Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
romeucr 1.o PASSO

Registrado: 03/07/07 Idade: 40 Mensagens: 175 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Ter Dez 18, 2012 10:15 am Assunto: Dúvida sobre Estufa |
|
|
Pessoal,
Com a chegada das festas do fim de ano, acredito que muitos como eu, ficam com o mesmo problema: como regar as plantas se viajar?
Temos diversos tópicos aqui no fórum sobre sistemas de rega. Eu por exemplo tentei fazer algo mas não consegui ainda...
Pensando neste meu problema, me veio a dúvida:
E se eu colocar todas as plantas numa estuda de saco plástico?
No que eu tenho observado nas estufas que faço em casa, o substrato fica úmido por bastante tempo.
Porém, em alguns casos aparecem fungos (pelugem branca) e não sei se o excesso de tempo na estufa e o calor acabará cozinhando a planta...
Qual a opinião dos mais experientes? dá para fazer? pessoalmente penso em utilizar este esquema por 4 dias seguidos |
|
|
 |
Ivo 2.o PASSO

Registrado: 03/11/05 Mensagens: 219 Localização: Nova Petrópolis - RS
|
Enviada: Ter Dez 18, 2012 10:28 am Assunto: |
|
|
Oi Romeu.
Antes de responder seria bom saber quantas plantas você tem e quantos dias vai ficar fora. _________________ Quem faz bonsai viaja... Wer Bonsai kultiviert, tut Reise... Weer macht ponsay tuut reese |
|
|
 |
romeucr 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Dez 19, 2012 7:21 am Assunto: |
|
|
Ivo,
penso em ficar fora por 4 dias seguidos
As plantas que tenho são poucas e a maioria mudas:
ligustro (única planta adulta)
caliandra, ipe de jardim, pau ferro, pé de vaca e uma desconhecida |
|
|
 |
Ivo 2.o PASSO

Registrado: 03/11/05 Mensagens: 219 Localização: Nova Petrópolis - RS
|
Enviada: Qua Dez 19, 2012 7:38 am Assunto: |
|
|
Oi, Romeu.
Eu também tenho este problema de vez em quando. E olha que tenho cerca de 100 plantas entre bonsai, pré e mudas. Sabe o que eu faço quando fico fora até uma semana? Bem, rego generosamente e deixo as plantas dentro de casa, trancada e sem correntes de ar. Já faço isso a 13 anos e nunca perdi uma planta sequer.
Outra opção barata é usar o sistema MOLECULAR do Elio: contrate um MOLEQUE para regar.
Existem outras opções, é óbvio, mas eu nunca achei que vale a pena investir tempo, dinheiro e manutenção em um sistema de irrigação que nem vou usar muito.
Abraço! _________________ Quem faz bonsai viaja... Wer Bonsai kultiviert, tut Reise... Weer macht ponsay tuut reese |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Qua Dez 19, 2012 9:12 am Assunto: |
|
|
ja que tem poucas plantas faz um sisteminha com aquelas mangueirinhas de soro adaptadas a litros de refri.
coloque elas em locais onde não passa vento e nem sol.
2lts de agua deve durar muito tempo se vc colocar para cair uma gota de 5 em 5 minutos _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
romeucr 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Dez 19, 2012 1:06 pm Assunto: |
|
|
Pois é pessoal,
Opção não faltam! o problema é botar a mão na massa mesmo. Das vezes que pensei em fazer, acabei deixando de la por preguiça mesmo.. e agora que preciso, não tenho..
Ivo, costumo colocar dentro de casa tbm quando viajo.. mas perto da janela com sol... acho que vou tentar esta solução então.. regar bem e colocar num canto sem sol e vento.
Se alguém tiver mais alguma opção... |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Dez 20, 2012 7:54 pm Assunto: |
|
|
Romeu, faz como o Ivo aconselhou que dá certo!
abraço
Ah, tem a opção do sistema molecular..............rsrsrsrsrs! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
romeucr 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 02, 2013 12:47 pm Assunto: |
|
|
fiz o que o Ivo disse. Porém o tempo fora foi bem maior do que o esperado. Ainda não fui pra casa e estou ansioso... quando chegar em casa eu informo se as plantas resistiram |
|
|
 |
romeucr 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 03, 2013 7:56 am Assunto: |
|
|
É... não deu certo mesmo...
Cheguei em casa e todas as plantas estavam com as folhas secas. As maiores (ligustrum e ipe de jardim) estão ainda com a base do tronco verde e acho que vão se recuperar.
As mudinhas não sei... os troncos são muito fininhos e talvez não resistam.
Das mudas, as folhas não caíram. devo retirá-las? |
|
|
 |
wellingtonfonsecan 2.o PASSO

Registrado: 30/09/12 Idade: 42 Mensagens: 362 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qui Jan 03, 2013 9:39 am Assunto: |
|
|
Que pena ehm Romeu, penso que a melhor opçao apesar de perigosa quando nao se conhece a pessoa seja mesmo pedir para alguem regar, ou fazer um sistema de circulaçao de agua como se fosse um lençol freatico artificial com uma borracha e uma mini piscina de garrafa pet, vale ressaltar que estou ainda no plano das ideias mas creio que refletir sobre este sistema derrepente é uma solução pois mesmo que fique semanas fora, a planta nao irá morrer, teria de ter um dreno protegendo a terra para nao ir embora, vamos ver se alguem tem uma ideia desenvolvida nesse sentido ou melhor para nos ajudar...enfim espero que as outras se recuperem...Abraços!
 _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Qui Jan 03, 2013 11:43 am Assunto: |
|
|
Para quem tem poucas plantas, uma solução boa é comprar bacias grandes, preencher com areia (para evitar a dengue) e depositar os vasos dentro e encher de água. Assim, a água dura um bom tempo antes de secar.
Para quem tem muitas plantas, o jeito é apelar para o sistema molecular mesmo. hehehe. |
|
|
 |
romeucr 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 03, 2013 2:31 pm Assunto: |
|
|
Pois é Tiago... depois da experiencia eu pensei em utilizar os famosos pratinhos com água... mas com um saco plástico protegendo contra a dengue...
Ou então usar a estufa de saco plastico mesmo. Havia um vasinho com uma primavera (já morta) q deixei na estufa para ver se a água evaporava... a terra ficou bem mais húmida do que as que deixei fora. |
|
|
 |
romeucr 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 04, 2013 7:28 am Assunto: |
|
|
Das mudas, as folhas não caíram. devo retirá-las? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Jan 04, 2013 10:42 am Assunto: |
|
|
Romeu escreveu: | Das mudas, as folhas não caíram. devo retirá-las? |
Não, Romeu! Não retire, ajudarão na recuperação da planta. Normalmente se retira em casos de doença ou pragas!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
romeucr 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 04, 2013 2:39 pm Assunto: |
|
|
É mesmo? ajudam?
Eu achava exatamente o contrário.. que as folhas roubasse energia da planta... vou deixá-las então.
obrigado Élio! |
|
|
 |
|