Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Qui Dez 17, 2009 7:20 pm Assunto: Chloroleucum tortum (pteco) |
|
|
Olá, amigos! Estou postando minha criança para avaliação e opiniões. Esta foto é de 12/07/09. Posteriormente colocarei uma mais atualizada e também a sua evolução em post adequado.
 |
|
|
 |
RicardoGV 1.o PASSO

Registrado: 07/09/09 Idade: 38 Mensagens: 152 Localização: Governador Valadares-MG
|
Enviada: Qui Dez 17, 2009 8:33 pm Assunto: |
|
|
Belo desenvolvimento e boa base estrutural... essa tração e aramação ja devem estar resultando o esperado por voce...
Voce pretende mecher na estrutura, em termos de poda ou irá deixá-la desse mesmo tamanho? (qual sua ideia?)
Aguardamos fotos atualizadas...
Parabéns pelo seu trabalho, está muito bom...
Boa sorte e sucesso
RicardoGV _________________ "Creio que o paciente cultivo do Bonsai pode fazer com que as pessoas sejam mais pacíficas." |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Dez 17, 2009 8:48 pm Assunto: |
|
|
Olá, Ricardo! Os arames e trações já foram retirados, já estavam marcando após 4 meses de aramação. Já reduzi um pouco da ponteira, para evitar o "pine shape", e manter a característica de uma planta tropical. Preciso fotografá-la atualmente, mas as chuvas estão me dificultando, rs! Ah, o Nebari definitivo está em formação logo abaixo do que está sendo visualizado. Tem alguma sugestão? Fique a vontade! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
RicardoGV 1.o PASSO

Registrado: 07/09/09 Idade: 38 Mensagens: 152 Localização: Governador Valadares-MG
|
Enviada: Sex Dez 18, 2009 9:45 am Assunto: |
|
|
Pois é cara, a questão é ver mesmo uma foto atual para ver o trabalho que foi feito, mas como disse antes é uma bela planta, tenho certesa que voce esta fazendo seu melhor...
O nebari aparenta ser bom com características próprias, mas seria preciso ve-lo de outro angulo para que eu pudesse, talvez, dar alguma sugestão...
Não ligue pra chuva... é um bem estar para as plantas , vamos aguardar o tempo de novas fotos sem pressa...
Abraços, tudo de Bom !!!
RicardoGV _________________ "Creio que o paciente cultivo do Bonsai pode fazer com que as pessoas sejam mais pacíficas." |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Dez 18, 2009 10:08 am Assunto: |
|
|
Parabéns a planta esta muito bonita, agora na minha opinião éla ainda presisa de uma boa redução de tamanho das folhas e de almento de ramificação .
boa sorte...
t+ |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Sex Dez 18, 2009 10:38 am Assunto: |
|
|
nao sei se é ilusao de ótica mas parece que no primeiro galho existe uma conicidade invertida _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Sex Dez 18, 2009 10:53 am Assunto: |
|
|
bela planta, vi um bonsai de piteco em uma exp de orquideas em pomerode-sc e des de lá eu to querendo um =) |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Dez 18, 2009 10:04 pm Assunto: |
|
|
Para quem quiser avaliar melhor a disposição dos galhos, ela após desfolha, em junho passado. É óbvio que os galhos iniciais não seguem as regras niponicas, mas se seguisse a risca, a planta viraria um "esqueleto"!
Ah, e ela há alguns anos atrás:
 _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Dez 20, 2009 2:52 pm Assunto: |
|
|
João, como vc mesmo disse: Reduzir a copa.
Aliado a isso, um vaso bem baixo (O pitheco suporta bem) vai reduzir muito a altura da planta dando uma maior e bem melhor proporcionalidade.
Já está bonita.....vai ficar belezura!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Dez 20, 2009 4:13 pm Assunto: |
|
|
Oi, Elio, tudo bem? Realmente o vaso está maior, mas é proposital devido ao nebari em formação abaixo. E, ainda, pretendo um maior engrossamento nos próximos dois anos.
Percebam o que está por surgir em breve:
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Dom Dez 20, 2009 9:08 pm Assunto: |
|
|
Olá !!!!!!!!!!
João José, belo exemplar o seu de piteco. Aliás, amo esta planta e ela responde muito bem a desfolha e a poda.
Esta época aqui é a melhor para a desfolha e aí ????
Bem, agora, pela sua proposta então é ajudar a formar um nebari mais interessante.
É isso mesmo ????
Pensou em que ?
Continue nos mostrando o desenvolvimento.......... _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Dez 20, 2009 9:15 pm Assunto: |
|
|
Olá, Ângela! Eu desfolho aui em qualquer época, na verdade, só evito no fim do outono e inicio de inverno pela demora na volta das folhas. Mas mesmo este ele foi desfolhado em junho. Quanto ao nebari pretendo retirar as raízes maiores e engrossar as logo abaixo, selecionando as melhores ou ainda juntando em grupos como Hidaka faz com seus pinheiros (não sei se vai haver necessidade já que elas engrossam rápido), fazendo algo mais proporcional. O nebari novo foi feito através de um vaso invertido logo abaixo do nebari antigo, há uns dois anos atrás. Vou postando outras fotos futuramente! Obrigado pelos elogios! _________________ João josé
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Dez 21, 2009 8:42 am Assunto: bonsai |
|
|
Para formar um nebari razoável, eu manteria a técnica do apoio sob as raízes, como vc descreve, mas replantaria em uma bacia plastica grande, o que iria permitir um desenvolvimento melhor, proporcionando ainda um engrossamento mais rápido do tronco.
Parabenizo o nobre colega pelo excelente trabalho realizado até agora. Certamente, em pouco tempo, terá em mãos um belissimo exemplar.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Dez 21, 2009 10:23 am Assunto: |
|
|
As vezes, a ansiedade é maior que a razão, . _________________ João josé
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Fev 11, 2010 8:41 am Assunto: |
|
|
A raíz estava me incomodando... tirei... não sei se me arrependerei!
|
|
 |
|