|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Qui Nov 01, 2012 11:13 am Assunto: Buxinho de estimação |
|
|
Olá, pessoal.
Após alguns meses sumido do fórum, trago uma das minhas plantinhas para sua opinião.
Foi uma das primeiras plantas que adquiri com a intenção de transformar em bonsai, há uns 2 anos.
Era uma topiaria dessas em formato de bollinha.
Ainda falta muito trabalho, mas estou pensando em transferí-la a um vaso de bonsai.
Gostaria, então da opinião dos sapientes companheiros.
Abaixo, algumas imagens:
Ainda não tenho certeza quanto à frente, mas penso ser a primeira imagem:
Aqui, uma imagem com escala:
Lateral direita:
Trás:
Lateral esquerda:
Fiquem à vontade para opinar.
Abraços. |
|
|
 |
Lucas Sbardelotto 1.o PASSO

Registrado: 11/11/10 Idade: 44 Mensagens: 181 Localização: Portão-RS
|
Enviada: Qui Nov 01, 2012 6:55 pm Assunto: |
|
|
Gostei da terceira foto como frente, mas ainda tem muito trabalho nesta planta para coloca-lá em um vaso definitivo. _________________ Se eu soubesse que o mundo acabaria amanhã, hoje plantaria uma árvore. |
|
|
 |
Manoel Félix
Registrado: 13/12/11 Idade: 29 Mensagens: 64 Localização: Quissamã-RJ
|
Enviada: Qui Nov 01, 2012 7:00 pm Assunto: |
|
|
Bela Planta !!  |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 01, 2012 8:37 pm Assunto: |
|
|
Realmente, Lucas, há muito trabalho pela frente, principalmente porque o ápice ainda não está formado, mas sabe como é, não é? Às vezes a ansiedade em ver uma planta em um vaso é muito grande. Ainda mais em uma planta com crescimento tão lento como é o buxinho. Agradeço sua opinião. Vou pensar. Talvez deva esperar um pouco mais mesmo.
Manoel, obrigado pelo elogio.  |
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 02, 2012 1:01 pm Assunto: |
|
|
Olá Thiago,
com certeza é uma bela planta.
Eu também acredito que pelas imagens, a terceira seria a melhor para a frente da planta.
Mas, como você mesmo citou, deixa ela crescer livremente numa bacia com furos na lateral e no fundo, com um substrato drenante, de acordo com as indicações do Nickfury... basta dá uma procurada pelo fórum por bacia e substrato que vai encontrar as dicas dele...
E em paralelo, o aporte de adubo para dar força a planta e vigor... feito isso acredito que você terá muito mais pano para manga!
Ah! É muito comum querer ver logo a planta no vaso definitivo, ficar mexendo nos galhos, podando, desfolhando, etc... Eu pelo menos as vezes não me aguento e faço esas coisas, mas aprendi que isso só faz atrasar o desenvolvimento... o negócio é se segurar mesmo... eheheheheh
Grande abraço |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 02, 2012 4:25 pm Assunto: |
|
|
Obrigado, Aguiar, pelas dicas.
Vou seguir as opiniões e deixá-la crescer por mais um ano ou dois antes de colocar em um vaso. Enquanto isso, vou plantá-la no chão. Estou precisando trocar o substrato, pois já está com muitas raízes.
O problema de escolher a terceira foto como frente é que fica com um galho apontanto diretamente para quem está olhando. Vou ter que analisar a possibilidade de mudar esse tal galho. E realmente, pelas fotos, é a frente mais bonita mesmo.
Acho que ela não é muito fotogênica. hehehe. Pessoalmente está tão bonitinha, mas pelas fotos, vemos que ainda não está boa.
Abraços. |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Nov 02, 2012 9:47 pm Assunto: |
|
|
A primeira foto mostra que o segundo galho da esquerda é mais longo do que o primeiro da esquerda. Isso é algo que precisa ser corrigido. Duas coisas são necessárias, podar mais curto o galho de cima e também deixar crescer o galho de baixo, até porque ele sendo o primeiro galho também deve ser maior, mais forte, com copa mais densa do que o segundo galho da planta, que está à direita. Ou seja, o tamanho e força dos galhos deve ser maior de baixo para cima... Não é bom colocar a planta num vaso ainda. este trabalho dará resultado mais rápido em um recipiente com mais espaço e nutrientes...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Nov 03, 2012 11:21 am Assunto: |
|
|
Olá, Elio,
Concordo contigo. Não sei se dá para perceber, mas o primeiro galho se dividia em dois. Infelizmente, a parte principal morreu sem aviso prévio. Restou somente esse galhinho que precisa ser trabalhado. Mas eu ainda não tinha pensado, e analisando o que você disse, concordo que o galho à esquerda está mesmo muito longo, cheio e confuso.
Confesso que estou sem saber o que fazer com o tal à esquerda para melhorá-lo. Se puder me dar uma ajudinha, ficarei muito grato!
Abraços.
Gil_fuka, Agradeço muito a sua opinião. Deu muito trabalho para chegar nesse estágio, até porque eu era um total iniciante quando o adquiri e não sabia muito bem o que fazer. Agora que consegui chegar nesse nível, percebi que não passo de um iniciante, e tenho muito o que aprender ainda.
Abraços. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|