FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Tuia compacta é muito ruim pra bonsai?
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Lorrane123



Registrado: 18/10/12
Mensagens: 34
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Qua Nov 21, 2012 2:59 am    Assunto: Tuia compacta é muito ruim pra bonsai? Responder com citação

gente eu tava empolgada com uma tuia aqui que adiquiri esses dia e tal pena que li no forum pessoas dizendo que ela nao aceita aramação e tbm que é muito complicado a brotaçao dela =( segue as fotos sera que um dia seria possivel fechar toda essa copa?








=S sera que eu tenho um bom material ai ou so vou perder tempo?
tem chance de fechar essa copa?

agradeço a ajuda ai amigos bjus
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Qua Nov 21, 2012 9:58 am    Assunto: Responder com citação

É um material bem antigo e interessante. Não sei se ela brota de galhos sem folhas como ficaram...estou começando a pouco tempo com está espécie...ganhei um punhado de sementes de um amigo, plantei e deve ter umas 40 mudas com menos de 1 ano, ainda não sei o que fazer com elas...fico na torcida e espero que brote bem...abç
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Lorrane123



Registrado: 18/10/12
Mensagens: 34
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Qua Nov 21, 2012 10:39 am    Assunto: Responder com citação

é Marco tomara que brote pq acho que ficaria linda essa planta..


mais alguem ai experiente com esse tipo de planta pode me dar uma luz? kkkk tem uns brotinhos novos... mais acho que é dificil brotar tudo =S

agradeço aos participantes do forum pela ajuda
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Lorrane123



Registrado: 18/10/12
Mensagens: 34
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Qua Nov 21, 2012 11:07 am    Assunto: Responder com citação

eu li a respeito de enxartia mais como seria o procedimento para essa planta? e enxartia so pode ser feita em especies igual ne claro? kkkk ou vai que rola um frankenstein? kkkk
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qua Nov 21, 2012 1:42 pm    Assunto: Responder com citação

Lorrane, infelizmente seu pedido de opiniões pode ter chegado tarde. Teria que ter sido antes de podar desta forma pois, como disse o amigo Marco o difícl agora é esta planta brotar. Coníferas em geral não se pode fazer podas sem deixar massa verde. Para baixar a brotação é necessário que se vá podando de cima para baixo, deixando massa verde e sempre deixando alguns meses em reposo até a planta brotar mais baixo. Se você diz que tem uns brotinhos verdes ainda tem chances daqueles galhos voltarem a ter brotação, mas normalmente quando fica muito pouco a planta ainda assim vem a óbito.
Pouco ou nada dá para se dizer antes de ter esta recuperação, uma vez que pode brotar em todos os galhos, em algum galho do meio, da lateral, de um lado, de outro, enfim isso mudará totalmente o rumo a ser tomado na futura
estilização.
O material em si é muito bom, desde que se recupere. Por enquanto, sol e água para ver .
Nossa ajuda por enquanto fica só na torcida.
Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Qua Nov 21, 2012 1:59 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

Lorrane, que bom que tem brotinhos, isso é sinal que nada está perdido!
Quanto a enxertia... Sua planta pertence a uma das maiores familias botânicas que existe. As cupressaceaes compreendem os cedros, ciprestes e juníperus. Teoricamente qualquer uma da família vç poderia lograr êxito com a enxertia.
Pelo meu ponto de vista, acho que a melhor maneira ou o método mais eficaz de se conseguir o sucesso na enxertia é com mudas jovens enraizadas. Plantadas em saquinhos e com substrato leve, pois ficarão penduradas.
Como fazer?
Difícil explicar por escrito e entender da mesma forma, sem exemplos gráficos que apareça o que foi dito, mas vou tentar...
As mudas precisam ter parte da casca removido, assim como uma parte do tronco da árvore que receberá o enxerto tb. Havendo assim a união entre as partes. Terão que ser bem amarradas, com plástico ou ráfia, pra modo de manter as partes bem unidas e protejer de agentes externos....continua!
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Qua Nov 21, 2012 2:10 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

Élio não tinha visto sua postagem antes de enviar minha última, ela está interessada em fazer uns enxertos nesta planta. Ainda falta concluir o resto da minhamensagem, mas o dever me chama por aqui e em seguida concluo o restante com a espécie, tipo de corte, encaixe, cuidados após enxertia e a redução gradual da atividade das raízes das mudas dentro saquinho até a separação definitiva das raízes e a parte superior que tb dará lugar a nova folhagem...
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Qua Nov 21, 2012 4:46 pm    Assunto: Responder com citação

Continuando

Devo lembrar Lorrane que não é tão simples, requer tempo e principalmente um bom vigor da planta que servirá de "cavalo". Sua planta precisaria se restabelecer da poda, depois de novas brotações e um ciclo de adubação a planta estará preparada para receber os enxertos.
As mudas usadas para o enxerto(cavaleiros), eu usaria de juníperus chinensis(shimpaku).
Os cortes em uma e outra precisam se encaixar e a casca de ambas precisam ter contato direto em suas emendas. Os cortes...bom, como vou explicar agora...no cavalo será feita uma incisão, como se fosse num formato de triângulo, uma cunha na lateral de um galho mais grosso por onde o fluxo de energia seja intenso, ou seja, um galho com boa massa foliar em seu final. Feito a cava que receberá a cunha é hora de trabalhar o corte na muda. Isso terá que ser feito uma a uma para que o tempo de exposição dos cortes não comprometa o trabalho, portanto quanto mais agilidade para cortar e encaixar, melhor. Interessante praticar antes com galhos de árvores. As ferramentas bem afiadas dão qualidade aos cortes e cicatrizam melhor...um canivete ou estilete.
O corte da muda...
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Qua Nov 21, 2012 5:18 pm    Assunto: Responder com citação

O corte da muda é feito mais ou menos no meio da sua altura, entre o topo verde e as raízes, não ultrapassando mais que a metade do diâmetro em profundidade. A forma deste corte terá que condizer com o outro, pois terá que ser um encaixe mais perfeito possível. Marque a distância que comprenderá o corte antes de fazê-lo, depois de marcado faça um corte diagonal de cada lado formando a cunha de encaixe. Feito o corte na muda, encaixe na cava feita no outro, unindo os dois. O angulo da cava feito no cavaleiro pode ser 45graus, isso não foi mencionado antes, mas é importante pois vai favorecer na hora de manter as regas dos saquinhos das mudas, que ficarão em posição favorável em parceria com a gravidade da Terra...rs
Use uma pasta selante pra ajudar na vedação das partes unidas.
É preciso amarrar bem, envolvendo a ráfia ou outros por todos os lados do"X".
É manter as regas e esperar um bom tempo para que lignifiquem, depois de constatado a união as mudas passam por um processo de desaceleração das raízes e a árvore por desaceleração da copa original, mas ae já é assunto pra daqui mais de 1 ano...espero ter ajudado!
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/11/05
Mensagens: 2888
Localização: Porto Alegre - RS

MensagemEnviada: Qua Nov 21, 2012 8:03 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Lorrane, infelizmente vou concordar com tudo que o Élio disse.
Com sorte, muita sorte mesmo, ela brotará. Claro que os brotinhos verdes que você diz que ela tem são muito importantes.
E nada de mexer na planta.

Sei bem como é a tal ansiedade de bonsaísta iniciante, eu mesmo matei MUITAS plantas, mas ficou o aprendizado: antes de mexer, estude a espécie, suas características e pegue dicas com outros bonsaístas.
_________________
Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
fermga
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 25/03/11
Idade: 36
Mensagens: 287
Localização: Maringa-PR

MensagemEnviada: Qua Nov 21, 2012 8:31 pm    Assunto: " Responder com citação

O participante do Forum Moreno que adora tuias rsrs.
Estavamos retirando 2 acerolas grandes (se pegarem eu abro um post para elas) e venho um senhor oferecendo uma "cerca viva" de tuias desta mesma especie sua... passamos demos uma olhada apenas e fomos embora kkk o comentario do moreno foi "pq ninguem vem falar assim "olha eu to com uma cerca viva de buxinhos vcs querem?"
_________________
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Lorrane123



Registrado: 18/10/12
Mensagens: 34
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2012 12:05 pm    Assunto: Responder com citação

Elio Luis Secchi: pior eu tinha imaginado mesmo que seria bom deixar massa verde, mas não sabia mesmo que coniferas são dificil de rebrotar do nada =( vivendo e aprendendo ne kkkk infelizmente eu fui impaciente devia ter postado antes para ter opinioes dos mais experientes mas mt obrigada pela atençao, mas realmente tem mts brotos pequenos mesmo que eu reparei em quase todos os galhos, sao poucos os que nao tem nada, vamo torcer. (obs: eu deveria tentar essa tecnica de enxertar? ou esperar a recuperaçao?)


MarcoBonsaiPoa: mt obrigada pela paciencia e pela clara explicação deu pra entender tudo tudo =) mas vc acha que eu deveria tentar este metodo rapidamente antes que algum galho seque? ou eu deveria esperar a planta responder a essa poda? obrigada novamente


Ricardo Paiva: ow ricardo obrigada pela atenção de vir aqui responder o topico, é realmente eu fui apresada, eu pensei em postar no forum e esperar mas não aguentei quis mecher logo, e eu realmente nao sabia que esse tipo de planta é complicado da uma poda assim mas é esperar agora ne, realmente esta com mts brotinhos em quase todos os galhos tomara que se recupere! grata pela atenção, e continue sempre com o seu belisimo trabalho eu adoro acompanhar seus bonsais kkk ate logo (obs: eu deveria tentar essa tecnica de enxertar? ou esperar a recuperaçao?)


fermga: kkkkk buxinho ngm da ne, é isso ai mas torça pela minha planta tbm kkkk ate logo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2012 12:24 pm    Assunto: Responder com citação

Lorrane, vç deve esperar pela recuperação da planta que acontecerá. Os enxerros exigem boa saúde da planta e das mudas a serem usadas. Depois que a brotação se intensificar vç pode iniciar um ciclo de adubação. No início da primavera do ano que vem, se estiver confiante, a árvore estiver vigorosa, as mudas estiverem disponível, ae é só tentar... o máximo que pode acontecer é não dar certo...rsrs ...mas a saúde da planta e das mudas não será comprometida!
Difícil achar informações da tuia orientalis, não?
Abç
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/11/05
Mensagens: 2888
Localização: Porto Alegre - RS

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2012 1:03 pm    Assunto: Responder com citação

Lorrane, como já tinha falado e o Marco reforçou agora, NÃO MEXA na planta. Ela precisa se recuperar e este tempo, para coníferas, representa no mínimo 1 ano. Antes disso acho temerário qualquer intervenção.
Vamos ficar na torcida.
_________________
Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Lorrane123



Registrado: 18/10/12
Mensagens: 34
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2012 1:44 pm    Assunto: Responder com citação

ok ricardo e marco entendi não mecherei ate a recuperação total a seguir estou postando as fotos das brotaçoes para que voces vejam vlw gente








Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil