|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
André de Carvalho

|
Enviada: Dom Dez 09, 2012 12:49 am Assunto: Germinação |
|
|
Boa noite a todos.
Um amigo me pediu que fizesse um bonsai de cedro do libano, mas está impossível achar mudas com menos de 2m (e por menos de 1.500 reais!!!)... Um produtor me sugeriu sementes, mas como disse na minha apresentação, eu sou um desastre com germinação.
Mas fui procurar as tais sementes e acabei me empolgando um pouco: comprei sementes do cedrus libani, de acer atropurpureum, de sequoiadedron giganteum e de prunus cerasifera...
Sei que algumas precisam de estratificação e acabei ficando com medo de errar com as sementes de prunus (que foram bem caras pra sementes!), mesmo porque eu já me dei mal com sementes da mesma família (mas eram de cerejeiras do japão).
Alguém tem algum experiência com estas espécies, algum dica, algum truque? Quando são sementes de plantio imediato eu apelo pro superthrive e costuma funcionar deixar as sementes umas horas de molho ali, mas com essas que tem que ir pra geladeira por meses depois não sei como fica... Enfim, qualquer ajuda é bem vinda!
Outra dúvida, a vermiculita na estratificação é apenas para manter a umidade ou tem alguma outra função? Espuma fenólica ou célula de germinação não resolveriam o problema (da mãe xingando quem tem "terra" na geladeira)?
Valeu! _________________ Flectere si nequeo superos Acheronta Movebo! |
|
|
 |
fsmendes86
Registrado: 18/12/12 Idade: 39 Mensagens: 29 Localização: Bragança Paulista-SP
|
Enviada: Ter Dez 18, 2012 10:32 am Assunto: |
|
|
Bom dia amigo, teve algum sucesso com suas germinações, estou no mesmo barco que você, comprei algumas sementes de sequoias giganteum e não consigo germinar se souber de algo me avise.
Obrigado. |
|
|
 |
Ivo 2.o PASSO

Registrado: 03/11/05 Mensagens: 219 Localização: Nova Petrópolis - RS
|
Enviada: Ter Dez 18, 2012 10:59 am Assunto: |
|
|
Oi André e fsmendes.
A estratificação é bastante simples. Mas antes de fazê-la, tenham em mente estes fatores:
1) assepsia correta;
2) umidade correta;
3) tempo correcto;
4) temperatura correta;
5) comprometimento correto;
6) paciência correta.
Pode parecer frescura a quantidade de "corretos" que pus, mas não é à toa. Vamos às explicações:
1) Assepsia correta: nada mais é que limpeza, higiene. As sementes e o substrato tem de estar limpos para evitar fungos. Tem gente que às vezes exagera na limpeza e chegam mesmo a matar a semente . Não vou entrar em muitos detalhes, mas já vi bonsaísta colocar as sementes no microondas para matar os fungos, quando o que talvez devesse passar por este tratamento fosse só o substrato. Para limpar as sementes corretamente pode bastar lavá-las apenas. Em alguns casos vale a pena colocar o substrato (areia, vermiculita, terra, esfagno) por um ou dois minutos no microondas para matar pestes, ou deixar as sementes por um minutinho em água com umas gotas de cloro, como se faz com as verduras. Mas, como eu disse, geralmente não é necessário tanto exagero;
2) Umidade correta: este talvez seja o fator principal no sucesso. Nada de afogar as sementes. O substarto tem que estar apenas úmido, não encharcado. Uma dica seria usar musgo esfagno, molhando-o bem e apertando até não sair mais água. Faça o mesmo com a vermiculita. Já com terra e areia é mais complicado encontrar o ponto exato. É melhor tender a seco que a molhado; o recipiente pode ser saquinhos ziploc, caixinha de tictac, tubinho de filme fotográfico etc, isto é, qualquer coisa que feche e conserve a umidade;
3) Tempo correto: o tempo necessário varia de espécie a espécie. A sequoia costuma ser rápida, às vezes já dá sinais de germinação com duas semanas. Outras espécies, incluindo muitas Prunus demoram bem mais, até 6 meses. Já muitas espécies de Acer põe à prova a paciência até de Jó: podem levar mais de um ano! ;
4) Temperatura correta: o ideal é entre 2°C e 5°C, isto é, a porta da geladeira. O congelamento pode matar o embrião. Na natureza a estratificação costuma ocorrer sob a neve, e mesmo que a temperatura exterior caia a -10°C debaixo da neve é suportável;
5) Comprometimento correto: há quem diga que basta colocar as sementes em estratificação e esquecer delas até a germinação. Não é bem assim. É bom verificar pelo menos um ou duas vezes por semana se há germinação ou ataque de fungos. Além disso é bom fazer trocas do ar no recipiente;
6) Paciência correta: a paciência adequada depende da espécie, como explicado em "Tempo correto". Mas, depois de dois anos, já é demais, né?
Abraço! _________________ Quem faz bonsai viaja... Wer Bonsai kultiviert, tut Reise... Weer macht ponsay tuut reese |
|
|
 |
fsmendes86
Registrado: 18/12/12 Idade: 39 Mensagens: 29 Localização: Bragança Paulista-SP
|
Enviada: Ter Dez 18, 2012 11:35 am Assunto: |
|
|
Ivo, primeiramente obrigado pela ajuda!!!
Então as sementes tem q germinar na.estratificação? Deve ser por isso que minhas sementes não germinaram rsrsrs, mas qual a quantidade de sementes q eu coloco? Tentei fazer no papel aí apareceram uns pontos pretos perto das sementes.
Obrigado pela ajuda. |
|
|
 |
Ivo 2.o PASSO

Registrado: 03/11/05 Mensagens: 219 Localização: Nova Petrópolis - RS
|
Enviada: Ter Dez 18, 2012 11:46 am Assunto: |
|
|
O ideal é que as sementes não se acumulem umas sobre as outras. Por isso eu uso o esfagno: basta misturá-las com ele que já estão garantidas a umidade e a aeração.
Os pontos pretos podem ser fungos ou produtos do metabolismo da semente em germinação. Você os viu por causa do papel. Se fosse outro substrato nem perceberia. Na dúvida, troque o papel. _________________ Quem faz bonsai viaja... Wer Bonsai kultiviert, tut Reise... Weer macht ponsay tuut reese |
|
|
 |
André de Carvalho

|
Enviada: Ter Dez 18, 2012 2:27 pm Assunto: |
|
|
Bom tarde fsmendes e Ivo.
Ivo: valeu pelas dicas, eu acho que eu segui todas.
fsmendes: eu não sei o que vai dar ainda. Eu demorei uns dias pra por as sementes na estratificação porque eu fui pedir ajuda - literalmente - dos universitários, então faz bem pouco tempo...
1) assepsia: eu usei vidros de laboratório para fazer a estratificação, "peguei emprestado" na faculdade, então esterilizei tudo com álcool 70, porque eu não sei pra que tinham usado antes. Essa história de colocar o substrato no microondas eu já li em algum lugar, mas pelo que eu conheço de POPs, colocar o substrato no microondas por dois minutos não vai matar NADA: vai deixar o substrato na temperatura da zona de perigo que os esporos amam. Esterilização de esporos e fungos precisa de calor úmido (mínimo 100C) por 60 minutos ou calor sob pressão (mínimo 121C) por 30 minutos... E isso é vapor, não água... Ou seja, colocar no microondas não vai fazer muita diferença. As sementes eu deixei hidratar em água destilada por osmose, que tem ph neutro e certeza que não tem bactérias e fungos malditos... A vermiculita eu confiei em Deus, rs...
2) umidade: eu pedi pra um amigo da agronomia me fazer uma solução pra hidratar que já deixasse o substrato no ph correto e ele disse que pos algo pra acelerar a quebra da dormência por causa da prunus... Não me perguntem o que tem nela, eu só sei que ela FEDE e o cheiro não sai da mão uns dois dias... E ele deu uma fitinha tb pra eu deixar lá dentro que vai mudando de cor com a umidade relativa, pra saber a hora que tem que por mais da solução... Espero que isso funcione, senão tento de novo do jeito tradicional.
3) tempo: parece que a prunus demora de 8 a 12 meses, a sequoia ele disse que de 1 a 3, dependendo da idade da semente... De qualquer forma, ele indicou deixar o máximo de tempo que puder na geladeira, pq eclodir agora e plantar nesse calor pode ser arriscado, já que são árvores de climas temperados que germinam na primavera (que por lá fica entre uns 16 e 20 graus)... Vamos ver se eu consigo esperar até o fim do verão. To tentando fazer isso controlando a temperatura. O frio deixa algumas moléculas de ácido inibidor instáveis, daí a germinação... Então menos frio, mais tempo pra germinar... (to vendendo o peixe como comprei)... O vidro tem servido bem pra não deixar a temperatura cair muito, cerâmica vidrada é um bom isolante térmico tb (tanto que a ANVISA não deixa guardar nada na geladeira dentro delas: a temperatura não cai dentro do tempo limite)...
4) temperatura: difícil uma gerladeira caseira ficar entre 2C e 5C. Mesmo com geladeiras industriais eu tenho dificuldade em manter essa temperatura (que é a que a ANVISA exige)... As nossas geralmente ficam em torno de 7 a 8 graus.. Teoricamente a gaveta de legumes é o lugar mais frio, mas eu precisaria medir a temperatura do resfriamento rápido, aquela que fica logo abaixo do congelador... Se algum lugar na geladeira chega a 2C é ali... Vou ver se algum dos meus termômetros de precisão aqui está com a calibração na data de validade ainda e depois aviso...
5) fungos: a geladeira é CHEIA deles... Eu usei isolantes de laboratório pra cultura, pq acho que é mais fácil o fungo vir da geladeira em si do que do substrato. To abrindo dia sim, dia não, pra dar uma arejada, mas ainda não precisei colocar mais solução no substrato, a fita tá cor de rosa lá... E pelo cheiro, não tem nenhuma atividade anaeróbica ali, então acho que a troca de ar está ok...
6) Paciência: essa é a parte complicada da história, hehehe... Não tenho nenhuma! Mas é um bom treino!...
Eu só acho que exagerei, se tudo isso germinar eu quero ver o que vou fazer com tanta muda!!! _________________ Flectere si nequeo superos Acheronta Movebo! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|