FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Amora - pós alporque
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
solano

MensagemEnviada: Sex Nov 16, 2012 1:41 pm    Assunto: Amora - pós alporque Responder com citação

Caros,

o alporque dessa amoreira foi retirado em 15-11-2012, e apresentava um tufo de raízes de apenas um dos lados.

Foi podada, aramada e colocada numa mamadeira, conforme se vê. O tronco tem cerca de 6 cm de diâmetro, sendo a altura atual uns 36 cm.

Queria saber: quando posso fazer metsumi nos dois brotos que sobraram?

É o primeiro bonsai que tento fazer. Alguém tem sugestões ou comentários?

Att,
Solano

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
wellingtonfonsecan
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 16, 2012 7:37 pm    Assunto: Responder com citação

Bom Solano nao sei qual ideia a principio, mas nao entendi essa aramaçao, penso que esse galho poderia ser cortado, ao inves de dobrado, penso tambem que talvez um vaso grande fosse mais aconselhável pois o tronco de sua arvore ja esta com um bom diâmetro acredito eu, nao precisando assim passar pela mamadeira para engrossar mais...

Por fim deixe vir nova brotaçao para tentar algo, acredito que seria o melhor a fazer, pois ela precisa se recuperar, bom é isso, sucesso ai Irmão, Abraços!
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 16, 2012 11:07 pm    Assunto: Responder com citação

Eu cortaria logo abaixo dos galos removeria todo e a brotação vira por todo os lados ai selecionaria os galhos mais interessantes esses galhos que já estão muito grosso e serão difíceis de trabalhar, mas e apenas uma dica a planta e sua.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Nov 17, 2012 10:28 am    Assunto: Responder com citação

Olá galera!

Acho que vç não deve fazer o metsumi, e sim deixar crescer para cortar os galhos.

Tb achei estranha a aramação...qual a sua ideia em relação?

Vç cortou a pouco o alporque?
Como a amoreira não bifurca galhos com facilidade sugiro aramar, dando movimento nos primeiros cm do galho,deixe o arame por uns 3meses ou até antes que comece a marcar, tire o arame, deixe crescer livre o galho enquando vc vai adubando, quando ele tiver bem longo com bastante atividade(vigor)vç corta curto, vai brotar, vç arama os primeiros cm e começa tudo de novo. É quase o mesmo processo de formação do flanboyant, sendo mais fácil é claro a amoreira!

Se vç recem plantou o alporque é muita coisa junto, melhor é deixar a planta se recuperar!

Até mais!
solano

MensagemEnviada: Sáb Nov 17, 2012 7:25 pm    Assunto: Responder com citação

Caros,

realmente a aramação estava meio sem sentido.. Deve ser coisa de iniciante, não quis cortar os galhos.. rsrsrs..

Como eu tinha acabado de mexer, achei que não faria muita diferença continuar tentando mais um pouco... ficou como se vê abaixo, deixei uns galhos curtos que eu espero me ajudarem a compor uma copa..

A mamadeira, eu imagino que ajude no crescimento das raízes, ou não?

Agora vou dar um tempo pra ela se recuperar...

Valeu pelos comentários!

wellingtonfonsecan
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Nov 17, 2012 9:23 pm    Assunto: Responder com citação

É isso ae Solano agora é deixar vir a brotaçao, mas é assim mesmo nós iniciantes as vezes fazemos coisas que nem nós mesmos entendemos rs, enfim sucesso ai irmao, Abraços!
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Nov 17, 2012 10:59 pm    Assunto: Responder com citação

Agora com esta poda está melhor. Esta arramaçào em arcos que tinha lá no início não serve para nada.
Bom sobre o local onde está plantado creio que não faz sendo colocar escorredor e mamadeira e nào colocar substrato dentro... então vai aí, faça uma mistura de pouca terra, mais area grossa, pedrisco, tijolo triturado, etcc... e preenche estas bacias..
A propósito, esta bacia de baixo também está furada, certo? Se não estiver ou fura ela ou retira...
abraço
solano

MensagemEnviada: Qui Nov 29, 2012 5:17 pm    Assunto: Metsumi ou não? Responder com citação

Obrigado a todos pelas dicas até aqui!

Por favor me ajudem novamente: posso/devo iniciar o metsumi, retirando as pontas das brotações visando redução de folhas? Ou seria melhor, pelo que compreendi da dica do "MarcoBonsaiPoa", deixar o galho crescer mais, aramar, e só depois cortar?

Vi a recomendação do metsumi nesse site:
http://www.luso-bonsai.com/nov.php?id=76

segue o estado atual com as brotações surgindo:

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: