|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Igor Bicho
Registrado: 22/11/12 Idade: 52 Mensagens: 29 Localização: Fortaleza-ce
|
Enviada: Sex Nov 23, 2012 4:06 pm Assunto: Duvida qto as estações do ano |
|
|
Caros colegas,
Tenho lido muito sobre a arte do bonsaísmo e uma das coisa que tenho visto é que para certas atividades como transplantar, aramar ... temos que fazer em determinadas estações. Porém em Fortaleza nossas estações são : Calor, "quintura", mormaço e sol a pino !!!
Brincadeiras a parte, o que temos em termos de estação é apenas o período chuvoso que vai de Março até o final de Abril, e o restante é sol o ano todo. E ai, para eu fazer um transplante por exemplo, tenho que respeitar as estações do ano conforme estou aprendendo ou no caso por não ter as estações bem definidas não pode ser qualquer período ? Lógico que estou me referindo a uma planta adquirida aqui e totalmente adaptada a esse imenso calor.
Abraço e obrigado |
|
|
 |
Igor Bicho
|
Enviada: Sex Nov 23, 2012 10:16 pm Assunto: |
|
|
Opa, ninguém se habilita ???  |
|
|
 |
wellingtonfonsecan 2.o PASSO

Registrado: 30/09/12 Idade: 42 Mensagens: 362 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sáb Nov 24, 2012 1:06 pm Assunto: |
|
|
Bom Igor a maioria dos transplantes sao feito no inverno, pois entendemos que é menos stressante e assim menos arriscado de perdermos a arvore, porem no seu caso que voce diz que só faz calor, e que há um periodo de chuva, vale refletir sobre se esse periodo de chuva é frio ou nao, pois se apenas chove e depois continua calor entao fica complicado, porem se fica frio talvez pudesse fazer seus transplante durante este periodo, no caso seria um inverno fora de hora, mas relembrando é preciso observar como estao as plantas se a saude delas esta em condiçoes de suportar, dessa forma certamente terá sucesso... Abraços! _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 |
|
|
 |
Igor Bicho
|
Enviada: Sáb Nov 24, 2012 5:22 pm Assunto: |
|
|
Wellington,
No período chuvoso não esfria, porem a temperatura baixa um pouco.
Muitíssimo obrigado por ter me ajudado.
Abraço |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Nov 25, 2012 8:46 pm Assunto: |
|
|
Entao Igor, vale observar e pesquisar sobre a melhor época em sua cidade mas caso este seja o periodo mais frio pode ser que o ciclo das arvores em sua cidade correspondam ao mesmo período como se considerasse este o seu inverno ou seja fase de dormencia, em outras lugares embora as estaçoes estejam nos ultimos anos ficando meio loucas sao bem definidas e assim fica mais facil seguirmos conforme o calendário, é isso Abraços!!! _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 |
|
|
 |
Pedcar
Registrado: 20/11/12 Idade: 40 Mensagens: 76 Localização: Guarujá-SP
|
Enviada: Seg Nov 26, 2012 6:52 am Assunto: |
|
|
Dúvida, podas são feitas no inverno, replantio na primavera? |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Nov 26, 2012 8:23 pm Assunto: |
|
|
Bom Pedcar a poda se faz antes, tenho uma tabela com diversas arvores onde a maioria aceita a poda drastica no caso no começo do inverno e o transplante e ou replantio um mes depois, considerando que o inverno tem 3 meses de extensao eu faria a poda com 10 dias de inverno e 30 ou 35 dias depois o transplante ou replantio pois voce estaria no meio do inverno, com poda ou nao de raizes...
Mas vale estudar um pouco sobre a arvore que se cultiva, mesmo na maioria das vezes segundo a tabela de trabalho de um amigo aqui do forum as arvores aceitarem bem nessa fase... Abraços!!! _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Nov 27, 2012 8:11 pm Assunto: |
|
|
Oi pessoal
Há alguns anos pesquisei e escrevi sobre este assunto...
Cultivando Bonsai no Clima do Nordeste
O clima nordestino é bem diversificado e um pouco diferente do restante do País. O Nordeste está localizado em uma região que recebe influências desde a Amazônia até a Europa. A proximidade da zona de convergência intertropical, a brisa marítima e os ventos alísios trazem muita umidade para o continente, mas esta umidade não consegue ultrapassar o planalto da Borborema, por isso há muita seca no sertão nordestino e, em certos meses muita chuva no litoral e zona da mata.
Quando pensamos no cultivo do bonsai nesta região, aparece logo uma dúvida na reação das espécies chamadas “tradicionais” com o calor e falta de estações bem definidas. Não acredito numa dificuldade excessiva, contando que não podemos usar o mesmo calendário de procedimentos que é feito no Japão, Europa ou Sul do Brasil. Infelizmente, nesses anos de cultivo ainda não tive (já desisti) e nem vi sucesso, em longo prazo, com pinheiros e aceres como bonsai. Alegra-me que a maioria dos bonsaístas brasileiros está começando a dar valor as plantas tropicais, surgindo assim belos trabalhos que servirão de exemplo e motivação!
As Estações e os procedimentos tomados:
A Primavera inicia no dia 23 de setembro. Essa estação vem acompanhada de mudança no regime de chuvas e temperaturas pelo Brasil. A maior parte da Região Nordeste encontra-se na sua estação seca, exceto no sul dos Estados do Piauí, Maranhão e no oeste da Bahia. Durante a primavera, iniciam-se as pancadas de chuva no final da tarde ou noite, devido ao aumento do calor e da umidade que se intensificam gradativamente. No começo desta estação ainda é segura e a desfolha e demais procedimentos na maioria das espécies, com exceção a coníferas. De meados para frente, o calor aumenta e já é necessário proteger todas as plantas dos raios solares entre as 11:00h e 15:00h.
O Verão inicia no dia 22 de dezembro no Hemisfério Sul. Esta estação engloba também os meses de janeiro, fevereiro e março, com pico em janeiro. A estação é caracterizada, basicamente, por dias mais longos que as noites. Ocorrem mudanças rápidas nas condições diárias do tempo, levando à ocorrência de poucas chuvas de curta duração na região litorânea. Os nossos bonsai, em pequenas e rasas bandejas, sofrem bastante se esquecidos ao sol. Não realizo nem indico trabalhos mais pesados como poda radical, transplante, desfolha total, etc. Atenção às regas para que o substrato não fique muito tempo seco.
Em Março, inicia-se a estação do Outono. No extremo norte das Regiões Norte e Nordeste e no leste do Nordeste, se inicia o período mais chuvoso. Nessas Regiões, as temperaturas são mais homogêneas: a mínima variando em torno de 22ºC, e a máxima variando entre 30ºC e 32ºC. Já entre o Litoral e Agreste, a chuva atinge valores acumulados superiores a 200 mm. Agora sim! Este é o melhor período para meter a mão nos bonsai! Não é a toa que o nordestino começa a plantar o milho para as festas juninas! Ao final da mesma, que o frio até aparece, certamente é a melhor época para transplantes e podas das coníferas e exóticas.
O Inverno inicia no dia 21 de junho compreendendo os meses de Junho, Julho e Agosto, onde as temperaturas são climatologicamente amenas. Na Região Nordeste, essa estação está inserida na quadra chuvosa, que vai de Abril a Julho. O principal sistema meteorológico atuante é a frente fria que em geral é de fraca intensidade, embora possa ocorrer a passagem de algum sistema frontal mais intenso. Ainda temos as chuvas abundantes na região. Continua sendo a época de trabalhos, principalmente nas coníferas e exóticas, porém no pico das chuvas, deve-se tomar cuidado com o excesso de umidade no substrato.
Espero que estas observações possam ajudar aos interessados, de maneira alguma são verdades absolutas, pois sempre estamos aprendendo com estas árvores maravilhosas e seus cultivadores! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Lucinei Reis 4.o PASSO

Registrado: 17/03/11 Idade: 47 Mensagens: 626 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Ter Nov 27, 2012 8:36 pm Assunto: |
|
|
Ótima texto sobre a clima de nossa região vai me ajudar muita apartir de agora Alexandre.  |
|
|
 |
Pedcar
Registrado: 20/11/12 Idade: 40 Mensagens: 76 Localização: Guarujá-SP
|
Enviada: Ter Nov 27, 2012 8:44 pm Assunto: |
|
|
Bela explicação.
Não quer fazer uma adaptação para São Paulo?
Abraço |
|
|
 |
Igor Bicho
|
Enviada: Qua Nov 28, 2012 7:09 am Assunto: |
|
|
Wellington,
Muito obrigado pela tua ajuda.
Alexandre,
Belíssima explicação para nossa região !!! Texto devidamente lido e guardado !!!
Muito obrigado !!! |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Nov 28, 2012 7:27 pm Assunto: |
|
|
É isso ai Igor, mas junto contigo agradeço mesmo ao Irmao Alexandre que esclareceu e muito com suas palavras sobre o cultivo do bonsai no nordeste, Vleu mesmo Alexandre! Abraços!!!! _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 |
|
|
 |
Igor Bicho
|
Enviada: Qua Nov 28, 2012 8:54 pm Assunto: |
|
|
Alexandre,
Na minha opinião esse seu texto deveria estar num tópico fixo da associação nordestina de bonsai.
Coloquei teu texto em outro forum com todos os créditos para o autor ( vc no caso ). Se vc não quiser posso tira-lo, ok ?
Abraço e novamente muito obrigado. |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Nov 30, 2012 4:32 pm Assunto: |
|
|
Obrigado amigos!
Igor
irei seguir esta sugestão  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|