|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Pedcar
Registrado: 20/11/12 Idade: 39 Mensagens: 76 Localização: Guarujá-SP
|
Enviada: Qua Nov 21, 2012 5:34 pm Assunto: Pinheiro (só sei isso) |
|
|
Boa tarde, amigos.
Sou principiante no bonsai a muito tempo. Quando era garoto brincava com mudas e me achava o bonsaista, mas serviu pra aprender.
Bom, ganhei esta planta e estou com ela a alguns meses sem mexer.
Ela praticamente não se alterou, sem aumento ou diminuição de folhagens e tal.
Desconfio seriamente que o substrato é horrível, até porque é um terrão bastante compacto. E uma das minhas dúvidas é esta, que substrato usar.
obrigado e abraço
[/img] |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qua Nov 21, 2012 6:42 pm Assunto: |
|
|
E ae irmão, blz!
Vç adubou ela de alguma forma nos últimos tempos?
Quanto que ela pega de sol diariamente?
É uma planta que apresenta belas linhas, tem tudo pra se tornar um belo bonsai... com paciência e perseverança!
O substrato pra ela pode ser neutro para alcalino, ou seja de 50% ou mais de pedrisco, cacos e o restante matéria orgânica. Aconselho usar uns 20% do substrato antigo junto na hora da troca...mas me pareceu meio debilitada, não sei se por falta de sol, fome ou excesso de água... dependendo o que vç responder terá que recuperá-la antes de mexer!
abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Nov 21, 2012 6:49 pm Assunto: |
|
|
Me esqueci de te avisar, sua planta é um junípero!
|
|
 |
Pedcar
|
Enviada: Qua Nov 21, 2012 7:05 pm Assunto: |
|
|
Bom saber que ela tem potencial, fiquei feliz.
Sobre o sol, ela fica na sacada, então pega o sol da manhã até meio dia.
Não adubei ela nem uma vez e coloco água todos os dias.
Sobre o substrato, estes pedriscos e cacos tem alguma "especificação"? Consigo comprá-los em floriculturas ou chácaras?
E a matéria orgânica, é terra mesmo?
Sobre adubação, 30% de farinha de osso e 70 % de torta de mamona está bom? Coloco em um saco ou jogo direto no substrato?
Algumas poucas dúvidas hehe
E obrigado pelas respostas, Marco. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Nov 21, 2012 7:36 pm Assunto: |
|
|
Olá!
Tem alguma coisa errada com ela, vç falou que nunca adubou, pode ser falta de nutriente mesmo.
E a água, quando vç coloca, constata que o substrato secou, ou não, bota religiosamente todos os dias?
Voltando no sol, que horas da manhã até o meio dia pega o sol? Cuidado no molhar... se constatar umidade no solo, não molhe!Aquele musgo criando no tronco é indicativo de umidade...cuidado com a umidade!
Falando de substrato...areia grossa(pedriscos) pode ser encontrada em ruas de chão batido acumulada nos cantos(raro isso, não por aqui que a prefeitura é uma vergonha para os extremos da cidade), margens de rios(areia grossa lavada), lojas de aquário(as vezes tem material interessante, mas é bem caro), aterros de terrenos com saibro...
Cacos pode ser obtidos do quebramento de telhas de barro, tijolos, tavelas, cerâmicas...tudo manual, com o martelinho ou marreta de 10kg(meu caso)rsrs...resumindo este material é terá meio que ser garimpado, difícil achar prontinho pra venda, exceto em lojas especializadas de bonsai, que enviam para todo Brasil em compras pela internet no caso a Ideal bonsai é uma que indico, recomendo, o pessoal seríssimo(Jaime,Cristiano) e bom preço.
A terra vegetal quanto mais leve e granular melhor, evite usar ulmus de minhoca e terras muito finas, pois compactam facilmente.
Torta de mamona e farinha de osso é um dilema no fórum, eu uso, gosto e indico, mas se vç mora em ap aconselho buscar um osmocote ou npk líquido 10-10-10 prático e fácil. A torta e a farinha é bom colocar pra fermentar antes do uso e isso pode ser um incômodo para algumas pessoas, cheiro forte, tempo de espera...é legal, as plantas curtem! Eu uso 3 parte de TM por 1 de FO as vezes acrescento cinzas de madeira e micronutrientes da linha forth plantio.
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 38 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qua Nov 21, 2012 7:42 pm Assunto: |
|
|
Olá!
Muito legal o junipero!
Parabéns pelo exemplar!
Como o Marco disse, a TM / FO tem um odor meio forte mesmo, tentei usar aqui nas minhas plantas mas por morar em um lugar pequeno não deu muito certo por causa do cheiro, e acabei comprando o Osmocote, e acabou o problema do odor!
É isso aí!
Até mais! _________________ http://entaosouvelho.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
Pedcar
|
Enviada: Qua Nov 21, 2012 10:39 pm Assunto: |
|
|
Sobre a água, eu só coloco quando constato o solo seco, coisa que acontece todos os dias. Mas não é religioso, se o solo está úmido, não rego.
Sobre o sol, pega entre 07h até 13h, mais ou menos.
Sobre os cacos, é só quebrar e jogar no meio ou é bom dar uma peneirada? Se sim, peneira de qnts milimetros?
Valeu a dica do adubo líquido, vou pular pra ele mesmo hehehe
Valeu as dicas e elogios. |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Nov 22, 2012 9:43 am Assunto: |
|
|
Olá!
Pelo que descreve, a água e o sol vão bem... acredito que deva ser adubação mesmo a carência. Tente não fazer o transplante agora, ela parece estar fraca. Faça um ciclo de adubação antes, de acordo com o produto que for usar e quando ela estiver plenamente recuperada vç pode planejar o transplante!
Os cacos vç peneira para livrá-los do pó, mas isso faz parte do transplante, será misturado com o resto para formar o substrato novo pós transplante! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Nov 22, 2012 7:40 pm Assunto: bonsai |
|
|
MInha sugestão é que voce quebre algumas telhas com um martelo, peneire um pouco de areia de construção para obter pedriscos, fragmente carvão usado em churrasco (novo, é claro), e fragmente tambem um pouco de casca de pinheiro seca. Misture tudo na seguinte proporção: 70%, 10%, 5%, 5%. Os 10% restantes podem ser completados com areia de construção sem peneirar.
Pegue uma bacia plastica de tamanho médio (tipo uns 35 a 40cm de circunferencia), faça furos na lateral e no fundo (o maximo possível, use uma broca e uma furadeira) com uns 6mm, mais ou menos. Deposite parte do substrato misturado na bacia. Então, pegue sua planta e a retire desse vaso atual, que é totalmente inadequado para a formação da planta visando um bonsai. Após retirar a planta, use um palito de bambu, tipo esses usados em restaurantes japoneses, para limpar as raizes com ele, como se fosse "pentear" as raizes, liberando-as bem.
Após esse trabalho meticuloso nas raízes, deposite-as sobre o substrato da bacia, dispersando-as o mais radialmente possível em toda a volta da base do tronco, cobrindo então com mais substrato preparado, até que cubra uns dois dedos acima da base do tronco. Regue bem, com agua corrente ou similar, até encharcar o substrato, depositando em seguida a bacia sobre uma base alta, tipo um tijolo ou uma ou duas lajotas, sem contato com o solo. Isso promove uma melhor oxigenação nas raizes, vez que o ar entra pelos orificios na lateral e no fundo do vaso, e ajudarão sua planta a se recuperar melhor.
O estado atual de debilidade dessa planta se deve ao baixo indice de drenagem do solo onde está atualmente plantada. Com um solo mais drenante, como o que eu sugeri acima, verá que em pouco tempo sua planta irá adquirir uma tonalidade mais intensa do verde. Só adube transcorridos 120 dias dessa intervenção.
Para quebrar telhas, use uma balde ou uma outra bacia: envolva os cacos maiores em um pano ou uma borracha qualquer e desça o martelo sobre eles. Fragmente até ficarem com um tamanho aproximado ao de uma semente de maçã para menos. O mesmo vale para os pedriscos e para os outros componentes. As cascas de pinheiro, secas, podem ser cortadas com tesoura velha.
A melhor época para fazer esse replantio é agora, na primavera. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Pedcar
|
Enviada: Sex Nov 23, 2012 2:29 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela ajuda, amigos
Algumas dúvidas que surgiram:
Esta areia de construção é a mais grossa que tiver, né?
Sobre o carvão, tamanhos pequenos, peneiro??
Onde encontro casca de pinheiro seca? Se não encontrar, posso usar casca de coco seco (usado em orquídea)? |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Nov 23, 2012 3:46 pm Assunto: bonsai |
|
|
Areia de construção não precisa ser a mais grossa, mas tem que ser a retirada de rio ou de barrancas de rio. O carvão deve ser fragmentado, em lâminas ou pedaços pequenos, mais ou menos do tamanho de uma moeda de 50 centavos. Casca de arvore, pode ser a de pinheiro ou de outra similar, isto é, que seja uma casca tipo porosa, grossa e não casca fininha. Não use casca ou fibra de coco, pois esse material costuma reter muita umidade, o que não é conveniente.
Pode encontrar casca de arvores na area adjacente a sua cidade, como zonas de mata ciliar ou de campo aberto. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Thássio fernandes 2.o PASSO

Registrado: 08/02/12 Mensagens: 307 Localização: Dom Macedo Costa-BA
|
Enviada: Sex Nov 23, 2012 4:23 pm Assunto: |
|
|
Nicky eu uso casca de jaqueira em minhas orquideas,poderia ser usada pra este fim também? _________________ "o tolo aprende com seus propios erros e o esperto aprende com os erros dos outros" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Nov 23, 2012 4:53 pm Assunto: bonsai |
|
|
Desde que esteja bem seca, sem nenhum ranço ou sinal de seiva leitosa caracteristica da jaqueira, pode usar sem problema. Mas se tiver alguma outra arvore próxima que apresente casca semelhante, sem o inconveniente da seiva leitosa, então será sempre preferível.
Ou seja, usa-se o que se tem e ponto final. Nos grandes centros, algumas floriculturas comercializam casca de pinus desidratada ou pedaços de madeira secas e duras, tb nas mesmas condições. Esse material é empregado principalmente em vasos e recipientes de falso cultivares, ou seja, aquelas plantas de plástico que ornam escritórios e consultórios por aí afora. Mas que são ótimas para nós bonsaistas agregarmos ao nosso substrato:
http://www.kriza.com.br/detalheprod.asp?prod_id=2559&dep_id=144&cat_id=10&cat_nome=Acess%F3rios%20para%20Vasos
O melhor tipo de casca de madeira, em substituição ao pinus, deve ser mais ou menos parecida com essa:
Cipó seco tb pode ser usado, desde que esteja bem desidratado e fragmentado adequadamente:
Incomparável, a casca de pinus (pinheiro) é a mais usada nessa composição:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Pedcar
|
Enviada: Sex Nov 23, 2012 7:22 pm Assunto: |
|
|
Tijolo recolhido, casca de pinheiro comprada. Só falta quebrar tijolo e arrumar areia e carvão.
Esta areia é a grossa, né? |
|
|
 |
Pedcar
|
Enviada: Sex Dez 14, 2012 8:28 pm Assunto: |
|
|
Boa noite, amigos
Deu trabalho mas conclui a primeira parte.
Segue fotos do processo.
Tijolo moído
Carvão triturado
Casca de pinus cortada
Aqui o junípero desenvasado
Detalhe das raizes
ja envasada
Deu muito trabalho retirar todo o terrão que tinha na planta. Até por causa do tamanho do vaso que estava, achei que teria mais raizes, mas elas estavam bastante concentradas na parte de fora, ficando o centro do terrão com pouquissimas raizes.
Ai está, agora é esperar reagir. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|