FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

duvida em relação torta de mamona/farinha de osso
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
gil_fuka
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 22, 2012 9:07 am    Assunto: duvida em relação torta de mamona/farinha de osso Responder com citação

olá!
tenho uma duvida em relação a adubação com torta de mamona e farinha de ossos.
qual é a maeira mais indicada para ser usada?
vi que se pode utilizar um potinho com furos e colocá-los dentro, mas também vi pessoas dizerem para colocar no substrato.
se deixar direto no substrato, depois de um certo tempo não pode gerar problemas por ser organico?

é isso.
fica ai a duvida

até mais!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
dablo19
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 22, 2012 9:31 pm    Assunto: Responder com citação

Olá,
nunca vi relatos de problemas com esse tipo de adubação tanto usando em potinhos, como colocando direto no substrato, há inclusive quem fabrique em casa mesmo pastilhas e use sobre o substrato, em fim nunca tive problema nenhum alem de ser uma forma muito segura de adubação.
Já usei de todas as maneiras e não vi diferença, mas esperamos mais opiniões.
Se o problema for a sujeira ou cheiro podes usar osmocote que também é muito seguro.
Valeu.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
gil_fuka
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 22, 2012 9:37 pm    Assunto: Responder com citação

olá dablo!
valeu pela informação!

o cheiro e a sujeira são dois pontos cruciais mesmo. Confused
então, em relação ao osmocote, tem alguma especificação sobre o melhor para ser usado ?

valeu!

até mais!
dablo19
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 22, 2012 10:06 pm    Assunto: Responder com citação

Eu uso 15-9-12 + micronutrientes + - uma colher de chá por litro de substrato, aplicado duas vezes ao ano primavera e verão.
Antes de usar pesquise a formulação e a variação da formula de acordo com o que busca em cada planta.
Valeu.
Predes

MensagemEnviada: Qui Ago 23, 2012 11:12 am    Assunto: Responder com citação

Como vcs aplicam?
pois uma vez apliquei em uma planta normal, fazendo apenas uma cobertura no substrato....e ficou um cheiro insuportavel por muito tempo.
Vcs diluem em agua e regam?
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Ago 23, 2012 10:08 pm    Assunto: Dica Responder com citação

Predes

Você deve estar falando do Osmocote?
Olha eu nunca percebi muito o cheiro do produto, aplico sobre o substrato.
Esse método apenas não dá um aspecto muito legal na visualização...

Tem um lance que vi outro dia no Blog BonsaiBecker onde, em vez de espalhar, o autor do blog, cortava a ponteira de garrafas pet colocando dentro o esmocote longe do tronco. Fica mais certinho me parece.

Ultimamente tenho colocado na beirada do vaso poucos milimetros sob a terra.

Minha sugestão...
Predes

MensagemEnviada: Sex Ago 24, 2012 8:41 am    Assunto: Re: Dica Responder com citação

Seph1903 escreveu:
Predes

Você deve estar falando do Osmocote?
Olha eu nunca percebi muito o cheiro do produto, aplico sobre o substrato.
Esse método apenas não dá um aspecto muito legal na visualização...

Tem um lance que vi outro dia no Blog BonsaiBecker onde, em vez de espalhar, o autor do blog, cortava a ponteira de garrafas pet colocando dentro o esmocote longe do tronco. Fica mais certinho me parece.

Ultimamente tenho colocado na beirada do vaso poucos milimetros sob a terra.

Minha sugestão...

Desculpe acabei não deixando claro, na verdade eu estava me referindo a farinha de osso, que após aplicar como cobertura do substrato, ao passar dos dias, com rega, sol etc, fica um cheiro insuportável.
Minhas plantas ficam na sacada do meu quarto, e o cheiro se espalhava pelo quarto todo =s
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Ago 24, 2012 8:47 am    Assunto: Responder com citação

Fermentação antes do uso, já postei aqui!
Predes

MensagemEnviada: Sex Ago 24, 2012 9:07 am    Assunto: Responder com citação

MarcoBonsaiPoa escreveu:
Fermentação antes do uso, já postei aqui!

Hm, na verdade eu só segui o assunto do tópico, onde o colega citou o problema do cheiro.
e como tive esse problema também, achei que talvez eu estivesse aplicando de forma errada.
se puder citar onde você postou referente a fermentação.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Ago 24, 2012 12:32 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

A fermentação é um processo de transformação de uma substância em outra, produzida a partir de microorganismos, tais como fungos, bactérias, etc.
A torta de mamona é um produto resultante da prensagem da mamona. É um adubo orgânico nitrogenado usado para ajudar a reestruturar o solo, facilitando a aeração e controlando a umidade. Pode ser usado em todos os tipos de plantas, respeitados o tamanho da planta, grossura do tronco, e visando sempre determinada finalidade (aumento, crescimento, densificação, fortalecimento, recuperação, etc).

A farinha de osso, por sua vez, é um fertilizante natural rico em fósforo, cálcio e nitrogênio, elementos essenciais ao crescimento, floração e frutificação das plantas. É um adubo orgânico muito seguro, não queima as plantas. Além disso é um forte estimulante da floração e frutificação.

Esses dois compostos, misturados, não exalam tanto mau cheiro assim. Porém, ao adicionarmos agua, eles iniciam então o processo de fermentação, advindo então um odor forte, decorrente desse processo degradante, ou seja, apodrecimento puro e simples.

Há diversas misturas que o pessoal tem praticado, visando corrigir esse problema do forte odor. Uma de gosto particularmente, embora seja um tanto quanto dificultosa, é a seguinte:

1) duas partes de torta de mamona para uma parte de farinha de osso, um pouco de farinha de trigo para dar liga.
Depois de misturado os ingredientes, deixe por uns dois dias,na sombra (aconselho utilizar na mistura acido folico ou bórico, para afastar as moscas).
Passado este periodo, faça bolinhas ou bolachas e deixe secar ao sol, por uma semana e depois asse em um forno comum (de fogão a gás) em fogo baixo, até que fiquem bem secas, sem queimar.

Durante o período de exposição sombreada, ao ar livre, ocorre parte da fermentação, mas sem odor muito forte. Deve-se manter a mistura levemente úmida, para não secar e endurecer, o que irá dificultar a confecção das bolas ou bolachas se não se cuidar.

Quando levada ao forno, não irá contaminar o forno, seja pela composição, seja pelo cheiro, pois não terá o odor forte caracteristico nessa fase.

Abaixo, outra receita, dessa vez do bonsaista Rock Junior (Terra Bonsai, Nova Lima/MG):

2) 750 gramas de torta de mamona
- 250 gramas de farinha de osso
- 100 gramas de esterco de galinha puro bem curtido
- 100 ml de óleo de peixe ou óleo de figado de bacalhau
- 100 ml de algum adubo foliar liquido ( ou 100gramas de adubo quimico em pó)
- 200 gramas de farinha de trigo ou amido de milho (para dar liga)
Misturar os componentes e adicionar agua até atingir uma consistencia pastosa. Você pode fazer bolas (tipo pão de queijo) ou colocar em bandeja e cortar em quadrados, deixando secar à sombra. Esta formulação fica pronta para uso depois de uma a duas semanas após manipulada e tem duração media de 30 dias, após aplicada.

O problema maior é a fermentação. Quando temos espaço de sobra, como um quintal grande, podemos colocar a mistura para secar, em forma de bolotas, dentro de algum recipiente, como um tambor plastico ou bacia plastica grande, cobrindo-a com algo que evite cair agua dentro e comprometer o trabalho. O mau cheiro ficará no ar por alguns dias, mas em pouco tempo acaba e então poderemos usar as bolotas sem problema de mau cheiro.

Uma outra mistura, enriquecida, me foi indicada pelo mestre Hidaka:

3) após misturar bem em proporções razoáveis (+ de torta - de farinha) os componentes principais, ao invés de usar agua para fazer a massa, use um adubo liquido diluido em agua, cuidando de usar o minimo recomendado pelo fabricante. Assim, a mistura estará enriquecida com micros e macros nutrientes, nutrindo melhor as plantas. Claro que, depois da massa pronta, confecciona-se as bolachas e pomos a secar conforme indiquei acima, pois o mau cheiro irá se instalar como de costume. Ainda, segundo Hidaka, podemos acrescentar um pouco de veneno para formiga, formicida em pó, tipo os da marca Pikapau, para combater os germes (gusanos) que irão eclodir dos ovos depositados pelas moscas varejeiras e similares, que geralmente são atraídas pelo odor fétido durante a fermentação.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 26, 2012 11:33 am    Assunto: Torta Responder com citação

Claro, claro...

Quanto à dobradinha (farinha + torta) = odor, realmentte dá cheiro.
Eu não noto muito pois passo o dia fora, voltando ao fim da tarde e tenho lugar
aberto para dissipar o mau cheiro.
Mas o Nick explicou muito bem, mais uma vez.
Até salvei em txt. São três tipos diferentes de adubação.
Particularmente, eu apenas utilizo raque nas bordas, enterrando a mistura T+F.
Além de não ficar espalhado sobre o substrato e torná-lo compacto, torna o
odor quase imperceptível.

Abraço
wlsjurai
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Set 15, 2012 9:42 am    Assunto: Responder com citação

GOstei da receita das bolachas!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
gil_fuka
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 17, 2012 9:21 pm    Assunto: Responder com citação

valeu pelas respostas rapaziada!

até mais!

http://entaosouvelho.blogspot.com.br/
gil_fuka
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 26, 2012 9:50 pm    Assunto: Responder com citação

Nickfury, muito boa a explicação,
utilizei a sua mensagem em uma postagem no meu blog, espero que não se incomode, divulgo a fonte ser você e o site do brasilia bonsai club, que é muito bom. Segue o post:

http://entaosouvelho.blogspot.com.br/2012/09/torta-de-mamona-e-farinah-de-osso.html

Nick, tenho algumas dúvidas. No inicio da sua explicação, na farinha de ossos, você diz que ela não queima a raiz das plantas.
Isto pode acontecer com o uso excessivo da torta de mamona?

Nas três maneiras de se realizar o processo, é necessário o uso do forno?
Sem o forno, é possível a secagem completa também??

Muito obrigado
É isso aí!
Até mais!
Clayton
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2012 11:23 am    Assunto: Responder com citação

Boas pessoal,

estou com uma dúvida com relação ao processo de preparação das bolachas de TM + FO...

a umas 3 semanas atrás, comecei com o preparo do adubo, segui exatamente os passos descritos pelo nosso amigo Nick na sua primeira opção, escessão feita a duas particularidades:

1ª minha mistura não teve a proporção de 2 para 1 entre TM e FO... está mais 60% TM e 40 FO...

2ª acabei não utilizando a farinha de trigo... esqueci mesmo...

Bom a mistura está numa área sombreada (debaixo de uma varanda) com boa circulação de ar...

O problema é o cheiro, está insuportável, mesmo... talvez pela maior quantidade de FO e pela quantidade em si que estou preparando...

coloquei 3 kg fertilizante no total (TM + FO).... o cheiro está demais... vai dar divórcio...rsrsrs

tenho mantido a mistura com um certo grau de umidade, esperando que haja a finalização da fermentação e diminuição do odor... parto do princípio que, se o odor forte ainda está presente é porque a fermentação ainda não está completa, é isso mesmo?

alguma sugestão nesta altura do campeonato?

Abraços,
Clayton
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: