|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Bruno Gomes 2.o PASSO

Registrado: 12/02/10 Idade: 45 Mensagens: 306 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Dom Jan 06, 2013 9:36 pm Assunto: Problemas com vaso de cimento ??? |
|
|
Caros amigos, como vão?
Inicialmente gostaria de desejar um feliz 2013 a todos.
Após minha satisfatória experiencia de criar um vaso de cimento (o processo pode ser visualizado no link: http://bonsaijuizdefora.blogspot.com.br/2012/10/como-fiz-meu-primeiro-vaso-de-cimento.html) a planta transplantada na última primavera, apesar de ser uma das minhas que melhor respondia as intervenções, não vem se desenvolvendo bem.
Trata-se de um ligustro que foi transplantado para o vaso da foto abaixo com um substrato 50% de areia, 25 % de caco de telha e 25% de matéria orgânica (terra preparada). Lembrando que o transplante foi realizado após quase 10 após a confecção do vaso para secagem.
Aqui quando transplantei:
E nesta foto tirada hoje como está:
Gostaria da ajuda dos experientes sobre o que pode ter acontecido e se há algo que ainda possa fazer ? _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/ |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Seg Jan 07, 2013 8:24 am Assunto: |
|
|
aconteceu algo semelhante comigo... usei ate as mesmas proporções do substrato.
percebi que o substrato estava secando rápido de mais. eu so molho depois das 18hs. eu coloquei uma bacia com areia fina e coloquei o vaso por cima.
a areia mantem a umidade no vaso.
e coloquei em um lugar que so pega sol das 7 as 13hs
faz um teste ai coloca matéria orgânica tampando todo substrato.
ajuda a reter umidade. _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

Registrado: 04/01/13 Idade: 64 Mensagens: 452 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Jan 07, 2013 8:27 am Assunto: |
|
|
Bruno,
Também sou iniciante na arte do Bonsai, então não posso opinar a respeito deles.
Porém, tenho muita experiência na área de aquários de água salgada e neste hobby existe um problema quando usamos qualquer produto de cimento. O cimento, mesmo depois de seco, quando em contato com a água libera substâncias que acidificam o meio. No caso de uso em aquários as peças de cimento precisam ficar dias (aproximadamente 15 a 20) imersas em água com trocas diárias para eliminar este efeito.
Não sei se foi o problema com a sua planta, mas é uma possibilidade.
Um abraço |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Jan 07, 2013 9:47 pm Assunto: |
|
|
Bruno, o que está ocorrendo aí é uma excessiva perda hídrica em função do vaso de cimento. Um dos motivos de se usar no bonsai vasos esmaltados, ou queimados em alta temperatura é exatamente para minimizar a perda hídica externa. Veja só: você molha o substrato e o vaso está seco. Rapidamente o vaso suga a umidade que você colocou no substrato e imediatamente esta umidade passa a ser evaporada por toda a parte externa do vaso, desde a borda, lateral e mesmo o fundo que estando em contato com o ar passa a fazer esta troca de umidade com o ar. Resultado, a umidade vai rapidamente embora e sua planta está ficando muito tempo sem umidade. E digo que somente está assim por ser um ligustro. Outra espécie já poderia até ter morrido.
Uma forma de diminuir este problema no caso do vaso de cimento é pintar ele por fora com mais de uma camada de tinta a fim de formar um "filme" de proteção contra a perda de umidade. Por dentro também poderia passar uma camada de tinta. Ou aumentar bastante o número de regas. Ou como o colega falou de colocar em cima de outra bandeija com areia sempre úmida. Enfim, procurar formas dele ficar mais tempo úmido. O ligustro não tem problema com excesso de umidade. Aqui na chácara tenho ligustro plantados na beira de arroio que lançam enormes raízes na água corrente para poder se hidratar ainda mais...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

Registrado: 12/02/10 Idade: 45 Mensagens: 306 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Seg Jan 07, 2013 10:25 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Elio.
Jamais pensei em algo assim. _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/ |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|