Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo Valentini
|
Enviada: Seg Dez 06, 2004 11:19 am Assunto: Brotos da romã que secam (FOTOS) |
|
|
Olá pessoal,
Sou principiante também, a maior parte do que aprendi foi em revistas e páginas na internet, gostei muito deste forum dá pra entender muitas coisas que até agora não consegui levar à pratica. (ignorancia)
tenho uma romã faz bem uns quatro a cinco anos, ela só cresce para os lados, por várias vezes peguei um dos galhos viçosos que nascem lateralmente do tronco principal e o coloquei como nova ponteira, porém estes eleitos param de crescer, chegam até brotar novas gemas que secam e caem logo em seguida, fiz até poda drástica, que não resolveu nada, quanto aos galhos laterais, continuam lindos, vê se pode ?
será que estou errando em algo ? Pode ser técnico ?
Aceito palpites.
Grato
Conforme prometi, segue fotos da romã, se não der certo me avisem.
http://fotolog.terra.com.br/pvalentini:1
Os galhos laterais estão com brotação boa e forte.
http://fotolog.terra.com.br/pvalentini:2
Já os superiores estão desta maneira,
Editado pela última vez por Paulo Valentini em Qua Dez 22, 2004 12:43 pm; num total de 4 vezes |
|
|
 |
Cissa 1.o PASSO

Registrado: 07/12/04 Mensagens: 172 Localização: Carapicuiba/SP
|
Enviada: Ter Dez 07, 2004 11:12 pm Assunto: |
|
|
Oi Paulo,
você disse que fez poda drástica, quer dizer que deixou todos os galhos sem folhas e quando começou a brotar continuou do mesmo jeito???
Você tem adubado a tua planta com frequência???
Uma opção seria diminuir um pouco os galhos laterais para ver se o ápice ganha mais força.
Abração
Cecilia |
|
|
 |
Paulo Valentini
|
Enviada: Qua Dez 08, 2004 6:26 am Assunto: |
|
|
Olá Cecilia,
Realmente fiz poda drástica, faz bem uns 2 anos mas a planta tem força lateralmente, nunca tentei diminuir os galhos laterais, sempre que faço a poda tento executa-lo por igual, ou seja, o mesmo tanto que tiro nos lados é o mesmo que tiro em cima, valeu a dica vou tentar, a adubação está praticamente em dia, pensei até que poderia ser excesso de adubo.
Vou tirar umas fotos da "dita cuja" e vou postar nos próximos dias.
Grato. |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Qua Dez 08, 2004 5:13 pm Assunto: |
|
|
Olá Paulo Valentini
Penso que o problema está na poda drástica, é que na altura da "poda" se deve certificar que ficam os "esporões" dos rebentos do ano anterior.
(Já existe por cá um "post" de romãnzeira pelo que lhe recomendo a sua leitura, pode ser que ajude.)
Na minha opinião deve cortar quando os rebentos novos estão a surgir para ela retrocer e começar a redestribuir a energia para outro lado.
É o que tenho feito com a minha e tem resultado.
E convem não esqueçer que a romanzeira quando frutifica na maioria dos casos descarta esses ramos no ano seguinte, podendo comprometer o Bonsai.
Cptos,
Castro |
|
|
 |
Paulo Valentini
|
Enviada: Sex Dez 10, 2004 7:33 am Assunto: Brotos da romã que secam |
|
|
Olá Antonio
A pricípio deixarei a planta crescer um pouco mais, (encorpar) no momento está começando a florecer, assim que as flores diminuírem vou podar mais na parte lateral e menos na altura, com certeza irei levar em consideração a sua opinião.
Grato |
|
|
 |
|