Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
stevan
|
Enviada: Dom Jan 15, 2012 6:13 pm Assunto: Acer Palmatum - 8 Anos |
|
|
Ola, fiquei sem bonsais a muitooo tempo dae ontem resolvi comprar um. Como sempre quiz um Acer, este foi amor a primeira vista hehehe
Gostaria de receber a opniao de vcs, oq deve fazer com ele para que o mesmo fique ainda mais bonito.
Vi varios artigos aqui mas mesmo assim fiquei com duvida, ele ficara com folhas vermelha no inverno?
Tenho muita vontade de ter um Deshojo, talvez compre um para fazer "compania" para este =P
[/img] |
|
|
 |
LUIZ ARTHUR 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 15, 2012 6:45 pm Assunto: |
|
|
stevan,
Olá, pelas folhas é um Acer Palmatum, quanto as folhas ficarem vermelhas só no outuno saberá rsrsrs ou inverno, depende do Acer pode ficar vermelho, amarelo ou laranjado. Onde comprou não te informaram a variedade? Tenho um Deshojo e as folhas e a brotação são muito parecidas com o do seu, tem fotos no fórum do meu, um pouco mais antigas no link:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=19858&highlight=acer+palmatum
Como comprou a pouco tempo eu não mexeria em nada dele, esperaria 45 dias para adubar, somente cuidaria da rega, eu tenho regado nos dias muito quentes de manhã e as vezes tenho de regar à tarde devido ao calor, e olha que o clima aqui em Guarapuava é mais frio, mas bem parecido com o de Curitiba!!! Poda somente de manutenção cortando o pecíolo da folha no meio. O meu está num local que pega o sol da manhã até às 11:30 (horário de verão), tá muito lindo e valeu cada centavo pago.
Abraço amigo e desejo muitas alegrias com o seu Acer! Sempre que puder ajudar com alguma informação, estou aqui no fórum é só perguntar! _________________ A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.
Nicolau Copérnico |
|
|
 |
stevan
|
Enviada: Dom Jan 15, 2012 7:41 pm Assunto: |
|
|
Valeu Luiz,
Ja tinha visto o seu, muito lindo mesmo.
Eu quero ter um deshojo tambem. Assim que encontrar um legal eu compro sem pensar duas vezes.
Na loja (Loja de contrução que tem bonsai hehehe) estava escrito Acer Palmatium 8 anos. A mulher disse que eles nao estavam conseguindo mais o deshojo.
O meu to escolhendo o melhor lugar ainda. Vendo quando quantidade de agua e sol. Apartamento eh complicado O meu pega bastante sol mas apenas de tarde. |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Seg Jan 16, 2012 12:34 pm Assunto: |
|
|
lindo material parabens... |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

Registrado: 24/03/09 Idade: 48 Mensagens: 337 Localização: Quatro Barras-PR
|
Enviada: Seg Jan 16, 2012 1:15 pm Assunto: |
|
|
Stevan
É um acer palamtum "normal", nem desojo nem atropurpureum, ou seja, folhas verdes, podendo ficar avermelhadas/amareladas no outono/inverno.
Para proporcionar uma melhor coloração outonal, você pode promover agora uma desfolha, que também vai ajudar a visualizar a disposição dos galhos e a redução do tamanho das folhas.
Abraços |
|
|
 |
stevan
|
Enviada: Seg Jan 16, 2012 8:22 pm Assunto: |
|
|
prumodeq,
resolvi seguir suas dicas, porem tirei apenas as folhas mais velhas, deixando as folhas novas e brotos. Fiquei com medo dela morrer e acho q ta meio tarde para fazer a desfolha total.
Segue algumas fotos, por favor digam o que acham, grato
 |
|
|
 |
tgrespan
Registrado: 21/10/09 Idade: 42 Mensagens: 28 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Ter Jan 17, 2012 10:01 am Assunto: |
|
|
Só acho que tu deveria ter podado nas folhas e nao no peciolo, pois pelo menos no meu acer, a nova brotacao vem sempre no fim do peciolo. Nas vezes que fiz poda assim como tu fez, dificilmente tive novas brotações e o galho acabou secando.
Abs |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 17, 2012 10:59 am Assunto: |
|
|
As gemas latentes ficam nas auxilas das folhas, junto ao pecíolo, porém no Acer Palmatum elas são muito sensíveis e por isso deve-se sempre desfolhar com uma tesoura.
No momento da desfolha, deve-se fazer com cuidado cortando o pecíolo pela metade, que pela foto é o que parece ser.
Também pince o broto terminal dos galhos para forçar a brotação no interior do galho, ao invés do galho continuar só crescendo em comprimento.
Com relação a forma da sua árvore, acredito que vá ser necessário fazer algumas podas de formação, pois sua árvore está indefinida, acho que alguns (ou quase todos) daqueles galhos que saem acima do tronco principal terão que ser retirados... mas talvez você deva ficar "namorando" a planta por mais um tempo antes de decidir o que fazer... deixando para fazer qualquer coisa mais radical no final do próximo inverno.
Abraços |
|
|
 |
stevan
|
Enviada: Ter Jan 17, 2012 5:41 pm Assunto: |
|
|
Grato a todos pelas respostas.
Não sei se aqui eh o lugar correto para perguntar, mas como faco para saber se eh ou nao um deshojo? Quero comprar um mas nao queria por engano comprar outro repetido hehhehehe
Desculpe minha ignorancia mas oq seria "pincar o broto terminal"?
Abraços |
|
|
 |
LUIZ ARTHUR 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 17, 2012 6:52 pm Assunto: |
|
|
stevan,
segue link onde aparece o corte da folha do Acer no pecíolo:
http://www.artebonsai.com.br/desf.htm
como dá para ver o pecíolo é cortado na metade, as novas folhas saírão das auxilas da folha, que se encontram na junção do pecíolo da folha com o galho. Ao que parece você fez isto.
Como o prumodeq disse o pinçar o broto terminal é assim conforme o link:
http://www.bonsai.aveiro.co.pt/artigos/metsumi-tecnica-de-pincar-as-folhas-com-as-unhas-art10.html
Quanto a compra do deshojo, deve procurar uma loja ou site que seja bem sério, com certeza achará o que quer. Tem OBonsai em Curitiba e eles no site tem o Acer que quer e a loja é em Santa Felicidade, lá também é a APB Associação Paranaense de Bonsai, é um ótimo local e comprará um bonsai de excelente procedência.
Espero ter ajudado, quanto a melhoria e corte de galhos esperaria o inverno e antes pensaria de como gostaria que ele fique!!
Abraço _________________ A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.
Nicolau Copérnico
Editado pela última vez por LUIZ ARTHUR em Ter Jan 17, 2012 7:00 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 17, 2012 6:58 pm Assunto: |
|
|
Stevan
O desojo vai estar com todos o brotos novos vermelhos ou avermelhados, como aqui:
Pinçar o broto terminal, significa com uma pinça ou com o dedão e o dedo indicador retirar os brotos novos e tenros que ficam bem na ponta dos galhos:
 |
|
|
 |
izaias catelli
|
Enviada: Qui Nov 08, 2012 8:19 pm Assunto: |
|
|
Stevan
No SEASA de Curitiba tem um florista que vende acer de vários tipos. |
|