FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus - Um Hokidachi que virou Futuro Literati
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Capobianchi

MensagemEnviada: Ter Nov 27, 2012 11:25 am    Assunto: Ficus - Um Hokidachi que virou Futuro Literati Responder com citação

Bom dia aos colegas, mais uma planta para o meu aprendizado.

Estava eu revendo minhas plantas no domingo, quando notei que um ficus que eu havia encontrado numa caçamba a um tempo atras e estava tentando transforma-lo num Hokidachi já apresentava marcas da aramação.

Bom precisava mexer urgentemente na criança, e eis que quando comecei a mexer na planta ele gritou, "Quero ser Literati", bom lá fui eu tentar a transformação, muito longe de esperar algum resultado muito espetacular.

Aos colegas do forum, seguem algumas fotos do que ele era e como se apresenta agora, críticas e sugestões são sempre mais que esperadas e bem vindas já com a certeza que vão alguns bons anos pra alcançar a forma pretendida.

Antes

Agora

Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 28, 2012 8:12 am    Assunto: Responder com citação

Capobianchi, apenas minha opinião certo?
Talvez alguém com mais conhecimento dê outras dicas com mais certeza.
Achei a segunda foto do agora, melhor.
Apenas acharia que fosse necessário uma inclinação para a direita (de quem olha), tipo 10° a 15° no geral da planta.
Não sei se é necessário aquele pequeno ápice ali, os mais conhecedores do formato literati poderão opinar.
Abraço
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 28, 2012 4:11 pm    Assunto: Responder com citação

Bom trabalho inicial. concordo com o Seph em relação a inclinação na saída do tronco, isso dá mais movimento ao conjunto. Também quanto aos jins de madeira morta que ficaram, apesar de aparentemente ter um bom aspecto, devem ser retirados pois madeira morta nào cabem em ficus. em pouco tempo ela apodrece e não é natural para a espécie. Então retira já adiantando o processo de cicatrização. Se deixar apenas vai acontecer de ali se tornar um local de entrada de umidade e fungos, no futuro de qualquer forma ele vai acabar apodrecendo e caidno e você terá que começar o processo de cicatrização tudo novamente.
No mais bom tabalho, e vai conduzindo...
Uma pergunta, este é um ficus em baixo trançado? ou é impresão minha. Se for trançado ja advirto que não é recomedável utilizar plantas trançadas para bonsai devido a dificuldade de fazer estas marcas sumirem. No caso do ficus que mais facilmente se pode fazer sumir, uma das técnicas é fazer outras incisões na casca em sentidos diferentes das marcas da trança a fim de que ao cicatrizarem estas incisões, dissimulam as marcas do trançado.

Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: