FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Chloroleucum tortum (pteco)
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 17, 2009 7:20 pm    Assunto: Chloroleucum tortum (pteco) Responder com citação

Olá, amigos! Estou postando minha criança para avaliação e opiniões. Esta foto é de 12/07/09. Posteriormente colocarei uma mais atualizada e também a sua evolução em post adequado.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
RicardoGV
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 17, 2009 8:33 pm    Assunto: Responder com citação

Belo desenvolvimento e boa base estrutural... essa tração e aramação ja devem estar resultando o esperado por voce...
Voce pretende mecher na estrutura, em termos de poda ou irá deixá-la desse mesmo tamanho? (qual sua ideia?)

Aguardamos fotos atualizadas...

Parabéns pelo seu trabalho, está muito bom...
Boa sorte e sucesso

RicardoGV
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 17, 2009 8:48 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, Ricardo! Os arames e trações já foram retirados, já estavam marcando após 4 meses de aramação. Já reduzi um pouco da ponteira, para evitar o "pine shape", e manter a característica de uma planta tropical. Preciso fotografá-la atualmente, mas as chuvas estão me dificultando, rs! Ah, o Nebari definitivo está em formação logo abaixo do que está sendo visualizado. Tem alguma sugestão? Fique a vontade!

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
RicardoGV
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 18, 2009 9:45 am    Assunto: Responder com citação

Pois é cara, a questão é ver mesmo uma foto atual para ver o trabalho que foi feito, mas como disse antes é uma bela planta, tenho certesa que voce esta fazendo seu melhor...
O nebari aparenta ser bom com características próprias, mas seria preciso ve-lo de outro angulo para que eu pudesse, talvez, dar alguma sugestão...
Não ligue pra chuva... é um bem estar para as plantas Very Happy , vamos aguardar o tempo de novas fotos sem pressa... Wink

Abraços, tudo de Bom !!!
RicardoGV
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 18, 2009 10:08 am    Assunto: Responder com citação

Parabéns a planta esta muito bonita, agora na minha opinião éla ainda presisa de uma boa redução de tamanho das folhas e de almento de ramificação Wink.

boa sorte...
t+
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Dez 18, 2009 10:38 am    Assunto: Responder com citação

nao sei se é ilusao de ótica mas parece que no primeiro galho existe uma conicidade invertida
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Vhalveruth
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 18, 2009 10:53 am    Assunto: Responder com citação

bela planta, vi um bonsai de piteco em uma exp de orquideas em pomerode-sc e des de lá eu to querendo um =)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Dez 18, 2009 10:04 pm    Assunto: Responder com citação

Para quem quiser avaliar melhor a disposição dos galhos, ela após desfolha, em junho passado. É óbvio que os galhos iniciais não seguem as regras niponicas, mas se seguisse a risca, a planta viraria um "esqueleto"!

Ah, e ela há alguns anos atrás:

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Dez 20, 2009 2:52 pm    Assunto: Responder com citação

João, como vc mesmo disse: Reduzir a copa.
Aliado a isso, um vaso bem baixo (O pitheco suporta bem) vai reduzir muito a altura da planta dando uma maior e bem melhor proporcionalidade.
Já está bonita.....vai ficar belezura!
abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Dez 20, 2009 4:13 pm    Assunto: Responder com citação

Oi, Elio, tudo bem? Realmente o vaso está maior, mas é proposital devido ao nebari em formação abaixo. E, ainda, pretendo um maior engrossamento nos próximos dois anos.
Percebam o que está por surgir em breve:

Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Dez 20, 2009 9:08 pm    Assunto: Responder com citação

Olá !!!!!!!!!!
João José, belo exemplar o seu de piteco. Aliás, amo esta planta e ela responde muito bem a desfolha e a poda.
Esta época aqui é a melhor para a desfolha e aí ????
Bem, agora, pela sua proposta então é ajudar a formar um nebari mais interessante.
É isso mesmo ????
Pensou em que ?
Continue nos mostrando o desenvolvimento..........
Angela Fernandes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Dez 20, 2009 9:15 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, Ângela! Eu desfolho aui em qualquer época, na verdade, só evito no fim do outono e inicio de inverno pela demora na volta das folhas. Mas mesmo este ele foi desfolhado em junho. Quanto ao nebari pretendo retirar as raízes maiores e engrossar as logo abaixo, selecionando as melhores ou ainda juntando em grupos como Hidaka faz com seus pinheiros (não sei se vai haver necessidade já que elas engrossam rápido), fazendo algo mais proporcional. O nebari novo foi feito através de um vaso invertido logo abaixo do nebari antigo, há uns dois anos atrás. Vou postando outras fotos futuramente! Obrigado pelos elogios!

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 21, 2009 8:42 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Para formar um nebari razoável, eu manteria a técnica do apoio sob as raízes, como vc descreve, mas replantaria em uma bacia plastica grande, o que iria permitir um desenvolvimento melhor, proporcionando ainda um engrossamento mais rápido do tronco. Very Happy

Parabenizo o nobre colega pelo excelente trabalho realizado até agora. Certamente, em pouco tempo, terá em mãos um belissimo exemplar. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 21, 2009 10:23 am    Assunto: Responder com citação

As vezes, a ansiedade é maior que a razão, Very Happy .

joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 11, 2010 8:41 am    Assunto: Responder com citação

A raíz estava me incomodando... tirei... não sei se me arrependerei!

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
Página 1 de 4

Ir para: