|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Lbandeira

Registrado: 18/01/12 Idade: 44 Mensagens: 82 Localização: Campo Grande-MS
|
Enviada: Sex Fev 17, 2012 3:33 pm Assunto: Osmocote. |
|
|
Boa tarde. Alguem poderia me dizer como e quando (épocas do ano) usar osmocote? Tenho lido muito sobre esse fertilizante mas não sei a sua real aplicação. Gostaria de saber tbm se posso usar nos meus escorredores mamadeira?
Abraço. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Fev 17, 2012 3:39 pm Assunto: |
|
|
Bandeira, o Osmocote é um adubo químico de lenta liberação.
Eu uso o 15-9-12 (único que tem micronutrientes) com tempo de liberação 8/9 meses.
Como a liberação está relacionada à temperatura e, na minha cidade não faz tanto calor, esse adubo chega a durar até 15 meses nas minhas plantas.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Lbandeira

|
Enviada: Sex Fev 17, 2012 3:51 pm Assunto: |
|
|
Mas como é de alta duração, não precisa usar mais nada durante o ano de cultivo? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Fev 17, 2012 3:59 pm Assunto: |
|
|
Lbandeira escreveu: | Mas como é de alta duração, não precisa usar mais nada durante o ano de cultivo? |
Não! Só Osmocote! ´E completo!
Em mudas e plantas jóvens, se quiser dar uma incrementada, pode aplicar Biofert Plus, de vez em quando, já que o Osmocote é de lenta liberação mesmo.
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Lbandeira

|
Enviada: Sex Fev 17, 2012 4:03 pm Assunto: |
|
|
Bacana. muito obrigado pelo esclarecimento. |
|
|
 |
dablo19 1.o PASSO

Registrado: 25/02/12 Mensagens: 113 Localização: Florianópolis -SC
|
Enviada: Sáb Fev 25, 2012 3:26 pm Assunto: |
|
|
Olá,
eu uso osmocote plus pelo menos uma vez ao ano por ser uma adubação bem segura, geralmente aplico um pouco antes da primavera época a qual a plante começa a se desenvolver com mais rapidez. Uso inclusive nas plantas com mamadeira sem problemas.
Abraço.
Diego |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Sex Out 12, 2012 10:02 pm Assunto: |
|
|
Olá Élio e Dablo!
Qual é a formulação do osmocote que voces utilizam?
Irei comprar 2 kilos pela ideal bonsai. Ainda não confirmei a compra.
Até mais! _________________ http://entaosouvelho.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
Paulo R B de Medeiros 2.o PASSO

Registrado: 15/05/12 Idade: 30 Mensagens: 225 Localização: Manaus-AM
|
Enviada: Sáb Out 13, 2012 1:01 pm Assunto: |
|
|
aproveitando o tópico, quando usar o npk 10-10-10 ? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Out 13, 2012 10:44 pm Assunto: |
|
|
Gil, eu uso o de 15-9-12 que é a formulação que tem micronutrientes.
Dentro dessa formulação ainda há separação por tempo de liberação: 3/4 meses, 6 meses, 8/9 meses e 14 meses. A diferença está na quantidade de camadas de resina que recobrem o adubo.
Paulo, vc pode usar o adubo 10-10-10 o ano todo. Digamos que é o feijão com arroz que serve em todo tempo para todas as espécies.
Depois, sendo mais criterioso, tem outras formulações; tem épocas que as quantidades são diferentes, e assim por diante.
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

|
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

Registrado: 12/02/10 Idade: 45 Mensagens: 306 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Qua Out 17, 2012 7:50 pm Assunto: |
|
|
Elio, e como funciona a aplicação?
Basta jogar as bolinhas por na superficie do vaso ou é necessário enterrá-las no substrato? _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/ |
|
|
 |
wellingtonfonsecan 2.o PASSO

Registrado: 30/09/12 Idade: 42 Mensagens: 362 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qua Out 17, 2012 9:18 pm Assunto: |
|
|
Irmao Elio algumas Duvidas, essa formulaçao que usa é de acordo com o clima tambem ou somente de acordo com a planta em si, li em algumas de suas postagens que de acordo com o clima nao tao quente em sua cidade consegue-se uma duraçao maior, o calor alterá o tempo do adubo???
outra questao é se o irmao usa essa formulaçao em todas as suas plantas, eu li que 10-10-10 é o feijao com arroz mas como chegar a uma formulaçao assim como o irmao chegou????
Ainda, qual diferença desse tipo de adubaçao para um esterco de gado por exemplo ou coco de galinha esta ultima pergunta é porque moro perto de criaçao de gado entao estava pensando em coletar estrume de gado para minhas adubaçoes seria suficiente?????
Ja peço desculpas por tantas perguntas, mas estas oportunidades nao podem escapar rs, é a chance de aprender!!! Abraço meu irmao! _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 17, 2012 9:24 pm Assunto: |
|
|
Olá Wellington!
Sei que a pergunta foi pro Élio, mas eu vou comprar o osmocote pois onde moro aqui, uma casa pequena, adubo orgânico não é muito legal.
Tem um odor muito forte.
Bom, utilizei torta de mamona e farinha de osso, e mesmo depois de um tempo fermentando, ainda fica um cheiro.
Coisa que não acontece com o osmocote
Pra lugar pequeno não acho legal torta de mamona. Muito menos minha mulher, que vive me dando bronca por causa do cheiro! E não posso nem me defender! Ela ta certa!
Até mais! _________________ http://entaosouvelho.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Out 17, 2012 10:28 pm Assunto: |
|
|
Bruno Gomes escreveu: | Elio, e como funciona a aplicação?
Basta jogar as bolinhas por na superficie do vaso ou é necessário enterrá-las no substrato? |
Bruno, há várias opções:
1. Jogar na superfície, desde que a borda do vaso seja alta para que, quando regar, a bolinha não pule fora.
2. Fazer um buraco com uma colher e enterrar
3. Colocar num copinho de café furado, saquinho de meia de mulher, ou uma cestinha que existem, própria para isso.
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Out 17, 2012 10:36 pm Assunto: |
|
|
wellingtonfonsecan escreveu: | Irmao Elio algumas Duvidas, essa formulaçao que usa é de acordo com o clima tambem ou somente de acordo com a planta em si, li em algumas de suas postagens que de acordo com o clima nao tao quente em sua cidade consegue-se uma duraçao maior, o calor alterá o tempo do adubo???
R: A formulação que uso é porque é a única que contém micronutrientes (15-9-12). Quanto ao tempo de liberação, quanto mais quente, mais rápido libera. Isso considerando a média de temperatura anual.
outra questao é se o irmao usa essa formulaçao em todas as suas plantas, eu li que 10-10-10 é o feijao com arroz mas como chegar a uma formulaçao assim como o irmao chegou????
R: Uso em todas as plantas, menos nos mame e outras em vaso pequeno. Aí, uso adubo líquido (Biobokashi e Biofert Plus). Wellington, 0 10-10-10 quer dizer que tem igual proporção de Nitrogênio, Fósforo e Potássio, mas ainda temos que pensar nos micronutrientes, daí a necessidade de se usar adubo que contenha, além do NPK, os micronutrientes.
Ainda, qual diferença desse tipo de adubaçao para um esterco de gado por exemplo ou coco de galinha esta ultima pergunta é porque moro perto de criaçao de gado entao estava pensando em coletar estrume de gado para minhas adubaçoes seria suficiente?????
R: Eu não uso adubo orgânico (por comodismo, preparação, mau cheiro, etc). Porém, o adubo orgânico (estercos) têm grandes vantagens. São ótimos. Contudo, algumas espécies necessitam de adubo complementar, justamente por causa da necessidade de micronutrientes. Por ex.: Frutíferas, precisam de Boro para segurar o fruto.
Ja peço desculpas por tantas perguntas, mas estas oportunidades nao podem escapar rs, é a chance de aprender!!! Abraço meu irmao!
R: Wellington, não tem que pedir desculpas. Adoro falar de Bonsai! |
_________________ Elio
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|