natural, mais para o artificial:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 43 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Sex Out 19, 2012 1:13 pm Assunto: |
|
|
nickyfury, em minhas plantas sempre utilizo a calda pura e o resultado imediato é branco, apos alguns dias a tonalidade original do lenho vai voltando ao normal, talvez não me fiz entender quando dice que o resulto seria branco, quis dizer que de imediato ficara branco ate a ação do tempo remover a maior parte do produto e voltará a ter a cor natural!!!!
Obrigado nicky, mas ainda tenho dificuldade de escrever oque me vem a cabeça de uma forma clara, problema este que tenho certeza que não tens, pois seguidamente leio suas aulas em forma de post!!!! |
|
|
 |

|
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Out 19, 2012 8:19 pm Assunto: |
|
|
24 horas depois de aplicado a calda, a madeira fica branca em função da presença da Cal existente na mistura.
Conforme a espécie da planta, a madeira pode ficar mais branca, cinza claro, cinza escuro.
Como o amigo Nicky citou o importante é que fique natural, principalmente nos veios internos onde a cor deve ser, naturalmente, mais escura.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|