FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda com pitangueira após o transplante (brotos queimados)
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
flaviosantos

MensagemEnviada: Seg Set 24, 2012 8:13 pm    Assunto: Ajuda com pitangueira após o transplante (brotos queimados) Responder com citação

Olá amigos!
Embora tenha alguns bonsais já a um tempinho, ainda sou iniciante, tanto que agora no fim do inverno me aventurei nos meus primeiros transplantes.
Meu problema é quanto a uma pitangueira (que venderam como jabuticabeira, rs) daquelas de mercado. Ela já estava naquele vaso de plástico a quase dois anos. No ano passado não transplantei por falta de confiança e de informação, então nesse ano resolvi arriscar.
O substrato está com 25% de terra comum (sem adubo orgânico), 25% caco de tijolo 3mm, 25% substrato de floreira e 25% areia lavada, além de uma colher de osmocote misturado ao substrato.
Fiz todo o processo fora do sol e vento, borrifando água nas raizes e folhas, tirando a terra antiga com muita calma usando um hashi, tomei cuidado para não cortar raizes em excesso, etc. Antes do transplante eu fiz uma poda completa das folhas antigas, deixando apenas alguns brotos novos e aproveitei para aramar alguns galhos para começar a dar um movimento.
Faz mais de uma semana que o transplante foi realizado e desde então ela está protegida de sol e vento diretos, mas com acesso à luz.
A brotação está até intensa, mais até do que eu imaginaria, mas é aí que começa o meu problema: Os brotos começam a sair e em seguida queimam e acabam por cair. O mais estranho é que não é uma queima simplesmente, alguns brotos parecem ter torrado, como dá para ver nas fotos.
Algum amigo sabe o que pode estar ocorrendo?
Será alguma praga ou alguma debilidade que a planta poderia já ter antes do transplante?
Quaisquer dicas ou comentários serão bem vindos.
Conto com a ajuda dos amigos e desde já agradeço!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
flaviosantos

MensagemEnviada: Seg Set 24, 2012 8:58 pm    Assunto: Fotos Responder com citação

Amigos: Seguem as fotos do questionamento acima.
Esta é uma foto que fiz logo após o transplante:

Agora uma sequencia de fotos que fiz hoje (10 dias após o transplante) e que mostram os brotos queimados:

[/img]

Mais uma vez obrigado a todos!
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 24, 2012 9:57 pm    Assunto: Pitanga Responder com citação

Flaviosantos, vou dar o meu pitaco! Se o que eu falar estiver errado, os mais experientes me corrijam.
Você transplantou a pitanga agora, está correto pois é a época certa;
No transplante você deve ter podado as raízes, reduzindo dessa forma
a meio de a planta conseguir alimento. Pode ser que tenha cortado um pouco demais e 10 dias é pouco tempo para a planta recuperar-se.
Dê tempo a ela...a pitanga é forte, aguenta bem intervenções.
Naquelas que fiz, os transplantes ocorrerar bem. Rego apenas ao fim do dia, sem enxarcar. Podei uns 30% da raízes apenas...
Meu substrato: Terra de mato, terra de floricultura, areia peneirada 2mm, caco de tijolo moído 2mm, tudo em partes iguais.
Até dá pra tirar o tijolo que ela responde bem também...
Minha opinião...mas vamos esperar...agora sobra e água fresca!
Abraço
flaviosantos

MensagemEnviada: Ter Set 25, 2012 6:26 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Seph1903!
Na verdade eu até imaginava que ela viesse a dar uma baqueada, mas confesso que me assustou o fato dos brotos "torrarem". Imaginava das folhas que ainda restaram queimarem e tals, mas por serem só brotos novos que estão queimando, me assustei.
Vamos aguardar... Tanto pra ver como ela se comporta como pra ver se mais algum amigo posta outra opinião!
eliseu malheiros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 26, 2012 2:33 pm    Assunto: Re: Ajuda com pitangueira após o transplante (brotos queimad Responder com citação

água e meia sombra

o sol em demasia torra essas brotações novas.
Anderson Murilo

MensagemEnviada: Ter Out 09, 2012 10:16 pm    Assunto: Responder com citação

alguém sabe informar o tempo estimado em semanas após o transplante para deixar na sombra??
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 10, 2012 1:15 am    Assunto: Pita Responder com citação

Eu deixaria na sobra uns 40 dias, note se ela começar a emitir folhas.
Em caso positivo, vá aumentando a claridade gradativamente.
No início, somente sol de manhazinha até umas nove horas. Depois até
as 10:00, 10:30.
Por fim, pode colocar ela ao fim da tarde, tipo última hora de sol. Depois, vá aumentando 2 horas, até chegar umas 16:00.
Minha opinião.
Renato Rennan Rezende

MensagemEnviada: Qua Out 10, 2012 10:31 am    Assunto: Responder com citação

Olha eu fiz um transplante na minha muda de pitangueira duas semanas atrás (porque era terra de chão muito dura e pouco drenante) e ela está bem saudável...

como podei as raízes eu reduzi a massa foliar deixando então exatos 7 dias no escuro, tomando cuidado com a umidade (pois não deixo secar e nem encharcar), depois deixei tomando luz indireta 3 dias perto de uma janela de vidro e só então a devolvi para o ambiente externo onde ela fica tomando sol até meio dia. Após isso faz sombra no local onde a deixo... hoje ela está com vários brotos saudáveis.

Agora que te falei um pouco da minha experiência gostaria de saber como voce está procedendo com a rega e como ela está recebendo luz exatamente?

Outra coisa é que eu particularmente não uso adubo, mesmo que em baixas quantidades, misturado ao substrato na hora do transplante... é mais útil hormônio enraizador.
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 10, 2012 6:04 pm    Assunto: Pita Responder com citação

Renato, não sei se a pergunta foi pra mim, mas te explico como eu faço com as minhas, também comecei a pouco tempo, mas elas têm respondido muito bem.
Normalmente o substrato fica seco em um dia ou 1 dia e meio, na minha região, então rega eu só faço ao fim do dia, tipo 18:00 até começar a sair pelo fundo do vaso.
Já no meu inverno, rego só quando está seco e durante a manhã, pra não congelar as raízes.
Luz, depois que ela esá recuperada, dá pra pegar sol diretamente nas folhas,
cuidando para não pegar o sol do meio dia, tipo entre 10:30 e 16:00.

Só isso meu velho.
Abraço
Renato Rennan Rezende

MensagemEnviada: Qui Out 11, 2012 9:14 am    Assunto: Responder com citação

entendi... sobre deixar até meio dia eu fiquei com receio no começo mas ela parece estar indo muito bem, apesar de ser muito quente por aqui. Contudo estou sempre de olho rs!
Abraço!
Filype Sávio

MensagemEnviada: Sex Jan 25, 2013 2:22 pm    Assunto: Responder com citação

Como está o desenvolvimento dela?
Renato Rennan Rezende

MensagemEnviada: Dom Fev 03, 2013 10:49 am    Assunto: Responder com citação

Não sei pra quem foi a pergunta mas como o criador do tópico ainda não respondeu, a minha está aí embaixo conterrâneo!

Essa é a que eu citei nesse tópico e está com 6 meses agora. Vou tentar um estilo não convencional para a espécie.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: