|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Bertassoni
Registrado: 16/11/12 Idade: 38 Mensagens: 42 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qua Jan 16, 2013 11:38 pm Assunto: Ajuda com Caliandra |
|
|
Boa amigos,
Eu fiz um Yamadori diferente, arranquei uma caliandra do chão no método bruto, peguei e puxei, não havia tempo nem ferramenta para remover com maior cuidado. Relaxem, eu não roubei caliandra de ninguém! Pra agravar, ela só foi transplantada umas 12 horas depois, quando houve tempo disponível, nesse meio tempo, só borrifei água nas raízes.
Vejam:
Raízes. Consegui ainda com capilares, pode parecer pouco, mas não foi fácil arrancar do chão.
Ela no vaso, 60% areia grossa e 40% de terra.
O problema, que agora as folhas estão secando... Nem se fecham mais.
Aguardo ajuda dos mais experientes, por favoooorrr! |
|
|
 |
Roberto C C Pires

Registrado: 17/01/12 Idade: 34 Mensagens: 43 Localização: Aracaju-SE
|
Enviada: Qui Jan 17, 2013 1:09 am Assunto: |
|
|
Olá!
Rapaz, eu não sou um dos experientes, mas creio que você fez o que qualquer um aqui poderia ter feito e não há mais o que ser feito. Sabiamente você usou um substrato bastante permeável e com granulometria boa que, segundo o que tenho lido aqui mesmo neste fórum os mais experientes dizerem, é bom para a oxigenação e o desenvolvimento das raízes, e plantou num vaso de bom tamanho. Creio que a murchação das folhas se deva a "brutalidade" rsrs empreendida para o transplante que fez a planta perder muitas raízes além da mudança drástica de substrato. O certo seria você tirar a planta com o torrão assim ela não sentiria muito. Esse processo foi quase uma estaquia. Talvez ela perca essas folhas e agora é só esperar por novas brotações, creio que não há mais o que ser feito. Repito, não sou um dos experientes, mas o que disse foi baseado em algumas coisas que li e tento aprender deles aqui. Esperemos que um deles se manifestem.
Abraços e boa sorte com a planta! |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Qui Jan 17, 2013 7:35 am Assunto: |
|
|
Agora é esperar,
tome cuidado para não encharcar o substrato,
as folhas costuma cair mesmo pois ela perdeu muitas raiz. _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
Bertassoni
|
Enviada: Qui Jan 17, 2013 9:48 am Assunto: |
|
|
Obrigado pela atenção pessoal, eu fiz uma estaca de caliandra que não deu certo, coloquei na areia como dizem os mais experientes e ela ficou escura, creio que podre a parte de baixo... Com nenhuma raiz, nao quero perder essa caliandra do tópico também. Como eu arranquei com raiz e tudo, estava com muita espectativa de dar certo, agora volto a confiar no resultado positivo. |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Qui Jan 17, 2013 10:10 am Assunto: |
|
|
so tome cuidado com a água.
mantenha úmido nunca encharcado. _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Jan 17, 2013 1:18 pm Assunto: |
|
|
Bertassoni, como o pessoal já colocou: Agora nada mais a fazer! Não deixar o substrato encharcado é fundamental.
Veja, vc cometeu alguns pecados nesse yamadori:
1. Época incorreta ( o ideal é final do inverno; início da primavera)
2. Não foi muito cuidadoso ao retirar (o ideal é retirar com o torrão e máximo de raízes). Embora não pareça a Calliandra tem raízes sensíveis.
3. O replante deveria ser imediato para evitar morte de capilares por desidratação.
O substrato está bom!
É isso véio, errando também se aprende!!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Bertassoni
|
Enviada: Qui Jan 17, 2013 1:37 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Elio, sua opinião é sempre fundamental pros iniciantes hehe. Terei todo o cuidado para não perder a planta. Agradecido. |
|
|
 |
Claudio Clementino 1.o PASSO

Registrado: 22/05/12 Idade: 27 Mensagens: 184 Localização: Salgueiro-PE
|
Enviada: Dom Jan 20, 2013 1:38 pm Assunto: |
|
|
Se eu fosse vc eu deixaria apenas uma folha em cada galho. |
|
|
 |
matheus kochem
|
Enviada: Dom Jan 20, 2013 5:53 pm Assunto: |
|
|
cara eu já tentei vários yamadoris de caliandra , e descobri uma coisa , ela só aceita os yamadoris no peri udo de dormência (aqui inverno) e quando grandes q n é o caso da sua apenas com sangria ,a noticia q tenho pra lhe dar n é das melhores acho bem improvável dela conseguir se salvar :/ eu só ano passado perdi 3 de uma vez só por fazer em época erada , ate parece algo estranho pq ele é uma planta q ate mesmo por estaquias pega com super facilidade ou de alporquia tmbm mas de yamadori ela n aceita, mas mesmo assim desejo sorte ... |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jan 20, 2013 6:53 pm Assunto: |
|
|
O Matheus tem razão e existe uma explicação para isso. É que, embora não pareça, a Calliandra tem raízes sensíveis, não dá para abusar!
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Bertassoni
|
Enviada: Seg Jan 21, 2013 8:54 am Assunto: |
|
|
Isso é no mínimo interessante amigos, uma planta que suporta uma perda total de raízes (estaquia), mas que não suporta uma perda parcial (yamadori)?
Confesso que estou bem curioso para saber o porque.
Quando se faz a estaquia, a planta emite novas raízes, isso também não acontece no yamadori? |
|
|
 |
matheus kochem
|
Enviada: Seg Jan 21, 2013 9:31 am Assunto: |
|
|
isso tmbm me intriga ate hj , é algo mto estranho pq é a unica planta q conheço q faz isso , mas é a natureza heheheh , tomara q tenha alguém aqui com uma explicação , como o amigo já disso as raízes dela são sencivel , mas ao ponto de matar a planta ? é bem estranho , mas vamos ver c tem mais alguma explicação ... |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jan 21, 2013 10:11 am Assunto: |
|
|
Matheus e Bertassoni!
Existe uma explicação, sim!
Veja, quando vc faz uma estaca, seja de ponteiro ou basal, acontece 2 coisas:
1. A estaca deve ser fina, no máximo da grossura de um lápis.
2. Vc corta a estaca ou seja, vc expõe a casca viva e, principalmente, o Cambium, que é aquela pelezinha fina, esverdeada, por baixo da casca e é dele que nascem novas raízes.
NO caso do Yamadori vc não corta o tronco ou galho vc corta raízes, principalmente as ciliares, ou seja, o cambium não se expõe para gerar novas raízes.
Ainda, no yamadori o tronco é bem mais grosso e, como regra geral, não vamos incentivar o cambium a gerar raízes mas sim, incentivar as raízes a emitirem novas raízes ciliares, o que é um pouco diferente.
Claro existe uma grande diferença entre espécies!
Vamos a alguns exemplos:
1. Ultra sensíveis: Érica-se fizer yamadori ou estaquia é morte certa
2. sensíveis: Calliandra, se fizer fora de época o sucesso é ínfimo
3. Resistentes: Ligustrum, Bougainvíllea-sucesso garantido.
Será que compliquei mais?
|
|
 |
matheus kochem
|
Enviada: Seg Jan 21, 2013 11:16 am Assunto: |
|
|
boa explicação valeu |
|
|
 |
Bertassoni
|
Enviada: Seg Jan 21, 2013 11:28 am Assunto: |
|
|
Não Elio, foi ótima a explicação. A coisa que eu mais gosto no cultivo, é a moderada manipulação da natureza e a ciência envolvida.
O único problema é que uma pergunta respondida, pode dar imaginação a novas questões. (: |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|