|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
O DRUIDA
Registrado: 05/05/09 Idade: 50 Mensagens: 28 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Dom Fev 03, 2013 8:42 pm Assunto: CUIDADO COM ALGUMAS PLANTAS!!! |
|
|
Boa noite colegas do forum
Não costumo postar muito(mas acompanho sempre q posso ) e venho através desse post alertar os colegas em relação aos perigos ocultos em algumas espécies.
Nunca imaginei que a bouganvillea(nossa popular primavera) fosse tóxica.E muito menos sabia que era alérgico a esse componente.O fato é q verifiquei um galho num exemplar grande,apresentando profunda podridão.Sempre cuidei p q essas podridões tão comuns nas bougas não evoluíssem,raspando,retirando e tratando os locais afetados.Varias vezes manipulei tt casca ,qto cerne com seiva.Nunca senti absolutamente nada.Até semana retrasada.
Passei a makita com escova de aço, ja q era um galho bem grosso,e com makita todo mundo sabe:a farofa voa p tudo q é lado.
Graças a Deus estava com óculos de proteção e uma máscara cirúrgica(q foi a 1a vez q usei...nem sei o motivo).Depois de 1 hora do trabalho realizado,em cada local do meu corpo onde caiu uma serragem de bouganvillea,levantou uma bolha...com prurido MUITO intenso.Ao redor dos óculos,braços e principalmente pernas e pés,sem sacanagem,fiquei deformado...fui pro PA imediatamente e quando o medico fazia perguntas eu nem me toquei q pudesse ser da planta afinal,ja estava habituado a mexer com ela.Até q ele me perguntou se eu havia entrado em contato com plantas tóxicas,,,citou as conhecidas:comigo-ninguem-pode,quaresmeira,aroeira...depoios azalea e primavera!!!Ae eu gelei...falei do ocorrido e ele me aplicou um anti-alergico e receitou duas pomadas com corticóides...Até hj ainda sinto coceiras...mas infinitamente mais suaves.E o médico alertou p o seguinte:vc pode mexer,manipular,ingerir a substancia alergênica durante a vida toda...até o dia q aquilo causa uma reação...é imprevisível.
Colegas,fica aqui meu depoimento com um pedido:muito cuidado com certos procedimentos,especialmente com aquelas plantas q ja sabemos ter um certo grau de toxicidade.E jamais abram mão dos equipamentos de segurança....p qq intervenção.
Grande abraço |
|
|
 |
Luiz Andriani 2.o PASSO

Registrado: 15/01/13 Idade: 42 Mensagens: 251 Localização: Navegantes-SC
|
Enviada: Dom Fev 03, 2013 9:36 pm Assunto: |
|
|
Muito útil seu comentário, vlw |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Dom Fev 03, 2013 11:19 pm Assunto: |
|
|
Rapaz, eu sou altamente alérgico e tenho varias bougainvílleas... fiquei até com medo agora.
vou deixar até um antialérgico de plantão aqui...
O DRUIDA, como vc pretende trabalhar suas bugas agora?
o medico deu alguma dica pra que possamos manipular a planta sem riscos?
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
O DRUIDA
|
Enviada: Seg Fev 04, 2013 6:19 am Assunto: |
|
|
Filipe
Ele foi muito claro:quando se trata de alergia,devemos evitar o contato com o agente alergênico.
Só q eu precisava tratar a escavação q eu havia feito...então com luvas (de latex por baixo da luva de tecido)passei a calda misturada com vaselina quente,usando um pincel comprido...
não deu nada
Creio eu haver algo na seiva...
O duro é q tenho uns tocos grandes la...vou acabar me desfazendo...
Abraço |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Seg Fev 04, 2013 2:03 pm Assunto: É |
|
|
NORMALMENTE A ALERGIA É DO PÓLEM DAS FLORES,,,TIRA AS FLORES.E TBM DA SERRAGEM QUANDO TRABALHAMOS,,AÍ NÃO TEM COMO TRABALHAR MADEIRA MORTA... _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Fev 11, 2013 12:32 pm Assunto: bonsai |
|
|
Independentemente de qualquer ação intervencionista que fizermos em nossas plantas, vale sempre ressaltar a importancia de se proteger adequadamente antes de proceder a isso, justamente para evitar que nos firamos ou causemos algum malefício a terceiros próximos a nós. O importante é usar óculos de proteção, incluso podemos até mesmo apelar para aqueles mais completos, usados pelo pessoal que trabalha na jardinagem de praças e jardins, que vem acoplado a uma mascara facial e capacete.
Luvas é um item que todos temos de ter e usar, não importa o tipo de trabalho a ser executado. Os japoneses há muito que praticam o bonsai usando luvas de tecido leve, o que não os impede de maneira alguma de realizar magnificos trabalhos no bonsai. Se vale para eles, vale para todos. As luvas são recomendadas não apenas por causa da toxidade presente na casca, folhas, frutos e raizes de determinadas plantas, mas principalmente em sua seiva. Algumas plantas têm uma toxidade altamente corrosiva na seiva, como o ficus por exemplo:
Uma das plantas com a seiva mais agressiva que se tem notícia é a piracanta. Em lingua inglesa é denominada "Espinho de fogo", por causa da toxidade presente nas pontas de seus espinhos. Qualquer um que tenha manejado a espécie e tenha sofrido com a ponta de um espinho no dedo ou na mão, saberá do que estou referindo.
[img]http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTRarIZoX906qOugdAe3xhXbdC_iehqCSXZSmuPEc8XKqcl06tQyg[/img]
Além da toxidade presente em algumas espécies, ainda temos que salientar a que advém de insetos e outras pragas. Há poucos dias, por exemplo, sofri "queimadura" em alguns dedos da mão esquerda por ter encostado, inadvertidamente num tipo de taturana, chamada popularmente por largata de fogo, cujos pelos descarregam toxinas poderosas quando o inseto é tocado, causando imenso desconforto na região atingida. Na ocasião, nem avistei o "bicho", mas sei que a causa foi meu toque em seus pelos nocivos. A que eu toquei era parecida com essa:
[img]http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT4_ScO_UQkPPXJ0-xQ1Y0E9DOt8chTNhbGRlyx5gnFZNchFAER[/img]
Detalhe: não estava trabalhando com a planta, mas fazia adubação com osmocote no momento e nem cheguei a sentir nada de imediato, vez que a ação da toxina é lenta e demorou um pouco até que eu começasse a sentir seus efeitos maléficos.
Então, temos que nos precaver sempre, com o uso de luvas, óculos de proteção, cobertura para a cabeça e, dependendo do trabalho, proteção integral para o rosto. Usar roupas grossas e de mangas compridas, calça comprida e sapato ou bota de cano é tambem um ótimo recurso a que não devemos nos permitir ficar sem.
Parece complicado fazer bonsai com todo esse aparato e essa indumentária. Mas observemos que jardineiros vem fazendo uso desses instrumentos protetores há vários anos, então creio que temos, tambem nós, que usar sem reclamar. Ou, então, reclamar a posteriori, quando sofrer uma agressão como a que relata o nobre colega "Druida", ou mesmo eu com a taturana oblíqua (nome pomposo para essa variedade):
[img]http://farm4.staticflickr.com/3066/3113823273_21752ce83e_z.jpg?zz=1[/img]
Aqui o resultado da ação danosa do veneno dessa taturana:
Maiores informações sobre as taturanas:
http://www.treklens.com/gallery/South_America/Brazil/Southeast/Rio_de_Janeiro/Angra_dos_Reis/photo478220.htm _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Seg Fev 11, 2013 8:15 pm Assunto: |
|
|
Resalto,alem dos cuidados com plantas nocivas , o perigo de ferramentas cortantes , muito mais ainda perigosas são as eletricas . Carrego para o resto dos meus dias uma enorme cicatriz( ainda bem que ficou apenas a cicatriz) no joelho direito resultado de um disco dentado colocado numa lixadeira...
Por sorte não atingiu nervos ou arterias...
Desde então só manuseio ferramentas elétricas munido de luvas e de maneira alguma ingiro bebidas alcoolicas durante os trabalhos.
Gato escaldado tem medo até de agua fria. |
|
|
 |
O DRUIDA
|
Enviada: Dom Fev 17, 2013 6:47 pm Assunto: |
|
|
Pois é minha gente
Os riscos estão por aí e nem sequer imaginamos onde.
O q me senti na obrigação de alertar foi,nem tanto a ação negligente na utilização das power tools ,ou perigos ocultos como o colega Nickyfury nos citou.As vezes o perigo está DENTRO da gente mesmo,como no caso dos antígenos alergênicos.
Agora em termos de negligência,embora saibamos da necessidade da proteção,temos vários exemplos internet a dentro,de grandes mestres sem a menor preocupação em utilizar equipamentos de proteção.
Nesse video vemos Kimura e Liporace sem luvas,sem nenhum tipo de proteção facial(apenas um par de óculos cada um,q não me parecem ser prrotetores)operando uma serra eletrica:
http://www.youtube.com/watch?v=yWgvIn_1NWY
Nesse outro vemos Kevin Willson com fresas samurai na mesma situação:
http://www.youtube.com/watch?v=0LN37ipC39E
Tem Kobayashi,Potter e varios outros...
Acho q o bom senso deveria nos guiar sempre...ninguem vai fazer trabalho de aramagem com luvas de couro,mas pelo menos ao lidar com esse tipo de equipamento...sim.E na minha opinião,o exemplo deveria vir de cima... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|