FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Coleta de Yamadori de Tamboril
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Renan Alves Santos



Registrado: 27/11/12
Mensagens: 88
Localização: Salinas-MG

MensagemEnviada: Dom Dez 02, 2012 11:05 pm    Assunto: Coleta de Yamadori de Tamboril Responder com citação

Inspirado por meus amigos de fórum Wellington e Fulvio aos quais dias atrás postaram fotos de uma coleta de yamadori de Flamboyant, resolvi também fazer uma coleta. No meu caso a especie escolhida foi o tamboril, temos muito aqui na região e encontrei alguns num futuro loteamento.. Resolvi colhe-los e compartilhar com a galera a fim de receber ajuda na condução da planta. Uma surpresa não muito agradável foi que ao retirar a planta notei que ela possuía poucas raízes e uma especie de ''batata enorme" no final das raízes dificultando acho eu o manuseio para bonsai. Após a coleta coloquei a planta num vaso com a mesma terra que ela se encontrava em seu ambiente, e dei uma leve serrada na tal batata para que coubesse no vaso deixando apenas as poucas raízes laterais! Pois bem, as perguntas são as seguintes: Será que ela vai pegar? O substrato ideal nesse momento é a mesma terra em que ela se encontrava antes? O que fazer pra aumentar as chances de que a planta pegue? Sugestões e criticas são muiiiiito bem vindas!




Na falta de uma pasta cicatrizante ultilizei cola. algum problema?

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Renan Alves Santos



Registrado: 27/11/12
Mensagens: 88
Localização: Salinas-MG

MensagemEnviada: Dom Dez 02, 2012 11:12 pm    Assunto: Responder com citação

Mais imagens da "batata". Essa de uma outra planta, deixei intacta até ler a opinião dos amigos do fórum!


Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Renan Alves Santos



Registrado: 27/11/12
Mensagens: 88
Localização: Salinas-MG

MensagemEnviada: Seg Dez 03, 2012 9:07 pm    Assunto: Responder com citação

opiniões galera?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Ter Dez 04, 2012 12:03 pm    Assunto: Responder com citação

Beleza Renan!?

Cara, poste no fórum "Minha árvore e sua opinião" e aqui vç deixa pra postar a sequência do trabalho...

Aqui na minha região chamamos o tamboril de timbaúva. É uma árvore bonita, mas de difícil condução como bonsai.
Os fatores positivos de se trabalhar esta planta como bonsai...um deles é a textura do tronco, se apresenta desde jovem com aspecto bem rugoso, o crescimento é bem rápido, desenvolve muita raiz de alimentação em vaso.
O que não me agrada é a dificuldade de ramificação, associado ao crescimento alongado e exagerado dos galhos. O princípio de condução do tamboril é semelhante ao do flamboyant.
Cultivo em metade matéria orgânica e a outra metade em matéria inorgânica drenante. Deixar as primeiras semanas na sombra, de acordo com a recuperação vai se aumentando a exposição solar. Não requer adubo nos dois primeiros meses. Pode-se adubar no inverno está espécie, não para de crescer... isso que eu moro no sul!
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
wellingtonfonsecan
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 30/09/12
Idade: 41
Mensagens: 362
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Ter Dez 04, 2012 8:08 pm    Assunto: Responder com citação

E ai Renan beleza, como voce disse sao poucas as raizes, mas como explicou o nosso Irmao Marco ela se desenvolve bem, bom agora é esperar ela se recuperar e deixar vir a brotaçao, pra ser sincero nao conhecia essa arvore, mas fiz uma busca na net e achei essa beleza da foto é uma boa inspiraçao na natureza no estilo HOKIDASHI – Estilo vassoura, bom é isso sucesso ai Irmao...Abraços!


_________________
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Renan Alves Santos



Registrado: 27/11/12
Mensagens: 88
Localização: Salinas-MG

MensagemEnviada: Ter Dez 04, 2012 9:21 pm    Assunto: Responder com citação

Realmente é uma arvore muito bonita .. e tomara mesmo que ela pegue e encha de brotações, mesmo sendo difícil vou fazer o possível pra fazer um bonsai e sempre estarei postando o andamento. Por enquanto coloquei ela num substrato organo-arenoso e rego dia sim dia não com vitamina B1. Vou postar no espaço " minha arvore sua apinoão" caso os amigos queiram opinar! .. grande abraço!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil