Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marcos Roberto

Registrado: 17/01/13 Idade: 49 Mensagens: 69 Localização: Uberlândia-MG
|
Enviada: Ter Jan 22, 2013 10:39 pm Assunto: Buxinho encontrado em um viveiro |
|
|
Pessoal, este buxinho estava se recuperando a mais de 6 meses em um viveiro, estava à meia-sombra.... agora, esta com algumas brotações.....o que fazer por agora para melhorar ainda mais a sude dele? Quando posso começar a trabalhar?
Dê sugestões e ideias por favor.
segue as fotos:
Apesar de ter que esperar mais um pouco..... alguém poderia fazer uma projeção de como poderia ficar optando com trabalho de madeira morta?? Fiquem à vontade para dar opiniões... sei que tenho muitas possibilidades, são tantas que fico perdido rsrsrsr
Editado pela última vez por Marcos Roberto em Qui Fev 14, 2013 10:14 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
matheus kochem
|
Enviada: Ter Jan 22, 2013 11:55 pm Assunto: |
|
|
cara eu já meche-ria nele mas n sei nem por onde começaria , vamos dei char alguém mais experiente ai pra lhe dar uma opinião melhor mas bela planta tem futuro ... |
|
|
 |
André Rocha 1.o PASSO

Registrado: 07/01/13 Mensagens: 185 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qua Jan 23, 2013 8:10 am Assunto: |
|
|
Marcos Roberto,
Eu acho que você deveria começar a buscar um Nebari nesse buxinho, lançando mão, quem sabe, de uma alporquia, que pode ser feita nesse vaso mesmo, já que o tronco parece estar muito enterrado.
E o estilo, já tem algo definido ou vai esperar um pouco mais?
Abraço |
|
|
 |
Marcos Roberto

|
Enviada: Qua Jan 23, 2013 4:00 pm Assunto: |
|
|
André Rocha escreveu: | Marcos Roberto,
Eu acho que você deveria começar a buscar um Nebari nesse buxinho, lançando mão, quem sabe, de uma alporquia, que pode ser feita nesse vaso mesmo, já que o tronco parece estar muito enterrado.
Abraço |
nem sei por onde começar, o que vc faria? |
|
|
 |
André Rocha 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 23, 2013 4:17 pm Assunto: |
|
|
Marcos,
eu também sou principiante, mas de tanto ler sobre o assunto, incluindo aqui no fórum, acho que to conseguindo aprender bastante.
Primeiro me diga como você chegou nessa planta. Foi um yamadori? É pra eu ter uma noção se ele já teve alguma intervenção drástica anterior. De antemão já te digo que os buxus são temperamentais e não toleram muitas intervenções simultâneas, principalmente agora no verão.
A desfolha, por exemplo, nunca pode ser total, ainda que seja feita na primavera, que é a estação ideal pra essa espécie. |
|
|
 |
Marcos Roberto

|
Enviada: Qua Jan 23, 2013 9:15 pm Assunto: |
|
|
André Rocha escreveu: | Marcos,
eu também sou principiante, mas de tanto ler sobre o assunto, incluindo aqui no fórum, acho que to conseguindo aprender bastante.
Primeiro me diga como você chegou nessa planta. Foi um yamadori? É pra eu ter uma noção se ele já teve alguma intervenção drástica anterior. De antemão já te digo que os buxus são temperamentais e não toleram muitas intervenções simultâneas, principalmente agora no verão.
A desfolha, por exemplo, nunca pode ser total, ainda que seja feita na primavera, que é a estação ideal pra essa espécie. |
André, esta planta eu já estava namorando um tempo.... é uma planta de viveiro bem antiga e pelo seu histórico, não foi de yamadori não.....é como aqueles buxos que tu consegue em viveiros... buxos desse porte chegam a 400 reais, este consegui por 150...... mas, por onde vc acha que devo começar? |
|
|
 |
André Rocha 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 23, 2013 11:18 pm Assunto: |
|
|
Rapaz, essa planta tem potencial pra muita coisa diferente. Ela tem muitos galhos e tal. Já vi gente fazendo vários Jins com eles e deu super certo, mas vou pesquisar melhor pra ti e amanhã posto aqui ok?
Vou até ver aqui no fórum também porque tem uma idéia bacana pelo que eu já vi por alto.
Se até lá você pensar em algo também, me avise ok?
Abraço |
|
|
 |
claudionor anacleto 2.o PASSO

Registrado: 18/01/10 Idade: 52 Mensagens: 289 Localização: Jaraguá do Sul-SC
|
Enviada: Seg Fev 11, 2013 8:03 pm Assunto: |
|
|
me parece uma planta bem velha,a dica é fazer uma etapa de cada vez,corte de galhos,transplante e poda de raiz,pois se fazer tudo ao mesmo tenpo poderá deixar aplanta debilitada,tens uma bela planta nas mãos,vai com calma para não correr o risco de perdela
abraços. _________________ "Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos." |
|
|
 |
Jamerson Pereira
Registrado: 11/06/12 Idade: 37 Mensagens: 94 Localização: Feira de Santana-BA
|
Enviada: Seg Fev 11, 2013 10:12 pm Assunto: |
|
|
Marcos Roberto,
Linda planta! Tão bela e cheia de potencial que eu também ficaria perdido, rs
Quanto ao estilo, não saberia opinar ainda... Mas eu percebi que vc tem dúvidas quanto à espécie e as intervenções a serem aplicadas. Eu já vi vários post aqui no forum sobre buxinhos e sugiro o link a seguir pois já te dá umas ideias:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=192702&sid=9152809a5458e00d53076590d2c39766
Abraços,
Jamerson _________________ "O principio da sabedoria é reconceher que é um aprendiz e ter Deus como conselheiro".
(Agnaldo Cavalcanti Matias) |
|
|
 |
Marcos Roberto

|
Enviada: Qui Fev 14, 2013 10:15 am Assunto: |
|
|
André Rocha escreveu: | Marcos Roberto,
Abraço |
Rapaz...não tenho nem ideia por onde começar... |
|
|
 |
Marcos Roberto

|
Enviada: Qui Fev 14, 2013 10:17 am Assunto: |
|
|
claudionor anacleto escreveu: | me parece uma planta bem velha,a dica é fazer uma etapa de cada vez,corte de galhos,transplante e poda de raiz,pois se fazer tudo ao mesmo tenpo poderá deixar aplanta debilitada,tens uma bela planta nas mãos,vai com calma para não correr o risco de perdela
abraços. |
pode perceber nas fotos, poucas brotações na parte baixa... os galhos estão muito altos... |
|
|
 |
luiz Fernando 2.o PASSO

Registrado: 15/11/05 Idade: 58 Mensagens: 278 Localização: Pirassununga SP
|
Enviada: Sáb Fev 16, 2013 11:31 pm Assunto: . |
|
|
Amigo Marcos tudo bem?
Como nossos amigos dizem o Buxinho ele é um pouco chato nas podas.
v. tem uma ótima planta eu não tiraria ela desse vaso a inda, inicialmente iria Baixando sua altura, sempre fazendo podas dos galhos e deixando sempre um broto p/ evitar dele secar, ate chegar uma altura que te agrade, e nos 3 galhos de Baixo faria madeira morta jin ou shari.
Ideia
[img] [/img] _________________ Um Abraço
Luiz Fernando
Aprendiz |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Dom Fev 17, 2013 10:28 am Assunto: |
|
|
Marcos eu iria com a sugetão do Luis Fernando vai rebaixando ele com cuidado para nao deixar os galhos sem folhas até consegui uma copa satisfatória só depois pensaria nas outra etapas. _________________ Um Lider sempre estará à frente dos seus lederandos para proteger...seja um lider em suas ações!!!! "O MUNDO AGRADEÇE" |
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

Registrado: 16/02/11 Idade: 65 Mensagens: 329 Localização: NOVO HAMBURGO-RS
|
Enviada: Dom Fev 17, 2013 10:58 am Assunto: |
|
|
Também acho a melhor opção.Ir baixando aos poucos.Pode alguns galhos bem baixos, mas sempre mantendo alguns brotos,quando estes se recuperem, pode outros, e assim vc vai baixando ele. _________________ Envelhecer é inevitável.Ficar velho é uma escolha. |
|
|
 |
Paulo R B de Medeiros 2.o PASSO

Registrado: 15/05/12 Idade: 30 Mensagens: 225 Localização: Manaus-AM
|
Enviada: Dom Fev 17, 2013 8:23 pm Assunto: |
|
|
abaixe aos poucos e aproveite a brotação mais baixa para dar forma a planta |
|
|