Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Carlos Lima

Registrado: 03/12/12 Idade: 42 Mensagens: 17 Localização: Campos dos Goytacazes-RJ
|
Enviada: Sáb Jan 26, 2013 9:54 pm Assunto: Trabalhando c/ Pitangueira |
|
|
Olá galera! Estou com esse.. não sei dizer se posso chamar de Pré-bonsai, mas.. estou trabalhando nesse pé de pitanga já 1 ano mais ou menos.
Estou querendo já defolha-lo.
Agora minha dúvida é:
será que já posso fazer isso?
será que posso fazer isso agora no verão?
Se alguém puder me dá umas dicas..

Editado pela última vez por Carlos Lima em Sáb Jan 26, 2013 10:33 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

Registrado: 05/01/11 Idade: 39 Mensagens: 153 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sáb Jan 26, 2013 10:02 pm Assunto: |
|
|
Boa noite, meu amigo. Qual a tua intenção ao desfolhar esta muda? Para aumentar a ramificação da pitangueira, basta cortar entre os entrenós, via de regra ramificam lateralmente nas duas gemas logo abaixo.
Em minha opinião, o momento da tua muda é o de dar uma aramação levemente sinuosa para dar forma ao tronco, que deve crescer e engrossar bastante ainda. Somente após este crescimento acho válido, depois também de selecionados os galhos primários e após trabalho de ramificação da planta utilizar-se da desfolha para diminuição do tamanho das folhas.
Vamos ver o que os colegas mais experiente pensam.
Espero ter ajudado.
ABS _________________ ROBERTO FÁVARO
"Bonsai é uma das mais belas obras abertas, assim como as canções e o proferir das palavras." |
|
|
 |
Carlos Lima

Registrado: 03/12/12 Idade: 42 Mensagens: 17 Localização: Campos dos Goytacazes-RJ
|
Enviada: Sáb Jan 26, 2013 10:19 pm Assunto: Agradecimento |
|
|
Roberto Fávaro escreveu: | Boa noite, meu amigo. Qual a tua intenção ao desfolhar esta muda? Para aumentar a ramificação da pitangueira, basta cortar entre os entrenós, via de regra ramificam lateralmente nas duas gemas logo abaixo.
Em minha opinião, o momento da tua muda é o de dar uma aramação levemente sinuosa para dar forma ao tronco, que deve crescer e engrossar bastante ainda. Somente após este crescimento acho válido, depois também de selecionados os galhos primários e após trabalho de ramificação da planta utilizar-se da desfolha para diminuição do tamanho das folhas.
Vamos ver o que os colegas mais experiente pensam.
Espero ter ajudado.
ABS |
Muito obrigado amigo, valeu mesmo. Sua opinião para mim é super válido. |
|
|
 |
WFROTA 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 27, 2013 12:59 pm Assunto: |
|
|
Concordo com o Roberto |
|
|
 |
Carlos Lima

|
Enviada: Dom Jan 27, 2013 8:27 pm Assunto: Agradecimento |
|
|
WFROTA escreveu: | Concordo com o Roberto |
Muito Obrigado, valeu brother. |
|
|
 |
André Rocha 1.o PASSO

Registrado: 07/01/13 Mensagens: 185 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Dom Jan 27, 2013 8:46 pm Assunto: |
|
|
Mas a pitangueira aceita aramação no verão? _________________ Juniperus Procumbens |
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
|
 |
|