FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

¡HEP!! Ficus com praga nas folhas
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Silas Lanzieri
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 06/04/12
Idade: 56
Mensagens: 235
Localização: Cabo Frio-RJ

MensagemEnviada: Qua Set 18, 2013 4:32 pm    Assunto: ¡HEP!! Ficus com praga nas folhas Responder com citação

Algumas mudas de ficus apresentaram uma praga que provoca o fechamento das folhas como um casulo que abriga minusculos insetinhos como pulgões... Inicialmente podei cada folha que identifiquei contaminada e apliquei inseticida para mosqueito (era o que eu tinha em mãos). Já me recomendaram usar fumo de rolo, mas como aplicar isto, alguém ajude por favor.
_________________
Sou Iniciante na arte Bonsai, mas muito interessado em aprender tanto na teoria como na prática
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Qua Set 18, 2013 5:04 pm    Assunto: Responder com citação

Fumo é ideal para pulgões, pois além de ser natural, é de fácil obtenção em agropecuárias e outros armazéns.

Eu tô tratando um canteirinho de manjericões e pimenteiras com fumo, e faço o seguinte:

- Trituro ou desfio o fumo, até ele ficar bem picado;
- Fervo 500ml de água para cada 5 colheres de sopa de fumo;
- Deixo descansar a mistura por 48 horas;
- Passo a solução em uma peneira para reter o fumo;
- Uso um borrifador e aplico por tudo: em cima e embaixo das folhas, no caule, terra e bordas do vaso.

Refaço este tratamento uma vez por semana. Percebi uma diminuição de 95% somente na 1a semana.

Existem alguns pacotes prontos com fumo para pragas nas agropecuárias também, já bem picados e prontos prá misturar na água. Informe-se aí na sua região!

Qualquer coisa avise se funcionou.

Abraço
_________________
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Victor Ghirotto
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/04/09
Idade: 28
Mensagens: 261
Localização: Campinas-SP

MensagemEnviada: Qua Set 18, 2013 5:09 pm    Assunto: Responder com citação

Isso são Tripes, arranque as folhas afetadas e descarte, daí aplica o fumo. Eu estou controlando-os nos meus ficus [são bem comuns, se acostume] só pela catação mesmo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Denis Araújo
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 04/01/13
Idade: 63
Mensagens: 452
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Qua Set 18, 2013 9:58 pm    Assunto: Responder com citação

Também tenho este mesmo problema. Apliquei calda sulfocaustica e melhorou muito. Semanalmente eu faço uma inspeção na planta a procura do Trips. Eles ficam sempre nas folhas que estão brotando. Quando encontro espremo eles contra a folha. Tem funcionado até agora.
_________________
Um abraço

Denis
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil