FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

ficus
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marcos Roberto

MensagemEnviada: Ter Jan 22, 2013 3:27 pm    Assunto: ficus Responder com citação

prezados;
Não tenho experiencia alguma, mas, algumas boas plantas. O que vcs fariam com esse ficus?

Infelismente, alguns cortes errados.....mas, o que da pra fazer?
Aguardo.
Marcos Roberto
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jan 22, 2013 3:40 pm    Assunto: Responder com citação

imagens grande de mais.

"eu" faria uma alporquia bem próximo a essa bolota que tem no tronco e recomeçaria a parte de baixo.

alporquia em fícus e segura e rápido.

a parte de cima tentaria fazer um mame sumo daqueles bem gordo...
nem sei se exite essa categoria rsrs.
(Charles Darwin)

Meu Facebook
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 30, 2013 5:19 pm    Assunto: Responder com citação

Marcos, para mim tens uma planta com bastante potencial, mas que se fosse minha eu a refaria totalmente.
Esta planta tem alguns defeitos a serem corrigidos. Atualmente vemos ela com um tronco bastante sinuoso no começo, porém a estrutura de galhos (vejo 3) saem da mesma altura, me lembrando a formação de um hokidashi. O problema é que um moyogi não deve ter os galhs saindo da mesma altura, pois deve dar a impressão de movimentação e equilíbrio na planta através dos galhos partindo de diversas direções. Já o hokidashi precisa ter um tronco ereto e não sinuoso. Uma das opções foi citada pelo Leandro, que acho muito boa. O que acha?
Outra opção é refazer a copa para um moyogi sem a alporquia. Teria que escolher um galho que dê continuidade ao tronco para formar um ápice e gerar conicidade. Escolher galhos para formar as copas na horizontal, em alturas diferentes (ou pelo menos dar a impressão de ter alturas diferentes).
A raiz também poderia ser corrigida futuramente (se for de gosto). Eu cortaria elas, todos num mesmo plano de corte de modo a formar um belo nebari, cerca de 2 dedos de comprimento considerando a raiz da esquerda.
Tentaria também trabalhar com arames ao invés só de "cordas", pois dá maior opção de modelagem. Num moyogi galhos retorcidos ficam mais bonitos do que só uma ramificação reta.
Ficus é uma excelente planta, dá várias opções de trabalho e é forte...
Marcos Roberto

MensagemEnviada: Sex Fev 01, 2013 5:23 pm    Assunto: Responder com citação

Nikkei 100 escreveu:
Marcos, para mim tens uma planta com bastante potencial, mas que se fosse minha eu a refaria totalmente.
Esta planta tem alguns defeitos a serem corrigidos. Atualmente vemos ela com um tronco bastante sinuoso no começo, porém a estrutura de galhos (vejo 3) saem da mesma altura, me lembrando a formação de um hokidashi. O problema é que um moyogi não deve ter os galhs saindo da mesma altura, pois deve dar a impressão de movimentação e equilíbrio na planta através dos galhos partindo de diversas direções. Já o hokidashi precisa ter um tronco ereto e não sinuoso. Uma das opções foi citada pelo Leandro, que acho muito boa. O que acha?
Outra opção é refazer a copa para um moyogi sem a alporquia. Teria que escolher um galho que dê continuidade ao tronco para formar um ápice e gerar conicidade. Escolher galhos para formar as copas na horizontal, em alturas diferentes (ou pelo menos dar a impressão de ter alturas diferentes).
A raiz também poderia ser corrigida futuramente (se for de gosto). Eu cortaria elas, todos num mesmo plano de corte de modo a formar um belo nebari, cerca de 2 dedos de comprimento considerando a raiz da esquerda.
Tentaria também trabalhar com arames ao invés só de "cordas", pois dá maior opção de modelagem. Num moyogi galhos retorcidos ficam mais bonitos do que só uma ramificação reta.
Ficus é uma excelente planta, dá várias opções de trabalho e é forte...

Então.... quando vcs acham que eu posso iniciar a alporquia? Vou fazê-la exatamente onde há aquela cicatriz onde os galhos iniciam....porem ficará apos o corte outra cicatriz, como faço para suavizá-la e então iniciar uma nova copa?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 01, 2013 5:43 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigos,
eu também vou dar o meu pitaco...
Sinceramente não vejo porquê fazer uma alporquia (a menos de se teinar a técnica) abaixo da "bolota".
Independente de qualquer coisa não consigo ver futuro para a parte superior a ser obtida com este procedimento...
Bem, meus caros; é apenas a minha opinião e portanto vale apenas como tal...

Edson.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: