FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Calliandra Rosa - ajuda.
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
douglas.ariel



Registrado: 01/01/13
Idade: 39
Mensagens: 81
Localização: Santa Cruz do Sul-RS

MensagemEnviada: Ter Jan 01, 2013 11:07 pm    Assunto: Calliandra Rosa - ajuda. Responder com citação

Olá, não sei o que fazer com está calliandra, mas sei que quero torna-la o quanto antes um bonsai pois não tenho nenhum propiamente dito.
Tenho outras plantas que podem levar mais tempo para ficarem "prontas".
Tenho fotos da parte da frente, de um lado e a parte de traz.

Está no seguinte tamanho:
Altura do chão até o topo: 24 cm.
largura do tronco: 3,5 cm

Fotos:













Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Fabio Lima
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 19/01/12
Idade: 54
Mensagens: 220
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qua Jan 02, 2013 1:10 pm    Assunto: Responder com citação

fala ae douglas.ariel
cara sou iniciante tambem....mas se fosse minha e tomando por base a sua segunda foto faria um corte diagonal no tronco da esquerda e levantaria o primeiro galho de cima para ser o novo apice e ganhar conicidade, podaria curto o galho da direita para ser o primeiro galho com as novas brotações dar conicidade ao galho tambem e formar a estrutura primaria e quando for fazer o transplante uma inclinação para a esquerda.....
bom..isso foi o que eu vi na planta ..mas deixa a galera opniar pra vc ter mais opções para a sua caliandra..
abraços..
_________________
Na escola da vida, se tem aula todos os dias...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
douglas.ariel



Registrado: 01/01/13
Idade: 39
Mensagens: 81
Localização: Santa Cruz do Sul-RS

MensagemEnviada: Qua Jan 02, 2013 3:21 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pela dica Fabio Lima.
fiz um desenho a partir do que vc disse:



o desenho nao ficou muito bom né, mas acho que cortei os galhos certos hehe
enfim, é mais ou menos isto ?
vamos ver o que galera fala, estou curioso hehe

um abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Fabio Lima
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 19/01/12
Idade: 54
Mensagens: 220
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qua Jan 02, 2013 4:37 pm    Assunto: Responder com citação

Douglas...
foi mais ou menos isso que eu imaginei...
mas eu podaria o galho da direita mais curto um pouco e tracionaria para baixo, planificando o mesmo....o mais proximo da horizontal...
o apice só direcionar para cima, sem podar.
e deixa a bichinha crescer, novos galhos vão surgir e ai vc tem mais opções quanto ao estilho ou escolha dos mesmos....
_________________
Na escola da vida, se tem aula todos os dias...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
douglas.ariel



Registrado: 01/01/13
Idade: 39
Mensagens: 81
Localização: Santa Cruz do Sul-RS

MensagemEnviada: Sex Jan 04, 2013 10:41 am    Assunto: Responder com citação

hun entendo, obrigado pela dica
uma hora que der tempo faço um desenho
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Sex Jan 04, 2013 5:07 pm    Assunto: Responder com citação

Ola douglas , boa tarde...

Vc escreveu :

"mas sei que quero torna-la o quanto antes um bonsai "

É muito relativa a sua intenção, e depende do que vc quer: uma planta num vasinho ou um bonsai de qualidade tecnica, harmonia e beleza unica ?

Para uma planta num vasinho, esta facil , basta podar os galhos laterais e esperar compactar a copa , depois colocar num vaso baixo . Eu diria que em 2 anos estará pronto .

Mas se vc quiser um bonsai de qualidade tecnica, estetica e beleza, será mais demorado e trabalhoso, mas nunca impossivel . Vamos analisar sua caliandra por fotos :

1 foto : Temos uma forquilha , com um tronco mais grosso que outro , esta um tanto longe para detalhar.

2 foto: Um bonsai deve ser iniciado pelo nebari , depois tachiagari, galhos primarios, secundarios e finalmente compactação da copa, depois do estilo definido.
Partindo desse principio temos um nebari ruim, com esta raiz a esquerda muito grossa e cruzando por cima das outras, que por sua vez tb estão em direções erradas... Poderá ir corrigindo estes "defeitos" aos poucos , mas terá que faze-lo , sob o risco de por todo o projeto a perder.
Será dificil conduzir a planta com estes 2 troncos , pela diferença de calibre entre eles , se inclinar para adireita , talvez, consiga fazer do mais fino o primeiro galho. Acredito que amelhor solução seja eliminar um deles.

3 foto: Como o tronco da esquerda é reto e sem conicidade , eu cortaria ele e conduziria o projeto todo com o galho mais fino , criando assim a conicidade e até um pouco de movimento .

4 e 5 fotos: Mostra bem o problema do nebari e a falta de conididade.

Ultima foto : Este é o melhor angulo para manter o tronco grosso ,e se for essa a intenção escolha esta frente , mas terá que eliminar o mais fino e baixar o mais grosso .


Bom , essa é minha opinião , e acredito que em uns 8 ou 10 anos terá um belo bonsai de caliandra.
Boa sorte , e muita , muita paciencia.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Fabio Lima
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 19/01/12
Idade: 54
Mensagens: 220
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sex Jan 04, 2013 10:10 pm    Assunto: Responder com citação

Bonsérgio....boa noite
um alporque nesse nebari , como a Caliandra enrraiza bem não seria uma alternativa para o nosso amigo Douglas???
_________________
Na escola da vida, se tem aula todos os dias...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sáb Jan 05, 2013 8:02 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Essa espécie tem uma boa evolução e desenvolvimento, o que facilita muito seu cultivo visando transformar a planta num lindo bonsai. A parte do que escreveu o nobre colega Bonsergio, importa colocar que é pertinente refazer o nebari da planta como forma de corrigir o sério defeito apresentado em sua base, como frisou o nobre colega Fabio Lima.

Todavia, ao analisar detidamente as imagens, acredito que a melhor frente não seja a que voce escolheu, mas sim a que nomeou como parte de traz. Essa parte de trás é bem melhor como futura frente para sua planta, pois além de permitir uma construção mais interessante, ela oculta um pouco a fragilidade do nebari defeituoso, o que melhora sensivelmente a apresentação da planta.

Contrariamente ao que postula o nobre colega Bonsergio, eu sugiro cortar rente esse galho inicial, pois ele tem uma saída pouco convencional e num ponto discutível para ser usado como segunda fase. A conicidade ficaria otimizada, sem duvida nenhuma, mas a planta perderia movimento singular, ainda que recebesse carga de arame nesse galho, e isso implica em um retardo consideravel no desenvolvimento e formatação, o que não convém nem se faz necessário.

A opção então é cortar rente esse galho, e usar parte do tronco mais grosso, que deverá ser cortado de forma a fornecer um novo material para trabalho de formatação. Essa espécie suporta bem intervenções desse tipo e responderá com novas e vigorosas brotações, essas sim necessárias para uma futura formatação de seu bonsai. O corte, no caso, deverá ser uns dois ou tres dedos acima dessa forquilha inicial e em angulo "\", o que permite uma area maior de emissão de brotações. O estilo, aqui, será o moyogi, mais facilmente conduzivel e que irá se adequar corretamente ao tronco assim obtido.

Claro que todos os galhos cortados fora poderão ser aproveitados para a formação de novas mudas, via estacas, que serão imersas em solução contendo hormonio enraizante e em seguida plantadas em areia grossa de construção. O melhor hormonio para isso é o super trhive. Sugiro que retire todo esse mato que cresce no solo, e elimine um pouco da terra na superficie, preenchendo sua ausencia com caco ceramico.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
douglas.ariel



Registrado: 01/01/13
Idade: 39
Mensagens: 81
Localização: Santa Cruz do Sul-RS

MensagemEnviada: Ter Maio 28, 2013 6:05 pm    Assunto: Responder com citação










Obrigado pelas dicas Bonsérgio, Fabio Lima e nickyfury.
Entendi o que é nebari e depois tachiagari e agora vejo o porque é ruim o lado que escolhi como frente na primeira vez que postei ..

As respostas são muito boas Smile

Bom o tempo foi passando e passando então numa noite abrutamente fui la e cortei os galhos mais ou menos como o Bonsérgio falou pois queria ter cortado la em janeiro passado quando postei.

Cortei uns 3 dedos acima da forquilha e não cortei o galho mais fino pois achei que seria demais e como é possível corta-lo no futuro acabei deixando.
Dependendo da brotação vou tentar fazer um moyogi como nickyfury falou..


Fiz um corte quase reto, pois não sei pra qual lado cortar, assim \ ou assim / ?

Espedacei umas telhas velhas pra usar como caco ceramico, mas como as fotos mostram, ta muito humido aqui no RS essa época do ano então vou deixar para cobrir a terra quando esquentar ?

abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 21/10/10
Idade: 41
Mensagens: 668
Localização: Sapucaia do Sul-RS

MensagemEnviada: Qua Maio 29, 2013 2:32 pm    Assunto: Responder com citação

douglas.ariel, eu ainda não tive sucesso com a espécie, mas acho que o material é ótimo, agora so precisa de tempo para conduzi-la da melhor forma possivel.
Quanto aos cortes, a inclinação é nescessaria para evitar o acumulo de agua, fazendo com que apodressa o tronco, o lado quem escolhe é tu.
Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
douglas.ariel



Registrado: 01/01/13
Idade: 39
Mensagens: 81
Localização: Santa Cruz do Sul-RS

MensagemEnviada: Ter Jun 04, 2013 5:11 pm    Assunto: Responder com citação

Djalmo, fiz o corte inclinado para um lado e coloquei pasta celante..
agora vou esperar brotar
um abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/01/11
Idade: 32
Mensagens: 692
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Jun 04, 2013 5:43 pm    Assunto: Responder com citação

Belo desenho do tronco! Vai se tornar uma bela planta!

Abraço
_________________
Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
douglas.ariel



Registrado: 01/01/13
Idade: 39
Mensagens: 81
Localização: Santa Cruz do Sul-RS

MensagemEnviada: Sex Nov 01, 2013 5:05 pm    Assunto: Responder com citação







Cresceu uma boa brotação e agora vejo como não ficou legal essa forquilha como tem falado o pessoal aqui ..

não queria cortar por ficar uma grande cicatriz no meio do tronco e a conicidade dele vai ficar estranha ..

quanto as raizes da pra enterrar um pouco ..

Enfim..
será que ja da pra cortar esses brotos novos ??

abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/07/07
Idade: 45
Mensagens: 1083
Localização: Canoas/RS

MensagemEnviada: Seg Nov 04, 2013 9:17 pm    Assunto: Responder com citação

Douglas, eu manteria os dois troncos, mas como vejo que estás em dúvida, poda sem medo o mais grosso, mantendo assim apenas o mais fino que sai à esquerda.

A conicidade vai ficar interessante e mantém o plano inicial sugerido; o moyogi.

Abraços.
_________________
"Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Astolpho Coelho Bicalho
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 05/04/06
Idade: 56
Mensagens: 519
Localização: Goiania - Go

MensagemEnviada: Qui Nov 14, 2013 9:13 pm    Assunto: Responder com citação

Já está na hora de aramar.
_________________
Bonsai GYN no coração do BRASIL
http://www.bonsaigyn.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil