FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ipe Amarelo
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
romeucr
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 03/07/07
Idade: 39
Mensagens: 175
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Sáb Nov 03, 2012 4:01 pm    Assunto: Ipe Amarelo Responder com citação

Em todo lugar vejo que é extremamente difícil conduzir e que não floresce... mas plantei as sementes e agora estão crescendo... vamos ver no que vai dar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
wellingtonfonsecan
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 30/09/12
Idade: 41
Mensagens: 362
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Sex Nov 30, 2012 12:34 pm    Assunto: Responder com citação

É Romeu, tambem li que a dificuldade alem da floraçao é a conduçao para diminuir as folhas, sendo assim improvavel seu cultivo como bonsai pela estetica, mas penso que vale estudar a especie e fazer testes com novas técnicas, a evoluçao do cultivo e as tecnicas sao criadas atraves de experimentos e descobertas, pode ser que hoje seja improvavel o sucesso de um ipê como bonsai, assim como a tempos atras foi com o flamboyant, porem hoje vemos belos exemplares e embora ainda seja dificil a conduçao do flamboyant, ja vemos belos exemplares por ai, enfim busque, estude e quem sabe daqui a algum tempo nao descobrimos alguma forma de conduçao que nos favoreça para o cultivo de bonsai desta bela arvore que é o ipê, Abraços Irmao e Sucesso!!!
_________________
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sex Nov 30, 2012 7:26 pm    Assunto: Responder com citação

Romeu e Wellington!

Dá pra fazer e diminuir as folhas, sim!
Tem que ter muita paciência, né!

Primeiro passo: Deixa crescer livremente até atingir uns 4 cm de diâmetro.
Segundo passo: Poda radicalmente bem baixinho.

abraço


_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
wellingtonfonsecan
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 30/09/12
Idade: 41
Mensagens: 362
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Sex Nov 30, 2012 8:20 pm    Assunto: Responder com citação

Poxa ai a soluçao Romeu, Irmao Elio esse seu exemplar é um Ipê?????

Eu havia lido que era muito dificil diminuir as folhas, mas se este for um exemplar de ipê entao ficou de um bom tamanho as folhas, poxa se puder passar os procedimentos, poderia até postar um tópico fixo sobre este processo, acredito que muita gente tem duvida e até tenha deixado de lado o ipê por pensar a mesma coisa que eu, sem contar no que ja li sobre a dificuldade de se alcançar o objetivo de diminuir as folhas...

outra pergunta é se ele ja floriu ou se no caso ele irá florir????

Bom é isso Irmao Elio, mais uma dica e mais uma experiencia que só tende a nos ajudar no cultivo de novas plantas, Vleu mesmo Abraços!!!

Aguardo a resposta das perguntas!
_________________
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
romeucr
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 03/07/07
Idade: 39
Mensagens: 175
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Sáb Dez 01, 2012 8:06 am    Assunto: Responder com citação

Pois é wellingtom, apesar de ler e ler que é dificil, plantei justamente para ver o que acontece. É logico q muitos ja devem ter feito diversos experimentos, mas eu sou daqueles qmtem q ver p crer rs... E se n der certo como bonsai, planto em algum lugar.. Ipe é umas das arvores mais linda para mim...

E com a inspiraçao e conselhos do Elio, nao tem como nao tentar né? A mudinha quase n mudaram nada de tamanho ainda, bem lento mesmo... Vou postando aqui o crescimento e podemos ir trocando ideias.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sáb Dez 01, 2012 8:02 pm    Assunto: Responder com citação

wellingtonfonsecan escreveu:
Poxa ai a soluçao Romeu, Irmao Elio esse seu exemplar é um Ipê?????

Eu havia lido que era muito dificil diminuir as folhas, mas se este for um exemplar de ipê entao ficou de um bom tamanho as folhas, poxa se puder passar os procedimentos, poderia até postar um tópico fixo sobre este processo, acredito que muita gente tem duvida e até tenha deixado de lado o ipê por pensar a mesma coisa que eu, sem contar no que ja li sobre a dificuldade de se alcançar o objetivo de diminuir as folhas...

outra pergunta é se ele ja floriu ou se no caso ele irá florir????

Bom é isso Irmao Elio, mais uma dica e mais uma experiencia que só tende a nos ajudar no cultivo de novas plantas, Vleu mesmo Abraços!!!

Aguardo a resposta das perguntas!


Wellington, é um Ipê cascudo do Cerrado (Tabebuia crysostricha).

Vou ver a possibilidade de postar um passo a passo sobre a diminuição das folhas.

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
wellingtonfonsecan
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 30/09/12
Idade: 41
Mensagens: 362
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Dom Dez 02, 2012 1:49 pm    Assunto: Responder com citação

Imao Romeu e Irmao Elio, esse conjunto de apoio de geraçoes e troca de experiencias é que torna esse forum ainda mais interessante, o saber é prazeroso, tanto quanto a duvida em dado momento, ja imaginou se soubessemos de tudo, nao teriamos o prazer da descoberta, o prazer de aprender, um dia espero que nos tornemos como esse Grande Irmao chamado Elio que tem sempre nos dado o consideravel apoio e dividido o seu enorme conhecimento sobre a arte, ele tem sido durante este tempo que estou aqui, um Grande Irmao e espero que continue sendo, bom fica ai mais uma colaboraçao dele para conosco...

Naquilo que posso lhe aconselhar é que vá enfrente nessa jornada do Ipê estou tomando coragem e concordo plenamento contigo Irmao Romeu, esta é uma das mais belas arvores que eu tambem ja vi...

Bom Grande Irmao Elio, se depender do meu apoio para este passo a passo, eu ja estou assinando em baixo, vá enfrente com mais esta de tantas colaboraçoes que tem aumentado consideravelmente o nosso conhecimento sobra a arte!!!! Abraços!!!!
_________________
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Dom Dez 02, 2012 7:17 pm    Assunto: Responder com citação

Wellington, meu irmão, o saber se multiplica.....dividindo!
Tenho muito o que aprender sobre essa arte milenar. Mas o aprender é tão gostoso como ensinar.

Abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
wellingtonfonsecan
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 30/09/12
Idade: 41
Mensagens: 362
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Dom Dez 02, 2012 7:33 pm    Assunto: Responder com citação

É Verdade, e por falar em multiplicar eu estou tendo que multiplicar os espaços aqui em casa rs, nao sei nao acho que vai faltar, estou com um problema de infestaçao.................. de vasos rs.

Abraço meu Irmao!
_________________
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Bruno Cruz



Registrado: 25/11/12
Mensagens: 11
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Seg Dez 03, 2012 7:14 am    Assunto: Responder com citação

Ipê é um show a parte!
Procurei feito doido sementes de ipê e nunca achava, de repente vou numa lanchonete aqui na frete do trabalho e me deparo com alguns ipês brancos e roxos, ambos já estão soltando suas sementes e a calçada fica cheia deles, agora é difícil saber se a semente é de branco ou de roxo.
Eu acreditava que o ipê roxo era o mais lindo até ver o ipê branco, este último é realmente uma belezura.
Aqui fica uma reflexão: Não podemos deixar que o corre-corre do dia-a-dia nos tire o privilégio da contemplação, pois o espetáculo da vida está se passando diante de nossos olhos e por vezes não vemos.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil