|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Victor Ghirotto 2.o PASSO

Registrado: 10/04/09 Idade: 29 Mensagens: 261 Localização: Campinas-SP
|
Enviada: Qui Jan 03, 2013 1:47 pm Assunto: Mundaréu de pitecos |
|
|
Olá galera. Aqui apresento uns tantos pitecos que cultivo, e gostaria muito de uma ajudinha neles, pois, além de eu ser muito novo e inexperiente na arte do bonsai, nunca trabalhei numa árvore desde semente. Não sei qual estilo dar para qual piteco, o que fazer neles que possa mudá-los quando ficarem grandes.
Obrigado a quem responder e feliz ano novo a todos!
Não postarei alguns por estarem muito pequenos ainda.Aqui vão as fotos:
Piteco 1
Piteco 2: esse estou inclinando bem.
Piteco 7
Piteco 9
Piteco 10
Piteco 11 : esses são dois juntos, tenho em mente árvores gemeas.
Piteco 12, bem inclinadão.
Piteco 13, inclinado tb.
Piteco 14
Piteco 15
Piteco 16
Piteco 17
Piteco 18
Piteco 20
Piteco 21
Piteco 22
Piteco 23
Piteco 24
Piteco 25
Piteco 26
Piteco 27
Piteco 28
Piteco 29
Piteco 30
Piteco 31
Piteco 32
Piteco 33
Piteco 34
Piteco 35
Piteco 37
Piteco maior
Bem, é isso.. Obrigado. Daqui uns meses posto atualizações! |
|
|
 |
wellingtonfonsecan 2.o PASSO

Registrado: 30/09/12 Idade: 42 Mensagens: 362 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qui Jan 03, 2013 2:02 pm Assunto: |
|
|
Rapaz você vende piteco????? Rs
Eu tenho 3, tambem estao novos e cultivo desde sementes, quase perdi dois, meus cachorro mijou neles, mas graças a Deus nao morreu e continua a crecer, essa foto do meu avatar é um deles quando pequeno, enfim, voce tem imensa quantidade e possibilidades de futuros bonsais, sucesso Irmao, Abraço!!! _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Qui Jan 03, 2013 2:33 pm Assunto: É |
|
|
SE FOSSE EU JÁ COLOCARIA NUMA MAMADEIRA. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 03, 2013 4:06 pm Assunto: |
|
|
Tityus
rapaz, Piteco você tem de bolo né?
Muito legal isso.
Bom, acredito que o máximo que se pode fazer é o que já foi feito em algumas plantas das fotografias, ou seja, você aramou e deu o movimento de acordo com o estilo desejado.
Acredito que o que se pode fazer é isso. Depois é só esperar crescer, engrossar (com foi dito pelo amigo ROGERIO), e aí dá um direcionamento maior dos galhos.
Parabéns pela quantidade de piteco e pela vontade de inciá-los a partir da semente. O bom é que terá no minimo 30 bonsai desenvolvido de um vez só! :]
Abraço |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Jan 03, 2013 9:43 pm Assunto: |
|
|
Aí tityus, de fato todos os pitecos ainda estão bem pequenos para se dizer o que fazer, ou seja, dá para se fazer qualquer coisa a partir de plantas assim. Só acho difícil se fazer Chokkan porque o pitco fica com tronco sinuoso mesmo que se queira deixá-lo reto.
Bom é como a galera falou aí. Tem que colcoar arame da grossura do caule e retorcer eles bastante para deixar crescer e depois ver o rumo a ser tomado. também pode em algum dar um movimento no sentido cascata, para variar e também estilo inclinado e assim por diante...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
rescarolli60 1.o PASSO

Registrado: 06/06/12 Idade: 37 Mensagens: 191 Localização: Botuverá-SC
|
Enviada: Sex Jan 04, 2013 3:01 pm Assunto: |
|
|
de formas em forma de S para fazer estilo moyogi o mais usado no bonsai..... os inclinados de uma dobrada logo no inicio do tronco se for fazer cascata ou semi...
tudo isso com arame certo?
vc vende tambem? _________________ BONSAI: A PACIENCIA É O INICIO DA PERFEIÇÃO... DEIXE A PLANTA TRABALHAR COM VC, E NÃO VC COM ELA! |
|
|
 |
Victor Ghirotto 2.o PASSO

Registrado: 10/04/09 Idade: 29 Mensagens: 261 Localização: Campinas-SP
|
Enviada: Sex Jan 04, 2013 6:18 pm Assunto: |
|
|
Olá galera, obrigado pelas respostas. Não vendo não, peguei tudo de semente, aliás estou doando [http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=22757&highlight=]
hehe.
Alguns já estão em vasos grandes, o resto ainda vou adquirir mais vasos para planta-los, aí nem há necessidade de mamadeira!
Sim sim, tenho muitos, na verdade tenho uns 80!
Vou aramar a criançada e daqui umas semanas posto atualizações!
Vocês acham que alguns deveriam ser podados os ápices?
Abraços; |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Jan 04, 2013 10:55 pm Assunto: |
|
|
Tityus, todos os pitecos que tenho são cultivados de semente.
Recomendações com base na minha experiência:
1. Arame à vontade e dê muita sinuosidade, muita mesmo. Bem mais do que vc já deu.
2. Deixe o arame frouxo pois essa espécie cresce muito rápido e marca facilmente. A marca custa muito a desaparecer.
3. O piteco cresce bem em vaso pequeno assim pode deixar para transplantar na primavera
4. Um mês antes faça a poda, não antes. por ora deixe crescer à vontade.
5. Aceita qualquer estilo, menos o Chokkan, como disse meu xará, pois é, naturalmente, sinuoso.
abraço
Alguns dos meus. Foto de 2 anos atrás
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Jan 05, 2013 7:49 am Assunto: bonsai |
|
|
Como salientaram os demais colegas, com um bom material inicial como esse que mostrou é possível construir, desde agora, e com o uso de aramação, um material de melhor qualidade técnica no futuro. A sugestão de aguardar até a primavera para replantar é a melhor, mas ao invés de usar escorredor e mamadeira, aconselho a usar bacias plasticas de tamanho médio, com altura máxima de 15cm, bem perfurada no fundo e na lateral. Isso se dispuser de espaço para as bacias. Se tiver solo, o melhor é fazer o plantio no chão, onde as plantas poderão se desenvolver melhor e mais rapidamente.
Nesse caso, plantando no chão, aguarde aí uns cinco ou seis anos para fazer a primeira retirada e replantar em bacias plasticas maiores. Com esse recurso, as plantas ganham troncos mais grossos, o que irá permitir uma redução no tempo de formação, vez que em bacias o engrossamento ainda que continuo é bem menor e mais demorado.
As bacias são bem melhores para cultivo que os escorredores para essa espécie em particular. Contrariando a grita geral, é possível sim formatar a espécie em qualquer estilo, inclusive o CHOKKAN. Embora dificultosos, alguns estilos irão dar um pouco mais de trabalho para sua formatação, mas não é impeditivo, se o cultivador tiver paciência e se dispuser a tanto, para conseguir essas modificações. Em meu viveiro tenho kengai e ishitsuki (raiz sobre pedra).
O estilo chokan pede um tronco com base grossa, que afunila em direção ao apice. Portanto, esse é o primeiro ponto a ser buscado pelo cultivador na formação desse estilo. Após obter o tronco conico, virá então a seleção dos galhos, que são distribuídos em toda a volta do tronco. Galhos, nessa espécie, podem ser obtidos e moldados a qualquer tempo, vez que se trata de uma planta que os produz em grande quantidade o tempo inteiro (desde que não seja em parte de madeira morta ou seca). Lembrando sempre que os galhos devem ser cortados sempre uns dois dedos a mais que o objetivo do cultivador, vez que há um fator chamado "retração", em que a ponta do galho seca e tal situação "volta", isto é, retrai em direção a parte anterior do galho.
Então, se queremos cortar um galho para que fique menor, iremos sempre fazer isso uns dois dedos a mais do corte pretendido, para compensar a retração. Uma boa distribuição dos galhos ao longo do tronco, desde o primeiro terço até o ápice, é possível de ser obtido, sendo o resultado mais ou menos parecido com esse:
[img]http://aidobonsai.files.wordpress.com/2011/03/shokan-2.jpg?w=450[/img]
Há que se considerar, porém, que para atingir tal perfeição, o tronco deverá ter sido cultivado apenas em bacia, nunca no solo, onde é mais fácil controlar a planta (rega, adubação, podas de conservação e formatação). Além do mais, o tronco assim obtido, ainda que tenha conicidade, sempre irá apresentar a caracteristica principal dessa espécie (com sulcos, profundidade e abalaumento em certos pontos), o que irá implicar em singularidade, não empecilho, na construção do estilo tradicional. Quanto mais grosso o tronco, com conicidade plena, melhor será a finalização do estilo. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|