FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Qual a melhor forma?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Humberto B

MensagemEnviada: Dom Out 21, 2012 9:01 pm    Assunto: Qual a melhor forma? Responder com citação

Gostaria de obter dos colegas opinião sobre qual o melhor estilo que devo dar a este bonsai de Ficus

Uploaded with ImageShack.us.[img][/img]
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 22, 2012 9:08 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Humbero, sua planta está muito "pescoçuda", pois a copa está bem distante da base, o início das raízes, que chama-se Nebari. Seria interessante você ler aqui no fórum a composição de um bonsai quanto forma e estilo, e verificar os detalhes que o bonsai carrega.

Bom, essa sua planta normalmente não é muito utilizada para a execução de bonsai por se tratar de um FICUS VARIEGATA, entretanto, há controvérsias quanto ao seu uso.

O que vc pode fazer é verificar se ele aguenta uma poda mais radical, na tentativa de diminuir a distância entre a copa e o nebari. Ou então apelar para uma alporquia a partir de quatro dedos abaixo do primeiro galho (direita da imagem).
No entanto, sua planta ainda parece ser, digamos, fina demais... então seria interessante tirar desse vaso pequeno e colocar numa bacia maior, com furos no fundo e nas laterais, com um substrato bem drenante, proporcionando o desenvolvimento da planta. Dá uma pesquisa pelo fórum sobre este procedimento, normalmente quem fala muito a respeito disso é o Nickfury....

Sei que posso ter deixado muitas dúvidas em sua cabeça, mas acho que essas dúvidas vão lhe levar a tomar o conhecimento e vai ser um passo a frente. Digo isso porque para mim funcionou e foi basicamente dessa forma! Very Happy

Peço desculpas por qualquer coisa,
abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 22, 2012 9:11 pm    Assunto: Responder com citação

Tens razão Aguiar, sem um recomeço não se chegará a estilo nem forma, infelizmente...
abraço
Humberto B

MensagemEnviada: Ter Out 23, 2012 7:33 pm    Assunto: Responder com citação

AguiaR escreveu:
Caro Humbero, sua planta está muito "pescoçuda", pois a copa está bem distante da base, o início das raízes, que chama-se Nebari. Seria interessante você ler aqui no fórum a composição de um bonsai quanto forma e estilo, e verificar os detalhes que o bonsai carrega.

Bom, essa sua planta normalmente não é muito utilizada para a execução de bonsai por se tratar de um FICUS VARIEGATA, entretanto, há controvérsias quanto ao seu uso.

O que vc pode fazer é verificar se ele aguenta uma poda mais radical, na tentativa de diminuir a distância entre a copa e o nebari. Ou então apelar para uma alporquia a partir de quatro dedos abaixo do primeiro galho (direita da imagem).
No entanto, sua planta ainda parece ser, digamos, fina demais... então seria interessante tirar desse vaso pequeno e colocar numa bacia maior, com furos no fundo e nas laterais, com um substrato bem drenante, proporcionando o desenvolvimento da planta. Dá uma pesquisa pelo fórum sobre este procedimento, normalmente quem fala muito a respeito disso é o Nickfury....

Sei que posso ter deixado muitas dúvidas em sua cabeça, mas acho que essas dúvidas vão lhe levar a tomar o conhecimento e vai ser um passo a frente. Digo isso porque para mim funcionou e foi basicamente dessa forma! Very Happy

Peço desculpas por qualquer coisa,
abraço

Só tenho agradecer pela sua atenção e orientação.
Voltarei com futuras fotos de sua estilização.
Um grande abraço.
Humberto B

MensagemEnviada: Ter Out 23, 2012 7:35 pm    Assunto: Responder com citação

Elio Luis Secchi escreveu:
Tens razão Aguiar, sem um recomeço não se chegará a estilo nem forma, infelizmente...
abraço

Obrigado pelo apoio.
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 23, 2012 11:21 pm    Assunto: Responder com citação

Humberto B escreveu:

Só tenho agradecer pela sua atenção e orientação.
Voltarei com futuras fotos de sua estilização.
Um grande abraço.

Nem precisa! Very Happy

Ficarei atento ao tópico para ver suas atualizações!
Boa sorte!

Abraço
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: