FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Algodoeiro-da-índia (Hibiscus tiliaceus)
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESPÉCIES USADAS PARA BONSAI
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
André Rocha
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 07/01/13
Mensagens: 185
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Seg Jan 07, 2013 11:56 pm    Assunto: Algodoeiro-da-índia (Hibiscus tiliaceus) Responder com citação

Boa noite, pessoal!

Resolvi entrar numa empreitada de testar um bonsai num algodoeiro-da-índia. Eu não sei se vocês conhecem essa espécie, mas ela é comum nas praias por aqui, ostentando suas flores amarelas de interior escurecido.

O motivo é com relação à memórias da minha infância e da minha família. Essa árvore esteve presente em nossa família durante muito tempo.

Postarei as seguinte fotos pra ilustrar meu encantamento e segue, após estas, uma breve ficha.







Ficha:
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Malvales
Família: Malvaceae
Género: Hibiscus
Espécie: Hibiscus tiliaceus

"O algodoeiro-da-praia, algodoeiro-da-índia ou majagua (Hibiscus tiliaceus) é uma árvore de até 10 metros da família das malváceas. Originário das ilhas do Pacífico, já está disseminado mundialmente nos trópicos e subtrópicos, sendo até considerado planta daninha em algumas situações. No Brasil é cultivado pela ornamentabilidade. Possui semelhanças com o H. pernambucensis.

Informações Botânicas
Folha

Típica do gênero, se torna mais alongada próxima ao final de um ramo em flor. Possui as estípulas típicas largas na base da haste. Folhas cordiformes, grandes flores amarelas, com o centro grená.
Flor

Amarela com uma mancha vermelho-castanha no centro da flor. Quando o pedúnculo aponta para cima, é sinal que vai abrir; tal abertura se dá pela manhã e, no fluir do dia, caem e se conservam embaixo da árvore por mais um dia, avermelhando-se aos poucos. No inverno podem durar até dois dias na planta. Os estigmas são vermelho-escuros e com as pontas arredondadas, uma das diferenças com a outra espécie semelhante.

Os frutos capsulares, nativa da Índia, naturalizada no Brasil e especialmente cultivada como ornamental e para arborização, bem como pela madeira e fibras extraídas da casca e por propriedades emolientes das folhas e flores.

Também conhecida pelos nomes de aguaxima-do-mangue, algodoeiro-da-índia, algodoeiro-da-praia, baru, embira, embira-do-mangue, guaxima-do-mangue, ibaxama, manhoco, quiabo-do-mangue e uacima-da-praia."

Fonte: Wikipedia

Bem, eu não sei muito dos problemas que enfrentarei com essa espécie, mas acredito que a não redução das folhas será uma delas. Já li algo a respeito.

Me desejem sorte e me ajudem! Very Happy
Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
TheThality



Registrado: 20/12/12
Mensagens: 66
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Ter Jan 08, 2013 10:20 pm    Assunto: Responder com citação

Olá André,

acho que desafios são sempre bons! Vai ser interessante acompanhar um projeto que se assemelha um pouco com o que eu estou trabalhando (no meu caso, um algodoeiro-americano).

Vc já pesquisou se existem bonsais de algodoeiro-da-índia?

Como pretende obter a planta? Sementes, muda, algum outro método? Já começou ou ainda está nas pesquisas?

Espero que obtenha sucesso e coragem para não desistir!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
André Rocha
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 07/01/13
Mensagens: 185
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Ter Jan 08, 2013 10:38 pm    Assunto: Responder com citação

Então TheThality,

eu tenho pesquisado sobre, mas ainda não descobri nenhum bonsai que tenha sido feito especificamente com essa espécie. Por isso, à medida que a planta for crescendo, eu vou testando as técnicas e me baseando nos trabalhos em bonsais da família das Malvaceae e também no desenvolvimento da sua. Acho que assim vai dar pra gente passar a conhecer as dificuldades, pontos fortes e fracos, etc.

Eu to pensando em obtê-la por um yamadori de uma árvore bem desenvolvida que tem aqui no meu bairro. Ela está enorme e linda demais! Daí farei a estacas com hormônio enraizador e depois vaso grande mesmo.

Infelizmente, como moro em apartamento, não vai ter como usar escorredor/mamadeira porque ocuparia muito espaço e seria chato ficar trocando de lugar o tempo todo. Vai ter que ser vaso grande ou bacia mesmo. Acho que tá de bom tamanho!

Isso aí, vamos perseverar! To de olho no seu projeto também! Smile
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
TheThality



Registrado: 20/12/12
Mensagens: 66
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Ter Jan 08, 2013 11:05 pm    Assunto: Responder com citação

Então avise-nos quando obter a planta, e poste fotos também!
Temos outro problema em comum. Também moro em apartamento. Falta de espaço, em alguns casos baixa incidência solar, inexistência de solo para crescimento livre das plantas são algumas dificuldades que certamente quem mora em apartamento deve ter. Mas a vontade de cultivar é maior e acabamos dando o nosso jeitinho. Faremos o que for possível ^^
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESPÉCIES USADAS PARA BONSAI Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil