FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Uva-japonesa
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
RedOak
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 13, 2007 6:28 pm    Assunto: Uva-japonesa Responder com citação

Amigos, alguém tem foto de bonsai de uva-japonesa (Hovenia dulcis)? Tem muita árvore dessa aqui e elas ficam bem legais no outono. Tenho mudas em treinamento mas alguns problemas que eu venho encarando é no tamanho das folhas que são grandes e internós distantes. Alguém com experiência para ajudar? Smile
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 14, 2007 10:48 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

RedOak, tenho duas mudas, sendo uma alporque da outra, que estou treinando a duras penas há cinco anos, visando formar algo decente. Faço ao menos uma desfolha por ano, visando reduzir o tamanho das folhas. Essa planta vai melhor na sombra que no sol, vez que o calor forte aqui no planalto central a deixa com as folhas murchas e só após a rega diária (que começo as 17:30) e que voltam um pouco à ativa. Shocked

Uma está em uma bacia plastica, e tentei fazer um tronco escavado, mas não ficou muito natural. Deixei para terminá-lo em outra oportunidade e passei a trabalhar mais na estruturação dos galhos, visando formar copas sobrepostas (o velho e bom "patamar"), com relativo sucesso. Shocked

A outra está numa lata dessas grandes, com raízes vazando o fundo. Ainda etudo o que fazer com ela. Talvez reduza um pouco seu tronco e tente um moyogi. Shocked

Ambas estão acondicionadas em substrato drenante (caco de telha+pedrisco+terra granulada e um pouco de terra vegetal tipo Plantax). Adubo periodicamente a cada 45 dias, com a velha dobradinha TM+FO. Ao aramar, fique atento para não passar do período e marcar os galhos. Aliás, perde muito galho, que seca sem nenhuma razão aparente. Shocked

Verei se me lembro de tirar fotos e postar para voce ver como estão, ok? Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Eunice C

MensagemEnviada: Seg Jan 14, 2013 8:34 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

nickyfury escreveu:
RedOak, tenho duas mudas, sendo uma alporque da outra, que estou treinando a duras penas há cinco anos, visando formar algo decente. Faço ao menos uma desfolha por ano, visando reduzir o tamanho das folhas. Essa planta vai melhor na sombra que no sol, vez que o calor forte aqui no planalto central a deixa com as folhas murchas e só após a rega diária (que começo as 17:30) e que voltam um pouco à ativa. Shocked

Uma está em uma bacia plastica, e tentei fazer um tronco escavado, mas não ficou muito natural. Deixei para terminá-lo em outra oportunidade e passei a trabalhar mais na estruturação dos galhos, visando formar copas sobrepostas (o velho e bom "patamar"), com relativo sucesso. Shocked

A outra está numa lata dessas grandes, com raízes vazando o fundo. Ainda etudo o que fazer com ela. Talvez reduza um pouco seu tronco e tente um moyogi. Shocked

Ambas estão acondicionadas em substrato drenante (caco de telha+pedrisco+terra granulada e um pouco de terra vegetal tipo Plantax). Adubo periodicamente a cada 45 dias, com a velha dobradinha TM+FO. Ao aramar, fique atento para não passar do período e marcar os galhos. Aliás, perde muito galho, que seca sem nenhuma razão aparente. Shocked

Verei se me lembro de tirar fotos e postar para você ver como estão, ok? Very Happy

Olá, Nickyfury.

Você ainda tem essas plantas? Tirou alguma foto, rs... Posta pra gente ver!

https://www.facebook.com/eunice.castilho.16

"O único lugar onde sucesso vem antes do trabalho é no dicionário."
Albert Einstein
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 14, 2013 9:18 pm    Assunto: Responder com citação

Tenho umas imagens de um pré que guardei, até acho que retirei do Fórum e sinceramente eu não lembro ao certo de quem são, mas até penso que são do Nicky, não???
Seguem...

Em nossa região esta planta se tornou uma invasora incontrolável da mata nativa, podendo ser considerada uma praga. Talvez por esta 'discriminação' até hoje não peguei nenhuma para trabalhar como bonsai, apesar de existir ao milhares e todo mundo estar louco para que sejam retiradas....Quem sabe no p'roximo nverno retiro alguma...
abraço
André Rocha
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 14, 2013 9:22 pm    Assunto: Responder com citação

Eu gostei da formação do nebari dessa planta e do tronco rugoso também. Fiquei com vontade de conseguir uma até, mas o Nicky me deixou assustado com a dificuldade com que se enfrenta com ela...
Eunice C

MensagemEnviada: Ter Jan 15, 2013 7:52 pm    Assunto: Responder com citação

Pois é, pesquisando sobre a espécie, vi mesmo que se trata de uma invasora que tem causado sérios problemas a nossa biodiversidade, mas mesmo assim, não consigo desgostá-la, creio que me lembra o doce sabor da infância, rs...

Além do que, a árvore não tem culpa, as pessoas é quem devem tomar cuidado com o que planta e onde planta, não é mesmo?

Valeu pelas fotos, Elio Luis.

https://www.facebook.com/eunice.castilho.16

"O único lugar onde sucesso vem antes do trabalho é no dicionário."
Albert Einstein
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: