Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
RCasagrande 2.o PASSO

Registrado: 09/02/11 Idade: 33 Mensagens: 396 Localização: Luis Eduardo Magalhães-BA
|
Enviada: Qua Jan 16, 2013 4:31 pm Assunto: Manter o musgo vivo |
|
|
Boa tarde pessoal...
Gostaria de saber como manter um musgo vivo no vaso do bonsai, assim sempre verdinho, saudável em ponto de exposição?!?
Aqui eh um caso que tenho em um vaso, podem notar que esta seco e morrendo, então queria saber como deixa-lo verde novamente, ou se nesse caso eh necessário fazer uma troca por outro mais saudável, para ser exposto dentro de casa...
Abraços... _________________ " A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração!"... (Thomas Edson)
'' A PACIÊNCIA é uma VIRTUDE que se ADQUIRE ao LONGO do TEMPO !!!".... |
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Qua Jan 16, 2013 5:40 pm Assunto: |
|
|
É só borrifar agua nele 4-5-6 ou mais vezes ao dia. |
|
|
 |
RCasagrande 2.o PASSO

Registrado: 09/02/11 Idade: 33 Mensagens: 396 Localização: Luis Eduardo Magalhães-BA
|
Enviada: Qua Jan 16, 2013 11:49 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela resposta Ricardo.
Mas ai surge outra duvida.
Se eu borrifar umas 6 vezes ou mais ao dia, o substrato desse vaso não ira ficar muito encharcado, e assim podendo ocorrer problemas nas raízes da planta???
Abraços... _________________ " A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração!"... (Thomas Edson)
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Qui Jan 17, 2013 7:30 am Assunto: |
|
|
Não é regar , só borrifar superficialmente. |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Qui Jan 17, 2013 8:47 am Assunto: |
|
|
essa planta é uma crassula?
se for já vai ter um problema pq elas não gostam de umidade
ja o musgo gosta...
mais talvez so borrifando água resolva. _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
RCasagrande 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 17, 2013 12:11 pm Assunto: |
|
|
Ricardo, mesmo dando uma pequena borrifada, acaba molhando o substrato.
Leandro, não eh uma Crassula, se trata de uma Portulacaria afra, que também eh uma planta que não gosta muito de umidade.
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Qui Jan 17, 2013 1:39 pm Assunto: |
|
|
a unica maneira de manter vivo o musgo é manter sempre umido. _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Jan 17, 2013 10:53 pm Assunto: |
|
|
A umidade é importante e necessária para manter o musgo vivo, porém na maioria das espécies (existem muitas) não é necessário ficar o tempo "todo" umido. Apenas que quando o substrato seca le fica murcho também, mas borrifando água, que também não acho necessário qeu seja tantas vezes ao dia, ele em minutos fica verde novamente. Tenho plantas a pleno sol onde o musgo fica verde. Como? São plantas que já tem uma copa bem formada e fechada, então a própria planta faz sombra ao musgo, deixando ele sempre verdinho. Se puder fazer algum tipo de sombra a ele nãodeixando os sol mais forte pegar, já é o suficiente. Agora, com certeza tem que ser uma coisa meio controlada em função da planta ser uma portulacária que não gosta de excesso de umidade, mas acho que a água borrifada 1 vez ao dia além da rega normal já seja o suficiente e não causará excesso de umidade a planta... Proteger a planta com sombrite também é uma boa solução. Mas não pode ser um sombrite muito fechado se não a portulacária vai alongar os entrenós... Veja que você está no limite entre duas coisas que querem ambientes diferentes, então a dose tem que ser bem equilibrada para satisfazer as duas...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Rakki 1.o PASSO

Registrado: 06/04/09 Idade: 39 Mensagens: 157 Localização: São José dos Pinhais-PR
|
Enviada: Sáb Jan 19, 2013 10:30 pm Assunto: |
|
|
Não esqueça que adubo pode matar os musgos... _________________
É mais que uma terapia. É uma relação de amizade.” (Tomio Yamada) |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Dom Jan 20, 2013 8:02 pm Assunto: |
|
|
Concordo com o amigo Elio...
E posso falar das minhas tentativas , todas sem sucesso. Depois de estudar e tentar muito cheguei a conclusão que musgo, apesar de muito bonito e capaz de complementar o bonsai , criando perspectiva e agregando beleza não é fundamental ou indispensavel,
Sempre esbarrei nesta contradição de precisar manter a planta a pleno sol e o musgo a sombra e com umidade alta...
Ou um ou outro , a não ser que a copa seja ampla e compacta para criar este ambiente favoravel ao cultivo do musgo, como o Elio disse...
Uma solução para o impasse seria cultivar o musgo em separado , na forma de placas, sobre telhas por exemplo , a sombra e com umidade adequada.
Quando houver uma ocasião especial( exposição por exemplo) , seria feita a coleta e arranjo no vaso com o bonsai.
Depois novamente retirado e "guardado" em separado até precisar usar novamente.. ... |
|
|
 |
RCasagrande 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 22, 2013 1:42 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Bonsérgio, Rakki e Elio...
Entendo a situação esclarecida, e acabei retirando os musgos desse vaso, e assim que essa planta tiver um copa bem formada e assim fornecendo sombra ao substrato dessa planta, tentarei de novo essa experiencia frustada, e esperando que assim de certo essa experiencia.
Obrigado a todos.
|
|
 |
|