|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
solano
|
Enviada: Sex Nov 16, 2012 1:41 pm Assunto: Amora - pós alporque |
|
|
Caros,
o alporque dessa amoreira foi retirado em 15-11-2012, e apresentava um tufo de raízes de apenas um dos lados.
Foi podada, aramada e colocada numa mamadeira, conforme se vê. O tronco tem cerca de 6 cm de diâmetro, sendo a altura atual uns 36 cm.
Queria saber: quando posso fazer metsumi nos dois brotos que sobraram?
É o primeiro bonsai que tento fazer. Alguém tem sugestões ou comentários?
Att,
Solano
 |
|
|
 |
wellingtonfonsecan 2.o PASSO

Registrado: 30/09/12 Idade: 42 Mensagens: 362 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sex Nov 16, 2012 7:37 pm Assunto: |
|
|
Bom Solano nao sei qual ideia a principio, mas nao entendi essa aramaçao, penso que esse galho poderia ser cortado, ao inves de dobrado, penso tambem que talvez um vaso grande fosse mais aconselhável pois o tronco de sua arvore ja esta com um bom diâmetro acredito eu, nao precisando assim passar pela mamadeira para engrossar mais...
Por fim deixe vir nova brotaçao para tentar algo, acredito que seria o melhor a fazer, pois ela precisa se recuperar, bom é isso, sucesso ai Irmão, Abraços! _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 |
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sáb Nov 17, 2012 10:28 am Assunto: |
|
|
Olá galera!
Acho que vç não deve fazer o metsumi, e sim deixar crescer para cortar os galhos.
Tb achei estranha a aramação...qual a sua ideia em relação?
Vç cortou a pouco o alporque?
Como a amoreira não bifurca galhos com facilidade sugiro aramar, dando movimento nos primeiros cm do galho,deixe o arame por uns 3meses ou até antes que comece a marcar, tire o arame, deixe crescer livre o galho enquando vc vai adubando, quando ele tiver bem longo com bastante atividade(vigor)vç corta curto, vai brotar, vç arama os primeiros cm e começa tudo de novo. É quase o mesmo processo de formação do flanboyant, sendo mais fácil é claro a amoreira!
Se vç recem plantou o alporque é muita coisa junto, melhor é deixar a planta se recuperar!
Até mais! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
solano
|
Enviada: Sáb Nov 17, 2012 7:25 pm Assunto: |
|
|
Caros,
realmente a aramação estava meio sem sentido.. Deve ser coisa de iniciante, não quis cortar os galhos.. rsrsrs..
Como eu tinha acabado de mexer, achei que não faria muita diferença continuar tentando mais um pouco... ficou como se vê abaixo, deixei uns galhos curtos que eu espero me ajudarem a compor uma copa..
A mamadeira, eu imagino que ajude no crescimento das raízes, ou não?
Agora vou dar um tempo pra ela se recuperar...
Valeu pelos comentários!
 |
|
|
 |
wellingtonfonsecan 2.o PASSO

Registrado: 30/09/12 Idade: 42 Mensagens: 362 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sáb Nov 17, 2012 9:23 pm Assunto: |
|
|
É isso ae Solano agora é deixar vir a brotaçao, mas é assim mesmo nós iniciantes as vezes fazemos coisas que nem nós mesmos entendemos rs, enfim sucesso ai irmao, Abraços! _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sáb Nov 17, 2012 10:59 pm Assunto: |
|
|
Agora com esta poda está melhor. Esta arramaçào em arcos que tinha lá no início não serve para nada.
Bom sobre o local onde está plantado creio que não faz sendo colocar escorredor e mamadeira e nào colocar substrato dentro... então vai aí, faça uma mistura de pouca terra, mais area grossa, pedrisco, tijolo triturado, etcc... e preenche estas bacias..
A propósito, esta bacia de baixo também está furada, certo? Se não estiver ou fura ela ou retira...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
solano
|
Enviada: Qui Nov 29, 2012 5:17 pm Assunto: Metsumi ou não? |
|
|
Obrigado a todos pelas dicas até aqui!
Por favor me ajudem novamente: posso/devo iniciar o metsumi, retirando as pontas das brotações visando redução de folhas? Ou seria melhor, pelo que compreendi da dica do "MarcoBonsaiPoa", deixar o galho crescer mais, aramar, e só depois cortar?
Vi a recomendação do metsumi nesse site:
http://www.luso-bonsai.com/nov.php?id=76
segue o estado atual com as brotações surgindo:
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|