Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
erico.bettoni 1.o PASSO

Registrado: 01/04/14 Idade: 46 Mensagens: 158 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Seg Jun 23, 2014 9:05 am Assunto: Substrato para Serissa |
|
|
Pessoal, o que vocês utilizam para esta espécie?
Nas minhas mamadeiras percebo que elas não gostam de areia grossa. _________________ Minhas Plantas |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Jun 23, 2014 10:49 am Assunto: |
|
|
Erico a serissa em si não é exigente em termos de substrato. Uso um substrato básico com: caco de tijolo, saibro peneirado, um pouco de carvão triturado e matéria orgânica... A areia grossa é boa para recuperar plantas de yamadori, mas depois disso é melhor usar um substrato mais drenado que retenha menos umidade. Se quiser pode até usar areia, mas tem que passar ela por uma peneira de mais ou menos 2 mm descartando toda parte que passar por ela e usando apenas a parte mais grossa. Mesmo assim tem que adicionar alguma matéria orgânica, daí vai do que cada um tem disponível. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Simba 2.o PASSO

Registrado: 17/06/13 Idade: 45 Mensagens: 292 Localização: Florianópolis-SC
|
Enviada: Seg Jun 23, 2014 10:55 am Assunto: |
|
|
Erico,
Tirei uma estaquinha em dezembro passado (pleno verão e calorzaço aqui em Floripa) e soquei na areia, e confesso que mantive só um fio de esperança, pois sabia que verão de rachar não é aconselhável para começar um estaqueamento. Pegou igual mato, para minha surpresa, e hoje ela ainda continua na garrafinha pet com areia. Fiz o "vaso" com a parte do gargalo, e da parte de baixo da garrafa fiz um suporte. Furei a tampinha e adjacências. Saiu tanta raiz dali dos furos que eu até comprei uma pedra artificial lá em Curitiba nesse final de semana para experimentar colocá-la nesse contexto "sobre rocha". Enfim, aprendi o que o Elio comentou logo acima, que a Serissa não exige muito, senão uma adubação leve.
Abraço _________________ "Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet |
|
|
 |
Marlon.D.S.S 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 04, 2014 2:52 pm Assunto: |
|
|
Serissa vai bem ate em folha seca! kkkk
Brincadeiras a parte é uma planta bem versatil, consegue-se trabalhar com ela em varios estilos e ela responde bem as intervenções!
Quando usada a tecnica da mamadeira com ela, com um vaso bem fundo com materia organica onde o escorredor vai ficar apoiado, ela vem que e um creme! _________________ Bonsai - A vida em arte! |
|
|
 |
|