FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Minhas primeira aquisições, bougainville e romã
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Igor Bicho



Registrado: 22/11/12
Idade: 51
Mensagens: 29
Localização: Fortaleza-ce

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2012 5:27 pm    Assunto: Minhas primeira aquisições, bougainville e romã Responder com citação

Caros colegas,

Depois de pesquisar e continuar pesquisando sobre a arte do bonsaísmo, ontem comprei duas mudas para trabalhar e gostaria demais da opinião de vocês. As duas foram adquiridas aqui mesmo em Fortaleza e a única coisa que fiz foi tira-las do jarrinho de onde vinheram e fiz um falso transplante para um jarro maior que tinha aqui em casa. Comprei também um substrato que não gostei qdo fui usar. Nele tem bagana, areia preta e terra vegetal ( segundo a pessoa que me vendeu). Ele é bem fino, desse que você vai agoar e ele não drena a água rápido. Outra coisa que posso falar é que a romã estava com uns pulgoes e pulverizei com um veneno.
Gostaria que os nobre colegas me orientassem os próximos passos, e que estilo devo tomar com elas pois como já disse são minha primeiras plantas que irei tentar transforma-las em bonsais.
Eis as fotos :





















Agradeço antecipadamente a todas as opiniões. Very Happy [/list]


Editado pela última vez por Igor Bicho em Sex Nov 23, 2012 10:11 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
gil_fuka
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 20/06/12
Idade: 37
Mensagens: 685
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2012 8:55 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Igor!
Legal as suas mudas!

Voce comentou sobre o substrato que voce comprou e não gostou, mas e aí?
Voce usou ele assim mesmo? O que voce usou?
Até mais!
_________________
http://entaosouvelho.blogspot.com.br/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Igor Bicho



Registrado: 22/11/12
Idade: 51
Mensagens: 29
Localização: Fortaleza-ce

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2012 10:14 pm    Assunto: Responder com citação

Então Gil,
Mesmo sem gostar tive que usar, pois não tinha nenhum outro para colocar. Mas hoje comprei 12kg de substrato para bonsai da Ideal Bonsai que devem estar chegando na quinta ou sexta da próxima semana, ai eu vejo se troco. Wink
Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Igor Bicho



Registrado: 22/11/12
Idade: 51
Mensagens: 29
Localização: Fortaleza-ce

MensagemEnviada: Sáb Nov 24, 2012 6:41 pm    Assunto: Responder com citação

Alguém podia dar uma dica de quais estilos posso tomar, de quais galhos podar, de quando posso aramar ... já que como iniciante eu ainda não tenho noção do que fazer direito ? Estou pesquisando muita coisa, porém sempre é bom ouvir ou nesse caso ler o que bonsaístas mais experientes tem a dizer.
Obrigado
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
srandreluiz



Registrado: 24/11/11
Idade: 43
Mensagens: 72
Localização: Dourados-MS

MensagemEnviada: Seg Nov 26, 2012 10:10 am    Assunto: Responder com citação

Ola Igor.. Sobre o Substrato q vc compro na Ideal, acredito q seja mais indicado para usar em Bonsai q vai para o vaso definitivo, no seu caso seria melhor coloca elas num escorredor com um substrato bem drenante, cacos de telha ou tijolo e areia e aguarde as raizes apontarem no fundo, depois prepara uma terra bem adubada organicamente e coloque numa bacia em seguida coloque o escorredor encima, não precisa enterrar o escorredor é só coloca ele encima da terra q esta na bacia e deixa la uns 2 anos.. nesse período vc pode ir trabalhando o estilo... Mas como ja foi feito o plantio e se ja faz algum tempinho, cuidado ao trocar a terra novamente, pios ja podem ter soltado raízes novas.. o que eu faço aqui sempre q não tenho uma terra muito boa e fina.. passo ela na peneira fina e utilizo o que ficar na peneira, aquilo q passar por ela eu descarto, então misturo com adubo orgânico.

espero ter ajudado em algo
Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Igor Bicho



Registrado: 22/11/12
Idade: 51
Mensagens: 29
Localização: Fortaleza-ce

MensagemEnviada: Seg Nov 26, 2012 8:34 pm    Assunto: Responder com citação

Ola srandreluiz,
Com certeza você me ajudou muito. Fiz o falso transplante no dia 22/11, então acho que não tem problema de tira-la do vaso e coloca-la no escorredor.
Muitíssimo obrigado Very Happy
Só mais uma dúvida, na sua opinião qual tipo de bonsai que eles ficariam melhor ?
Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
srandreluiz



Registrado: 24/11/11
Idade: 43
Mensagens: 72
Localização: Dourados-MS

MensagemEnviada: Ter Nov 27, 2012 9:43 am    Assunto: Responder com citação

Igor.. acho q ainda é muito cedo para definir um estilo.. precisa desenvolver mais, por enquando vc pode deixar elas crescerem livremente, sem medo de ser feliz, rsrsrs.

com relação a estilos Ambas vao bem no Hokidachi e Bankan, na minha opnião.

mas por enquanto va com calma, o indeal é que você adquira várias mudas indicadas para iniciantes como: Ulmus, Ficus, Serissa e outras, dessa forma vá trabalhando uma a uma e respeitando o tempo das outras. por enquanto evite os Pinheiros e Juniperos, sao muito sensiveis e exigem uma experiencia mais avançada de conhecimento.. Eu mesmo ainda os evito (pretendo adiquirir umas mudas no inverno pra começar).
bom Igor, acho q é isso.
Boa Sorte, e se esta procurando informações é q a paixão do Bonsai acho q te pegou. rsrsrs

leia esse texto...
http://laudir.blogspot.com.br/2010/02/sou-bonsaista.html

Abraços.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Igor Bicho



Registrado: 22/11/12
Idade: 51
Mensagens: 29
Localização: Fortaleza-ce

MensagemEnviada: Qua Nov 28, 2012 6:50 am    Assunto: Responder com citação

Srandreluiz,

Só tenho a agradecer pela ajuda. Suas dicas foram de grande valia, e seguirei ao pé da letra.
Muito obrigado. Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil