FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Sugestão de estilo e manuseio para acerola
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Renan Alves Santos

MensagemEnviada: Ter Nov 27, 2012 8:04 pm    Assunto: Sugestão de estilo e manuseio para acerola Responder com citação

Não tenho muita experiencia, porém admiro muito a arte bonsai. Coletei essa acerola e preciso de algumas dicas de como proceder a partir de agora! .. desde já agradeço! Smile

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
wellingtonfonsecan
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Nov 27, 2012 9:43 pm    Assunto: Responder com citação

Bom Renan lhe aconselharia deixar crescer mais um pouco, cuide para que ela continue crescendo, por agora eu me importaria apenas com adubaçao para crescimento e engrossamento do tronco e um bom solo, vai a dica use o escorredor e a mamadeira ou um vaso grande, depois que ela estiver forte e com uma boa brotaçao começaria as intervençoes de estilo e aramaçao, tendo paciencia certamente irá chegar ao fim que deseja, sabemos da impaciencia nessa fase mas é preciso esperar e apenas cuidar para que cresça com vigor, é isso Irmao Abraços!!!
Renan Alves Santos

MensagemEnviada: Qua Nov 28, 2012 8:57 am    Assunto: Responder com citação

ok Wellington, ela (a planta) já se encontra no escorredor, estou esperando uma boa quantidade de raízes sair pelos furinhos para aí sim coloca-la na mamadeira! Você tem alguma dica de adubação para a mamadeira? Se souber também algum link onde eu possa ver todos os estilos existentes de bonsai para que eu possa ver qual daria mais certo com a minha!

obg pela atenção, grande abraço!
Chalita

MensagemEnviada: Qua Nov 28, 2012 10:18 am    Assunto: Responder com citação

Olá Wellignton, sobre estilos de bonsai há muitos sites sobre o assunto, como esse por exemplo:

http://www.projetobonsai.com/estilos-de-bonsai/

Sobre mamadeira aconselho dar uma lida nesse tópico:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=21048&highlight=escorredor+mamadeira

Abraços

Takasui, mestre zen
Renan Alves Santos

MensagemEnviada: Qua Nov 28, 2012 10:42 am    Assunto: Responder com citação

Valeu amigo! .. tenho mais algumas dúvidas quanto a referencia do arame ultilizado na aramação do bonsai, tem algum texto sobre isso ?

Grato.!
Chalita

MensagemEnviada: Qua Nov 28, 2012 10:52 am    Assunto: Responder com citação

Dá um lida nesse tópico, muito esclarecedor sobre o assunto:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=21408&highlight=bitola

Abraço

Takasui, mestre zen
Renan Alves Santos

MensagemEnviada: Qui Nov 29, 2012 9:47 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu irmão! obrigado! Very Happy
Renan Alves Santos

MensagemEnviada: Qui Dez 27, 2012 2:09 pm    Assunto: Responder com citação

Um pouco impaciente, rsrs, resolvi dar sinuosidade para os galhos dessa acerola visando o estilo vassoura! Fiz a desfolha total e vou esperar a aparição de novos brotos pra uma futura copa! A planta é jovem e eu com minha ansiedade de principiante não me contive! Criticas e sugestões são bem vinsar, obg! Very Happy

ROGÉRIO DIAS
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 27, 2012 4:31 pm    Assunto: É Responder com citação

VC TEM QUE DEFINIR GALHOS E TRONCOS,,,OS TRONCOS NÃO DEVEM TER MOVIMENTO SUPERIOR MAIOR DO QUE O MOVIMENTO INFERIOR.OS GALHOS DEVEM SEMPRE SER ARAMADOS DANDO MOVIMENTOS LATERAIS E PARA BAIXO.
Renan Alves Santos

MensagemEnviada: Sex Dez 28, 2012 10:22 am    Assunto: Responder com citação

Nossa, muito obrigado pelas dicas Rogério, será que você não poderia fazer uma projeção com alguma ideia sua para essa planta? Acho que ala cairia bem no estilo ereto informal ultilizando a sinuozidade natural do tronco principal! o que acha?
ROGÉRIO DIAS
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Dez 28, 2012 3:04 pm    Assunto: É Responder com citação

PUTZ,,,,NÃO SEI MEXER EM PROJEÇÕES,,,DESCULPE,,,RSRSRSR,,,BOM ESTILO PRA SUA ACEROLEIRA,,,MAS DIGO PRA VC NÃO SE PRENDER A ESTILOS.SE UMA PLANTA NÃO DER PRA FAZER NENHUM ESTILO DO BONSAI JAPONÊS,DEIXE SUA PLANTA ESCOLHER COMO ELA QUER CRESCER,,,VÁ APENAS CONDUZINDO POR UM MELHOR CAMINHO.SE FOSSE MINHA TBM,,,COLOCARIA NA MAMADEIRA POR ALGUNS ANOS...DEMORA,,MAS A RECOMPENSA É MUITO BOA.
Renan Alves Santos

MensagemEnviada: Sex Dez 28, 2012 11:48 pm    Assunto: Responder com citação

obrigado pela atenção Rogério! boa dica, ao invés do escorredor coloquei ele em um vaso maior.. também serve? abraços!
wellingtonfonsecan
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Dez 29, 2012 11:12 pm    Assunto: Responder com citação

É isso ai concordo com meu irmao Rogerio tenho pensado sobre estilo e tenho chegado a esta conclusao as vezes nos prendemos aos estilos definidos e acabamos por interromper um estilo que cada arvore tende a se mostrar, penso muito nesta hipotese quando penso em flamboyant, nao é uma critica ou uma revoluçao contra os estilos definidos é apenas um estilo a mais que se mostra em determinadas arvores que tende a ser diferentes dos estilos definidos... dessa forma creio que buscar um estilo é valido, porem descobrir novas formas de acordo com cada arvore é mais valido ainda...

Quanto ao adubo, eu uso esterco de vaca, porem se nao tiver use osmocote que tambem é bom, no mais sucesso Irmao! Abraços!!!
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Dez 29, 2012 11:46 pm    Assunto: Responder com citação

Renan,
Você precisa ver que a forma que aramou os galhos da sua planta não condizem tão bem com uma árvore já em estado adulto. Não falo aqui que você deve se prender a vários estilos estipulados pelos orientais de uma maneira geral. Você deve seguir o que lhe convier. No entanto, existem parâmetros nos estilos predefinidos que condizem com a realidade.

Vemos que você pegou alguns galhos mais próximos do nebari e os colocou direcionados no sentido vertical, onde na natureza isso é pouco comum... Digo isto visando um possível estilo que vejo na sua planta, que no caso deriva ser o moyogi ou um shakan, ao meu ver.

Bom, o que gostaria de dizer, e declaro isso com uma sugestão e não como uma critica, é que seria interessante você criar um catalogo de imagens, ou ao menos pesquisar pela internet para ver alguns exemplares que já são consagrados como bonsai.

Deixo aqui um link onde podemos ver algumas imagens boas de bonsai que servem como referencia, e não por coincidência temos exemplares de acerolas! Wink

https://plus.google.com/photos/112195448225005404303/albums?banner=pwas

Um grande abraço e mantenha sempre o estudo acima de tudo, para não perder temo ao cultivo. Entretanto o erro é iminente. Mas acompanho o raciocínio de um randde bonsaista da minha região, sr. Luiz Galvão, onde fala que matar uma planta não deve ser considerado como parte do cultivo do bonsai. Não que você venha a fazer isso. Very Happy

Ah, e acate o conselho dos amigos em plantar ela numa bacia ou colocar na mamadeira para engrossar o tronco. Repare esse detalhe nas imagens do link acima.

Grande abraço.
Renan Alves Santos

MensagemEnviada: Seg Dez 31, 2012 10:26 am    Assunto: Responder com citação

Nossa galera, agradeço muito as dicas de vocês, muito obrigado mesmo! Seguindo a dica do Aguiar procurei um bonsai que achei interessante e estou seguindo-o como base.

Nebari

Bonsai escolhido como base

Wellignton, Aguiar, Rogério o que acham? o estilo está definido e a acerola já está em intensa brotação, qualquer dica, critica e sugestão é super bem vinda! abraços!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: