FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda - Jabuticaba estagnada após transplante
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Hugo Perticarati
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 04, 2014 12:06 am    Assunto: Ajuda - Jabuticaba estagnada após transplante Responder com citação

Olá amigos do fórum, tudo bem?

Estive ausente uns dias pois tirei ferias ")
Mas agora vou retornando aos poucos.

Eu estou com um problema.. minha muda de jabuticaba Sabará estagnou desde que transplantei. A mudança de substrato foi grande pois passou de terra preta pura para um substrato com mais de 60% de material inorgânico. Porém não podei muito as raizes.
Isso já faz uns 5 meses mais ou menos e ela não emitiu um brotinho novo sequer.
Além disso as folhas estão com um aspecto feio, mais envelhecidas.. eu parei de adubar desde que percebi que ela não estava reagindo.. a planta está viva pois raspando o tronco ainda está bem verdinho por dentro.

Que devo fazer? Mudar o substrato para areia pura lavando as raízes? Faço uma desfolha para ver se ela emite novas brotações? Ou espero mais para ver se ela reage?

Qualquer sugestão será bem vinda.

Muito obrigado e um excelente 2014 para todos!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jan 05, 2014 3:09 pm    Assunto: Responder com citação

Hugo,

Não faz intervenção por enquanto, deixa ela reagir. Tenho duas jabuticabeiras que foram transplantadas e demoraram +/- esse tempo para começarem a reagir também. Uma delas, a que mais demorou, hoje tem uma jabuticabinha no tronco já! Elas são manhosas mesmo e às vezes demoram prá se acostumar com mudanças.

Sugiro que deixe no sol ou onde ela normalmente ficava antes do transplante, e adube com orgânico, com doses um pouco abaixo do normal.

Logo ela reage, vc vai ver! Smile

Abraço
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jan 05, 2014 10:47 pm    Assunto: Ola Responder com citação

Ola Hugo,tambem tenho este problema com pitangas o que faco agora e ao transplantar no mesmo dia ensaco como uma estufa e deixo ate surgirem brotos a quantidade que quero e depois reiro e muito mais rapido.
Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
Hugo Perticarati
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 06, 2014 9:30 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado pelas dicas Silas e Andre!

Vou aguardar então!

Grande abraço!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jan 12, 2014 6:13 pm    Assunto: Responder com citação

Hugo, é bem como o Simba falou.
Eu achei que tinha assassinado umas que tenho no transplante em setembro.

Elas começaram a bombar agora no final de dezembro.

Abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Hugo Perticarati
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jan 12, 2014 6:17 pm    Assunto: Responder com citação

Espero que sim Renato hahahaha

a minha ainda não mostrou sinais de recuperação..
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jan 12, 2014 8:49 pm    Assunto: jabu Responder com citação

Beleza Hugo,é pelo que estou vendo a jabu é uma plantinha mais complicada
do que pensei rss
Estes dias recebi uma mensagem do Elio,e ele comento que na alporquia ela pega,mas é dificil, ai resolvi que esta semana irei compra uma mudinha ja pronta ,assim que eu tiver um tempinho vo da uma rodada nas floras que tem por aqui,e da uma olhadinha no preço.
o tio da minha esposa compro umas mudas,mas eu achei meio carinho o preço, ele pago 80,00 cada muda,vo ve se encontro um pouco mais em conta.
Agora ,estou apenas com 2 amoreiras que ja enraizaram bem,mas sao mudinhas também, e as estacas de figo parece que uma vingo,vi uma raiz
brotando,vamos ver se vai pra frente

boa sorte ai com a sua jabuticabeira,espero que ela va pra frente,depois manda noticias

abs
Marcelo

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: