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FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
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Autor |
Mensagem |
Moreno 3.o PASSO


Registrado: 23/09/05 Idade: 42 Mensagens: 451 Localização: Maringá - Pr.
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Enviada: Sex Set 17, 2010 4:16 pm Assunto: Muda de Piteco - Atual Nov. 2012 |
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ola Pessoal,
estive afastado do forum mas estamos ai denovo!
arrumei umas mudinhas de piteco aqui na minah cidade....
a vontade era trabalhar ja elas, mas sao muito miudinhas, tem um pouco mais de 1 cm de tronco..
Amanha mesmo vao ser plantaas no chão, pra dar um bom material de trabalho pra daqui alguns anos...
[/img][img]
P9040010 por morenopavezzi, no Flickr[/img]
[img]
P9040012 por morenopavezzi, no Flickr[/img]
Editado pela última vez por Moreno em Seg Nov 12, 2012 8:16 pm; num total de 3 vezes |
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Marcos Jose Hereck 2.o PASSO

Registrado: 02/06/10 Mensagens: 237 Localização: Nova Alvorada do Sul-MS
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Enviada: Sex Set 17, 2010 9:40 pm Assunto: |
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olá Moreno realmente ainda estão filhotinhas, mas tem potencial, principalmente se vc planta-las no chão.
Onde vc conseguiu as mudas ai em maringá? sera que tem mais em estoque na loja?
abraço.
att. Marcos Hereck |
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Moreno 3.o PASSO


Registrado: 23/09/05 Idade: 42 Mensagens: 451 Localização: Maringá - Pr.
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Enviada: Sáb Set 18, 2010 1:34 pm Assunto: |
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Entao marcos, arrumei num viveiro aqui do centro...
tem mais algumas siim, mas tem menos movimento que essas minhas.. |
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Edson Trevisan Visitante
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Enviada: Sáb Set 18, 2010 5:10 pm Assunto: |
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Moreno,
Faça um bom trabalho no tronco, pois está deformado. Depois é só aguardar para ver o resultado. Sendo satisfatório daqui 1 ano ou dois, poderá dar prosseguimento. |
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nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
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Enviada: Dom Set 19, 2010 4:39 pm Assunto: bonsaiq |
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Moreno, na minha humilde opinião, suas plantas apresentam troncos excelentes. O que falta, agora, é melhorar essa qualidade, engrossando seus troncos, aprimorando o nebari, de maneira a deixa-lo radial e formar a estruturação aerea, com galhos mais bem posicionados que os atuais.
Para conseguir isso tudo e mais um pouco, meu conselho é reenvasar. Transplante todas as plantas para bacias plasticas grandes, com no máximo 10 cm de altura, bem perfurada no fundo e na lateral. Os furos favorecerão uma maior oxigenação nas raízes, estimulando seu desenvolvimento. Mais raízes finas, mais galhos e tronco mais robusto.
Ao retirar dos vasos atuais e replantar nas bacias, distribua as raízes bem radialmente (em toda a volta do tronco) eliminando então o excesso, cortando fora principalmente raízes grossas e pivotantes (que crescem verticalmente).
O substrato ideal é bem drenante: caco ceramico, terra granulada, pedrisco, casca de pínus e carvão vegetal. Aporte de adubo 45 dias após o replantio, repetindo a cada 30/45 dias, inclusive no inverno. Rega diária, plantas cultivadas a pleno sol.
Com esse tipo de cultivo, alem de engrossarem o tronco, virão novas e vigorosas brotações em todo o tronco. Escolha os galhos mais bem posicionados, cortando fora o excesso (pode manter um ou outro para fazer jin).
Com poda, aramação e desfolhas periódicas, suas plantas rapidamente estarão bem melhores que agora, permitindo a formação estrutural com boa ramificação e densificação.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
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Moreno 3.o PASSO


Registrado: 23/09/05 Idade: 42 Mensagens: 451 Localização: Maringá - Pr.
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Enviada: Seg Set 20, 2010 12:34 am Assunto: |
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Ola Nickfury!
valeu pelas dicas...
entao, li bastante sobre tecnicas de engorda, principalmente em sites internacionas e pelo que li é quase que unanime que o melhor jeito pra desenvolver essas plantas é o solo...
Sem poda nem nada que ai quando mais ele brotar mais o tronco cresce
pra dar suporte a crescente massa verde que esta em formaçao...
o complicado que pelo que li depois de alguns anos e essa planta bem formada eu teria de remover todos os galhos e começar do zero a estrutura utilizando apenas o tronco...
a bacia grande tem a vantagem de vc ja ir formando a estutura dos galhos, mas dizem que o desenvolvimento do tronco nao é tao rapida..
da uma olhada nesse artigo... (ta em ingles)
http://www.bonsai4me.com/AdvTech/ATfieldgrowing.htm
abraçao e valeu pelas dicas! |
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Edson Trevisan Visitante
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Enviada: Seg Set 20, 2010 8:02 am Assunto: Re: bonsaiq |
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nickyfury escreveu: | Moreno, na minha humilde opinião, suas plantas apresentam troncos excelentes. O que falta, agora, é melhorar essa qualidade, engrossando seus troncos, aprimorando o nebari, de maneira a deixa-lo radial e formar a estruturação aerea, com galhos mais bem posicionados que os atuais.
Para conseguir isso tudo e mais um pouco, meu conselho é reenvasar. Transplante todas as plantas para bacias plasticas grandes, com no máximo 10 cm de altura, bem perfurada no fundo e na lateral. Os furos favorecerão uma maior oxigenação nas raízes, estimulando seu desenvolvimento. Mais raízes finas, mais galhos e tronco mais robusto.
Ao retirar dos vasos atuais e replantar nas bacias, distribua as raízes bem radialmente (em toda a volta do tronco) eliminando então o excesso, cortando fora principalmente raízes grossas e pivotantes (que crescem verticalmente).
O substrato ideal é bem drenante: caco ceramico, terra granulada, pedrisco, casca de pínus e carvão vegetal. Aporte de adubo 45 dias após o replantio, repetindo a cada 30/45 dias, inclusive no inverno. Rega diária, plantas cultivadas a pleno sol.
Com esse tipo de cultivo, alem de engrossarem o tronco, virão novas e vigorosas brotações em todo o tronco. Escolha os galhos mais bem posicionados, cortando fora o excesso (pode manter um ou outro para fazer jin).
Com poda, aramação e desfolhas periódicas, suas plantas rapidamente estarão bem melhores que agora, permitindo a formação estrutural com boa ramificação e densificação.  |
Em minha resposta neste tópico, apontei o tronco com deformidade, haja vista que existe dois "nódulos" enormes e com marcas de podas que estão muito grandes. No entanto podem ser trabalhados.
Aproveito a oportunidade para aprimorar meus conhecimentos, solicitando a especial fineza do forista Nickyfuri em me explicar o motivo pelo qual a bacia não pode ultrapassar 10 cm de altura e também como é que a planta poderá se beneficiar de oxigenação mediante perfuração na referida bacia.
Vamos acompanhando. |
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Moreno 3.o PASSO


Registrado: 23/09/05 Idade: 42 Mensagens: 451 Localização: Maringá - Pr.
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Enviada: Seg Set 20, 2010 9:03 am Assunto: |
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Ola Edson,
entao a primeira muda temesse probleminha memso, mas acredito que com a engorda, plantada no chao ou na bacia vai resolver tranquilamente esse nodulo...
Sobre a altura da bacia tb estou no aguardo...
Nickyfury
Acho que deveria ter plantado pelo menos uma dessas mudas numa bacia dessa pra comparar o desenvolvimento com as que estao plantadas no chão, sera que tem problema retirar uma delas apenas alguns dias depois de plantada?? |
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Gilbert
Registrado: 18/02/09 Idade: 51 Mensagens: 11 Localização: SARANDI -PR
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Enviada: Seg Set 20, 2010 10:05 am Assunto: mudas de pitheco |
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Olá Moreno, sou de Sarandi e estou a procura de mudas de pitheco em qual viveiro voçê comprou?, quero dar uma passada lá pra ver as que restaram. |
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Moreno 3.o PASSO


Registrado: 23/09/05 Idade: 42 Mensagens: 451 Localização: Maringá - Pr.
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Enviada: Seg Set 20, 2010 1:08 pm Assunto: |
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adiciona no msn ai...
mpc.22@hotmail.com
ai te explico como chega la,, abração! |
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nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
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Enviada: Seg Set 20, 2010 7:40 pm Assunto: bonsai |
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Caros colegas foristas:
A razão do uso da bacia plastica é bem conhecida, não só por mim, mas por muitos outros cultivadores, nacionais e de outros países, inclusive Japão. Furar bem na lateral e no fundo propicia a entrada de ar, não só a saída da agua da rega. Com esse ar entrando, claro que haverá maior oxigenação nas raízes, o que aliado a uma boa adubação e rega, permitira um rápido e continuo desenvolvimento da planta.
É sabido que, quanto maior o numero de raízes capilares uma planta tiver (raízes fininhas ou finas), mais galhos e folhas ela terá. Ora, a oxigenação nas raízes favorece isso, tanto quanto a rega e a adubação. São complementares. Uma favorece a outra e vice-versa. Mais furos, mais entrada de ar. Para melhorar isso, pode-se fazer uso de bases feitas de pedaços de madeira ou de pedra, ou de tijolinho para levantar a bacia, evitando seu contato com a base (seja o solo, ou uma bancada), permitindo então a circulação de ar pelo fundo da bacia, e não só na lateral.
O cultivo no solo realmente engrossa mais rapidamente qualquer planta. Eu recomendo o uso da bacia para aqueles foristas que não tem o recurso de plantar no solo, claro. Outro fator preponderante é que, na bacia, há um controle maior por parte do cultivador, que pode observar mais atentamente as necessidades diárias de sua planta, o que não ocorre no solo, vez que sua visão será apenas de cima.
Na bacia, o cultivador pode realizar melhor os trabalhos de poda, aramação, aporte de nutrientes, limpeza. No solo, por mais que faça, não poderá atingir nunca um bom trabalho nesse sentido, não só pela dificuldade em ficar agachado muito tempo, como tambem por não poder observar bem o que a planta está sofrendo ou necessitando.
A formação do tronco é o fator primodial na construção de um bonsai de qualidade. Dependendo da espécie cultivada, vem em seguida um bom nebari e, por último, a formação e escolha de galhos bem posicionados, para construir uma estruturação aerea adequada.
Dependendo do estilo pretendido pelo cultivador, o uso de uma bacia de 10cm de altura, permite, a meu ver, a maioria da formação a ser estilizada. Exceto, então, no caso de kengai e han kengai, em que os vasos de treinamento devem ter altura maior então. Por que? por que num vaso de 10cm é possível construir um bom nebari radial. As raízes não serão pivotantes (com crescimento verticalizado acentuado para baixo), e as raizes capilares se desenvolverão melhor nesse meio mais adequado a elas.
Em vasos mais profundos é comum vermos uma planta qualquer com a raiz pivotante alongada e as capilares quase que no seu final, e não próximas da superficie, como tem que ser. Nesse caso, então, nem sempre é possível cortar, de imediato, a raiz pivotante. É preciso, por vezes, formar um nebari mais próximo da base, seja por enxertia, seja por alporquia, para só depois eliminar a raiz pivotante. Muito trabalho perdido, atrasado, em função disso.
Comprou a planta, analisou suas raízes, retirou do vaso em que veio (geralmente alto). Se houver raizes capilares suficientes para manter ao menos o tronco e um galho bem, então podemos cortar fora a pivotante. Se não, temos que providenciar mais capilares, usando as técnicas da enxertia ou alporquia. Por isso que aconselho então o uso de uma bacia de, no máximo, 10cm de altura. Além desses contratempos, há que se considerar o fato de que, ao envasarmos o bonsai pronto, dependendo da espécie, iremos usar vasos de bordas baixas, não altas.
Claro, há outros fatores a serem considerados, como coloquei antes. Estilo, por exemplo. Tronco grosso e raiz nebari alta ou grossa. Etc. Mas os 10cm de condicionamento ao tempo da muda, quase sempre é suficiente para o envase.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
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Edson Trevisan Visitante
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Enviada: Ter Set 21, 2010 8:41 am Assunto: |
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Moreno,
Você tem toda razão quando diz que a engorda de tronco é muito mais rápida no chão do que na bacia. Você certamente leu isso em sites respeitáveis, que abrigam matérias de profissionais.
Possuo um viveiro de mudas no qual tenho plantas plantadas diretamente no chão. Assim, digo por exeriência própria que o desenvolvimento é bem mais acelerado.
Trabalhar a planta no chão é bem mais difícil do que em uma bacia que pode ser colocada em cima de uma bancada. Porém para o desenvolvimento estrutural da planta, você não precisará de tamanho trabalho no chão.
Quanto aos cuidados básicos e verificar a sanidade da sua planta, salvo se você não for um velhinho daqueles bem estrupiados, poderá sem dificuldades maiores, dar uma abaixadinha e ver se está tudo bem, se não apresenta nenhum sinal de praga, quem sabe até tirar um galho ou outro que já tenha certeza de que está mal posicionado ou fraco.
O fato de você ter visto que deverá podar a planta e começar tudo outra vez, mostra o que é a arte bonsai e a razão pela qual se comenta que para cultivar bonsai necessita-se de paciência. É essa paciência e não aquele velhinho, com cara de sono, com uma tesourinha mínima na mão, cortando uma folhinha de cada vez.
Vamos em frente. |
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Moreno 3.o PASSO


Registrado: 23/09/05 Idade: 42 Mensagens: 451 Localização: Maringá - Pr.
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Enviada: Ter Set 21, 2010 9:53 am Assunto: |
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Ola Edson!
isso ai meu amigo, obrigado pelas dicas!
agora é esperar um tempo e ver como vai ser o desenvolvimento...
abração e obrigado pela ajuda e dica de todos! |
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Moreno 3.o PASSO


Registrado: 23/09/05 Idade: 42 Mensagens: 451 Localização: Maringá - Pr.
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fermga 2.o PASSO


Registrado: 25/03/11 Idade: 37 Mensagens: 287 Localização: Maringa-PR
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Enviada: Seg Nov 12, 2012 8:22 pm Assunto: |
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o moreno aceito o yamadori da quarta foto... kkkk _________________ "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
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