Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
maket31 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 28, 2013 12:59 pm Assunto: Estaca de Primavera |
|
|
Boa tarde pessoal, hoje no trabalho, encontrei uma primavera e tem um galho que possui um lasco na madeira e gostaria de fazer uma estaca dela, devido a beleza e ja possui 4 galhos... a provavel estaca possui em torno de 8cm de diametro.... gostaria de saber se posso fazer estaca com ela e se deixo os galhos ou os retiro...
Desde ja agradeco a atencao.... |
|
|
 |
DR.GORI 1.o PASSO

Registrado: 23/07/13 Mensagens: 108 Localização: RIO DE JANEIRO-RJ
|
Enviada: Qui Ago 29, 2013 2:35 am Assunto: |
|
|
opa maket, fiz o mesmo com duas primaveras . uma delas estava como vc descreveu a sua. a outra tbm com um tronco bem grosso, estava com um bom desenho natural, já q era uma arvore de boa idade. o mais engraçado é, que, sempre tive vontade de retirar uma estaca desse planta, já q ela estava jogada numa linha ferroviária... um belo dia, a trabalho, passando nesse local, pra minha sorte, o pessoal da limpeza-(comlurb), estava fazendo poda dessas varias primaveras q beirava essa ferrovia... não deu outra, fui lá e escolhi um belo galho para estaca, espero q eu tenha sorte e este galho vingue...depois tiro uma foto pra te mostrar, a outra primavera teve uma historia quase parecida, mas esta estava um pouco mais fácil, já q estava num local abandonado. espero q tenha sorte com a sua... já ouvi o pessoal dizer em algum tópico da vida q estaca de bouganvillea pega faicil |
|
|
 |
maket31 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 29, 2013 9:57 pm Assunto: |
|
|
i ai Gori... valeu pelo incentivo.. foi por ter lido um tópico desses que eu resolvi fazer a estaca.. fiz uma estufa improvisada, por esta ser a minha primeira experiencia com estacas... li também que tem que deixar um bom tempo na estufa, pois apesar de ela pegar fácil as raizes demoram um pouco para crescer... desejo sucesso a ti tb com a sua...
Abraços!!! |
|
|
 |
DR.GORI 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 30, 2013 5:55 pm Assunto: |
|
|
aqui estão as duas estacas de que te falei com troncos relativamente grossos... da esquerda pra direita, são duas estacas de bougainvillea a do lado direito e um fícus.  |
|
|
 |
DR.GORI 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 30, 2013 6:03 pm Assunto: |
|
|
aqui são minhas estacas: jabuticaba, fícus, primavera, caliandra, amora e pingo de ouro. [/url]
se 1/4 de tudo isso vingar, já to feliz. |
|
|
 |
LUIZ ARTHUR 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 30, 2013 10:44 pm Assunto: |
|
|
Maket31,
Pode fazer a estaca bem grossa que pega, fiz 3 ano passado no mes de junho e todas brotaram, pus no enraizante e no corte que ficou na parte de cima passei pasta cicatrizante, coloquei elas na areia, hoje duas sobreviveram e uma acabou secando, ainda estao na areia estao bonitas, as minhas tem grossura de um cabo de vassoura, nao fiz mais grossa porque quando achei a primavera podada nao tinha com o que cortar, rsrs ai foi no braco mesmo, depois serrei em casa para por na areia. So nao faca muito curta a estaca porque as vezes brota mais para baixo e a parte de cima seca. Nao descuide da rega e se possivel burrife ela para manter a humidade eu burrifava de manha e de tarde por dois meses.
DR GORI!!
E isso ai, as vezes surge a chance de fazer estaca quando menos esperamos.
Abraco _________________ A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.
Nicolau Copérnico |
|
|
 |
DR.GORI 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 31, 2013 1:06 am Assunto: |
|
|
sim amigo luiz. hoje, tenho sempre levado no meu carro um arco de serra rsrssrsr. assim não perco essas valiosas oportunidades. espero q vingue minhas primaveras, são plantas bem bonitas para bonsai. gostaria q minhas estacas de jabuticaba pegasse, já q fiz uma experiência meu louca com elas... tomara q das 5 q tenho, uma pegue... |
|
|
 |
maket31 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Set 01, 2013 12:45 am Assunto: |
|
|
GORI,
dizem que etaca de jabu n vinga, porém creio que tenha algum método que os distribuidores de mausais usam.. eu vou tentar com musgo asfagno para ver se procede uma informação que obtive de um entregador de holambra...
desde já fica a dica, se alguém quiser tentar também... será mais uma experiencia... Abraços a todos!!! |
|
|
 |
DR.GORI 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Set 01, 2013 9:02 pm Assunto: |
|
|
blz maket, quanto mais a gente tentar, mais chances de obter resultados.
eu não sei se vc chegou a ver minha experiência, mas oq fiz foi pegar raízes de uma jabuticabeira hibrida que tenho aqui e coloca-las nas estacas de jabuticaba sabará. coloquei as raízes furando as estacas com furadeira .
 |
|
|
 |
maket31 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 02, 2013 12:14 am Assunto: |
|
|
DR.GORI escreveu: | blz maket, quanto mais a gente tentar, mais chances de obter resultados.
eu não sei se vc chegou a ver minha experiência, mas oq fiz foi pegar raízes de uma jabuticabeira hibrida que tenho aqui e coloca-las nas estacas de jabuticaba sabará. coloquei as raízes furando as estacas com furadeira .
 |
I ai Gori, blz??? vi sim man.. em algum lugar do fórum, mas até onde acompanhei você não tinha postado nenhum avanço... essa é a foto dela na atualidade??? você colocou suas estacas numa estufinha???
Abraços!!! |
|
|
 |
DR.GORI 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 02, 2013 12:01 pm Assunto: |
|
|
opa maket, não, não pus na estufa, mas posso pô-las. apesar q tem uma com brotaçao. fiz 5 estacas. mas brotação não significa enraizamento rrsrsr, vamos aguardar. as estacas tem apenas 1 mês e 1/2 , então é paciência, mas vamos postando sempre nossas experiências aqui. com auxilio de nossos colegas mais experientes. quando obtiver resultado em alguma posto foto aqui... ate agora so tomei fé na amora rsrsrr. essa parece ser arretada! olha a jabuticaba:
amora:
 |
|
|
 |
maket31 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 02, 2013 8:33 pm Assunto: |
|
|
A jabu, parece que vingou.. pois pelo meu pouco conhecimento (não tenho experiencia com estaca dessa espessura) ela seca logo... se emitiu broto é porque vingou...e a amora.. ahhhhh!!! como se diz por ai: ate se bater no liquidificador ela pega.... kkkkkkkkkkkkkk
vamos sim, vamos postando nossas experiencias cada dia mais.. trocar informações, que é isso que é importante para nós aprendizes...
vamos que vamos!!!!
Abraços!!! |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Seg Set 02, 2013 8:49 pm Assunto: |
|
|
Gori, o nebari da fícus me parece poderoso, hein?
Fotografa mais de perto pra gente ver melhor?
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
josecarlosbarros 2.o PASSO

Registrado: 20/10/07 Idade: 44 Mensagens: 248 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Seg Set 02, 2013 10:13 pm Assunto: |
|
|
maket31 escreveu: | A jabu, parece que vingou.. pois pelo meu pouco conhecimento (não tenho experiencia com estaca dessa espessura) ela seca logo... se emitiu broto é porque vingou...e a amora.. ahhhhh!!! como se diz por ai: ate se bater no liquidificador ela pega.... kkkkkkkkkkkkkk
vamos sim, vamos postando nossas experiencias cada dia mais.. trocar informações, que é isso que é importante para nós aprendizes...
vamos que vamos!!!!
Abraços!!! |
na verdade não é por aí amigo. se brotar é apenas porque está liberando as energias acumuladas no crescimento, não quer dizer raízes.
estou com estacas de buxus aqui de alguns milimetros de espessura e estão brotando mas duvido que tenha raizes ali embaixo!
a mesma coisa pode ser dita da parreira que plantei semanas atrás... _________________ José Carlos |
|
|
 |
maket31 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 02, 2013 10:23 pm Assunto: |
|
|
josecarlosbarros escreveu: | maket31 escreveu: | A jabu, parece que vingou.. pois pelo meu pouco conhecimento (não tenho experiencia com estaca dessa espessura) ela seca logo... se emitiu broto é porque vingou...e a amora.. ahhhhh!!! como se diz por ai: ate se bater no liquidificador ela pega.... kkkkkkkkkkkkkk
vamos que vamos!!!!
Abraços!!! |
na verdade não é por aí amigo. se brotar é apenas porque está liberando as energias acumuladas no crescimento, não quer dizer raízes.
estou com estacas de buxus aqui de alguns milimetros de espessura e estão brotando mas duvido que tenha raizes ali embaixo!
a mesma coisa pode ser dita da parreira que plantei semanas atrás... |
mas a jabu é diferente... as que eu tentei fazer, não emitiram nenhum broto... elas apenas secaram.... por isso estou falando... ja outras, como por exemplo: ficus... elas brotaram e depois secaram....
Abraços!!! |
|
|
 |
|