|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Pethrus Barros 3.o PASSO

Registrado: 23/02/10 Idade: 45 Mensagens: 413 Localização: Garanhuns-PE
|
Enviada: Qua Jan 05, 2011 7:08 pm Assunto: Minha primeira Jabu |
|
|
Seguem fotos da minha primeira Jaboticaba e já estou pedindo orientações quanto a esta espécie que nunca tive. Obrigado.
 _________________ Pethrus Barros
Nova Roma de bravos guerreiros, Pernambuco imortal, imortal. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qui Jan 06, 2011 6:44 am Assunto: |
|
|
Olá Pethrus,
Provavelmente ainda tem um pouco do tronco enterrado. A minha sugestão é fazer uma poda bem baixa e aguardar brotações para conduzir um hokidashi (vassoura).
Esta tua jabu é tão alta quanto uma das minhas primeiras:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=8903
No meu caso acho que eu deveria tê-la podado um pouco mais baixo...
Abraço.
EDson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Pethrus Barros 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 06, 2011 9:50 am Assunto: |
|
|
Obrigado Edson pelas orientações, eu tenho mais algumas dúvidas:
1ª- Posso fazer uma poda agora ?
2ª- Posso transpantá-la sem corte de raizes ?
3ª- Qual seria um substrato "ideal" ?
4ª- Ela apresenta umas queimaduras nas folhas, o que será ?
5ª- Ela tem que ficar levando sol o dia todo ?
Obrigado desde já, a todos que poderem me orientar com este exemplar. _________________ Pethrus Barros
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Jan 07, 2011 2:56 pm Assunto: bonsai |
|
|
Pethrus, sua planta parece saudável, apesar de apresentar poucas folhas. Acredito que o primeiro cuidado em seu cultivo, antes de promover qualquer corte seja nos galhos, seja de forma radical no tronco, deva ser no sentido de melhorar a densificação dela, isto é, aumentar a quantidade de folhas nos galhos.
Isso pode ser conseguido com um reenvase, acondicionando sua planta em uma bacia plastica de uns 15cm de altura, bem perfurada no fundo e na lateral, contendo um substrato mais drenante, ainda que ligeiramente organico: caco ceramico, terra granulada, pedrisco, carvão vegetal e casca de arvore porosa. Essa material deve ter uma granulometria uniforme, algo como por exemplo a metade de um grão de feijão, cortado no meio do comprimento.
Ao promover o reenvase, cuide de lavar bem as raizes, eliminando a terra atual, que aparenta ser muito argilosa. Embora a argila pareça ser um bom recurso, ele tende a ressecar, endurecendo. Isso causa dificuldade para o desenvolvimento das raizes capilares, que são essenciais para a planta.
Se em sua cidade tiver algum cultivador de hortaliças, tente adquirir com ele o substrato que ele usa para germinar sementes. Aproveite para acrescentar um pouco desse substrato então no substrato drenante preparado por voce. Isso irá dar para as raízes mais micronutrientes essenciais ao seu crescimento e aprimoramento.
Entretanto, a melhor época para vc proceder a esse reenvase é no inverno. Até lá, mantenha a planta em local onde receba luz e calor solar o dia inteiro, cuidando de manter uma rega diária, para que o solo não seque em demasia. Se em sua região o sol for muito intenso, busque então um local em que, durante as horas mais quentes, sua planta possa receber luz e calor solar filtrados, em quantidade menos intensa.
Com o replantio, sua jabu irá melhorar, emitindo novas brotações e folhagem mais intensa, o que irá permitir, então, fazer os ajustes que forem necessários para transforma-la num bonsai. Uma planta saudável aceita bem qualquer tipo de intervenção, mas uma deficiente como essa, não. Então para que ter pressa? Paciência, aqui, vale ouro.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Zelão_Bonsai

Registrado: 14/12/10 Idade: 48 Mensagens: 74 Localização: Pindamonhangaba-SP
|
Enviada: Sex Jan 07, 2011 8:13 pm Assunto: |
|
|
Olá,
Também tenho uma jabu bem parecida, um pouco mais alta e até abri um tópico... mas gostaria de saber do nickyfury que citou acima:
"Ao promover o reenvase, cuide de lavar bem as raizes, eliminando a terra atual, que aparenta ser muito argilosa."
Esta é uma dúvida que tenho, o procedimento é tirar todo o torrão lavando? é retirado toda a terra e passado para outro vaso e substrato, é isso?
Abraço. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sáb Jan 08, 2011 9:54 am Assunto: |
|
|
Olá Pethrus,
vou tentar complementar as dicas dadas pelo Nicky:
Citação: | 3ª- Qual seria um substrato "ideal" ? |
Eu uso uma composição de
~ 40% Susbstrato pronto tipo PLANTMAX Florestais ou TROPSTRATO Florestais
~40% matéria orgânica pronta com esterco de aves, humus de minhoca, casca de pinus triturada, carvão
~20% pedriscos
Eu geralmente troco este substrato a cada ano, no máximo dois para as mudas como esta tua.
Citação: | 4ª- Ela apresenta umas queimaduras nas folhas, o que será ? |
Essas queimaduras provavelmente são efeito de sol muito forte.
Citação: | 5ª- Ela tem que ficar levando sol o dia todo ? |
Jabuticabeiras gostam muito de água e sol. Não quer dizer que tenha que receber sol exatamente o dia todo. As minhas plantas de modo geral estão tomando sol apenas entre as 10 da manhã e 3 da tarde...
Espero ter ajudado...
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Pethrus Barros 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 08, 2011 11:51 am Assunto: Jabu |
|
|
Obrigado pelas palavras grandes mestres, anotarei as informações aqui adiquiridas, onde ela se encontra agora só pega sol durante poucas horas por dia, das 12:00 hrs até umas 14:30 hrs, deixo ela neste lugar mesmo ? preciso retirar um pouco desse substrato que ela está usando ? Obrigado mais uma vez pela aula. _________________ Pethrus Barros
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Sáb Jan 08, 2011 1:08 pm Assunto: |
|
|
tenho duas jabuticaba elas ficam no sol das 7 as 16:00 mais ou menos e nao tem esse problema de queimar as folhas |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jan 09, 2011 7:17 am Assunto: bonsai |
|
|
É preciso lembrar que as jabu são nativas que crescem a pleno sol. Em seu cultivo original, no solo, recebem sol pleno desde que este desponta no horizonte até o momento em que deita no ocaso. Nesse período, se for o caso climático, a planta irá receber ainda ventos fortes e chuva, granizo e geada, e mesmo assim, continuar impávida em seu crescimento vegetativo.
Deixar uma planta como essa exposta apenas a meio período de sol, para mim parece mais um tipo qualquer de tortura. Não é recomendavel, pois. O ideal é cultivar a pleno sol, o dia inteiro. Afinal, não é por estar em um recipiente, seja ele um vaso, uma bacia ou um escorredor, que essa arvore irá deixar de ser arvore. Continuará a crescer e se comportar como uma arvore.
O que diferente a arvore do cultivo no solo ao cultivo num recipiente são a nossa intervenção nela, com sucessivas podas, cortes, aramação e aporte de adubação, bem como controle da rega. Fora isso, é uma arvore com necessidades de uma arvore: sol pleno. O dia inteiro.
O nobre colega Edson 0605 diz que, na composição do substrato que prepara acrescenta humus de minhoca ou extrume de aves. Um pequeno erro da parte dele, pois esse tipo de material é adubo, e adubo não se coloca no vaso misturado ao substrato em hipotese alguma. Pode ser que ele esteja com sorte e suas plantas venham suportando isso sem serem prejudicadas, mas não é o correto.
O substrato deve ser drenante e esteril, totalmente esteril. Isso significa que não se misturam a ele nenhum tipo de componente organico que traga em sua formulação o que se conhece como adubo, como é o caso do humus de minhoca e do esterco curtido, seja de aves, bovinos, equinos, caprinos, etc. Nada de adubo, neres.
Um substrato esteril comporta: terra granulada, pedrisco, caco ceramico, casca de pinus, carvão vegetal e, quando muito, BIOPLANT, que é um composto vendido pronto que por sua vez, dentre seus componentes, contem algo como vermiculita, casca de coco e casca de pinus queimados.
O BIOPLANT, assim, torna-se um composto organico recomendável, pois não atua na função de adubo, tão diretamente, dado ao seu carater de processamento. Sua ação é mais limitada que a de um adubo, seja o adubo quimico ou esterco animal curtido.
Se pegarem uma revista de bonsai especializada, como a Bonsai Actual ou Bonsai Pasion, espanholas, ou uma japonesa, como a Bonsai Sekai ou Kinbon, verão que todos os bonsaistas, sem exceção, usam apenas uma terra granulada, de origem japonesa, chamada AKADAMA, para plantaram e cultivarem seus bonsai, seja os provenientes de yamadori, seja os de mudas via estaquia ou alporquia, seja os de semente. Usam no reenvase e replantio.
Essa terra de origem vulcanica não contem nenhum aditivo quimico, nem qualquer resquicio de adubo, seja ele mineral ou organico. É totalmente esteril. Infelizmente, para nós brasileiros importarmos e fazermos uso do Akadama, é praticamente impossível. Primeiro, por causa do preço, altamente proibitivo para o bolso da maioria de nós. Segundo, por que o governo proíbe a entrada no país de material organico de qualquer natureza.
A adubação é colocada sobre o substrato, decorridos, no minimo, 45 dias contados a partir do primeiro dia do ultivo reenvase, ou primeiro envase, seja aqui entendido envase como a colocação da planta em qualquer recipiente: vaso, bacia ou escorredor. Isso implica que, num primeiro momento, estando as raizes da planta imersas num substrato totalmente esteril, a planta irá sobreviver apenas com a energia contida nela mesma.
É assim que funciona. Apenas que, ao cabo de uns 30 a 45 dias, algumas espécies começam a dar mostras de estresse nesse processo, vez que começam a esgotar suas reservas de energia. Então, nesse momento, é que o cultivador inicia o processo de aporte de material organico, a ser depositado sobre o solo do substrato onde está a planta. Esta, à medida em que surgem suas necessidades, é que irá determinar a quantidade a ser "puxada" ou seja, absorvida, por suas raízes, fornecendo então para a própriaa planta aquilo que ela necessita.
Por essa mesma razão é que não adianta fornecermos para a planta mais adubo que o recomendável, pois ela não irá aproveitar esse excesso. As vezes, inclusive, basta aplicar o minimo do minimo, para que a planta se satisfaça.
Solo de bonsai é solo esteril, inicialmente. Apenas com o tempo e o aporte regular de adubação, é que o substrato começará então a ficar mais ácidificado, graças ao excesso de adubação contido em seu interior. Geralmente, inclusive, costumamos retirar o excesso que sobra entre uma adubação e outra, da superficie do solo, antes de fazer um novo aporte.
Com a correta troca do substrto, via reenvase, eliminamos o excesso, condicionando as raízes a um novo ciclo, vez que o novo substrato será igualmente esteril, como o primeiro. O reenvase é recomendável, variando o período de troca de acordo com a especie e a idade da planta. Quanto mais velho o bonsai, mais tempo entre um reenvase com troca do substrato e outro reenvase. Quanto mais nova e vigoroso seu crescimento, mais a planta terá que ser reenvasada, sendo que as vezes até mesmo entre um ano e outro.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Pethrus Barros 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 11, 2011 3:52 pm Assunto: Jabu |
|
|
É uma verdadeira aula, eu acabei encontrando um lugar legal pra Jabuticaba receber mais tempo de sol, porém irei viajar na quinta e só voltarei em fevereiro até lá deixarei onde está agora, pra facilitar a vida de que cuidará delas nesse pedrído, desde já agradeço a enorme compreensão e esclarecimentos de todos nossos caros amigos. _________________ Pethrus Barros
|
|
 |
Pethrus Barros 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 14, 2011 1:34 pm Assunto: |
|
|
Seguem as novas fotos com direito a frutos e novas folhas.
Obrigado a todos _________________ Pethrus Barros
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Seg Fev 14, 2011 2:18 pm Assunto: |
|
|
E aí Pethrus, beleza?
Os frutos estavam gostosos? Hehehe!
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
Pethrus Barros 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Fev 15, 2011 7:10 am Assunto: |
|
|
Renato, estou te devendo as fotos, vou tirá-las mais tarde e te mando, quanto as frutas estavam beeeeem docinhas, minha sobrinha não gostou hehe, menos uma na concorrência. grande abraço. _________________ Pethrus Barros
|
|
 |
Pethrus Barros 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Mar 02, 2011 2:37 pm Assunto: |
|
|
Só uma dúvida pessoal, é necessário adubar essa planta até o transplante invernal ? e qual adubação seria a mais recomendada ? Obrigado a todos. _________________ Pethrus Barros
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Mar 02, 2011 6:09 pm Assunto: bonsai |
|
|
Pode adubar com material organico, tipo esterco curtido de gado, ou então usar a famosa dobradinha de torta de mamona+farinha de osso. Ao preparar essa mistura, acrescente agua contendo adubo liquido diluido, para fortalecer a mistura e acrescentar a ela outros micro e macro nutrientes.
Pelo tamanho da planta, vc pode usar tres copos médios, desses plasticos, perfurados no fundo. Encha os copos e emborque, virando eles de modo que o adubo fique em contato com o solo. Ao regar a planta, o adubo será molhado pelos orificios feitos no fundo dos copos plasticos. Se não quiser usar os copos, use vasinhos plasticos pequenos, na mesma medida.
Lembrando que os recipientes contendo adubo devem ficar próximos da borda do vaso, afastados do tronco, ok? Marque a data da adubação, repetindo-a após 45 dias.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|