FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

muda caliandra, primeiras projeções
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
maga_andreati

MensagemEnviada: Seg Fev 11, 2013 7:39 am    Assunto: muda caliandra, primeiras projeções Responder com citação

olá

ainda to começando com meus bonsais, mas já estou tentando minhas primeiras projeções...
olhem e, por favor, opinem, preciso da ajuda de quem entende pra evoluir Smile

muda de caliandra, 2 anos:

como ela tem esse galho saindo bem da base, pensei em fazer um sokan, tronco duplo...

vou esperar mais uns dias, pra ela se recuperar completamente da viagem pelos correios e se adaptar bem aqui, e então vou ter que transferir ela deste pote, que está meio pequeno e com um substrato muito argiloso, com o clima umido daqui não vai dar certo...

os galhos mais do topo vou esperar fazer uma desfolha pra ver direito e pensar bem, mas os mais baixos, fiz essa projeção, cortar os vermelhos e deixar o azul:

segue meus desenhos super bem feitos...

não sei se vou conseguir levantar tanto assim esse galho da base, ele já tá bem quebradiço Confused

bom, quero opnião do pessoal que entende mais...
será que colocar ela numa bacia maior (talvez numa mamadeira), aramar esse galho de baixo e retirar esses outros galhos que citei, tudo no fim de fevereiro é muito pra ela, ou aguenta tranquilo?

agradeço todas dicas e eventuais correções...
abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 11, 2013 11:49 am    Assunto: Responder com citação

Olá Maga!

Como vc mora em cidade cuja umidade é grande, sugiro apenas diminuir a rega, não transplantar agora.
Quanto ao estilo precisaria ver quanto abaixo está o nebari.
Outra coisa, como o tronco é perfeitamente reto o estilo seria o Hokidashi (vassoura). Para um Moyogi teria que podar o tronco logo acima do primeiro galho à direita, que seria transformado em tronco. Porém, isso deverá ser feito na primavera.

Bom, por ora é isso aí!

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
maga_andreati

MensagemEnviada: Sex Fev 15, 2013 11:27 pm    Assunto: Responder com citação

olá

então, tem certeza que não seria melhor transplantar agora, aproveitando que estamos em um verão bem suave?
deixei ela 2 dias sem regar, ela apenas tomou uma chuvinha beeeem fraca, embaixo de uma árvore maior ainda, e a parte de baixo do vaso ainda estava bem umida...
e o pior é que o vaso é grande pra ela... a parte de cima seca, enquanto o fundo fica quase encharcado...
tava pensando em fazer esse transplante mexendo bem pouco nas raízes, mesmo assim o sr. não recomenda?

quanto ao estilo.... vassoura, não sou grande fã... amanha vou dar uma pesquisada pra ver se acho algumas imagens de caliandras nesse estilo, mas acho que fica mais legal com árvores caducas, pra no inverno podermos ver o trabalho nos galhos... além disso o tronco não está tão reto, ele faz uma curva pro fundo, que não dá pra vem na foto...

o que o sr. acha de aproveitar esses dois galhos inferiores e tentar algo assim:

não sei em que estilo se enquadra esse bonsai...

obrigado pela ajuda!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Fev 16, 2013 11:24 am    Assunto: Responder com citação

Maga, transplante de Calliandra se faz na primavera(Início). A questão de ainda estarmos no verão é que daqui 1 mês entramos no outono e as plantas param de crescer.
Contudo se o substrato está tão úmido assim, aí então recomendo um transplante num substrato bem drenante.
Quanto ao estilo, com certeza o Moyogi é mais recomendado para a espécie. Então deverá selecionar os galhos e sacrificar outros.
Contudo, deixe para fazer no final do inverno quando a planta já tenha se recuperado do transplante.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: