FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

duvidas - caliandra
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
maga_andreati

MensagemEnviada: Ter Fev 05, 2013 8:01 pm    Assunto: duvidas - caliandra Responder com citação

olá,

não sou muito de fazer perguntas, gosto mais de pesquisar, mas escontrei MUITA contradição por aí, então resolvi pedir ajuda...

a maioria das perguntas é referente a Caliandra, que é uma planta que nunca tive, nem como bonsai nem como arvore natural...

1- eu ia seguir esta 'agenda de trabalho' que encontrei aqui no fórum mesmo -> http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=21944&highlight=agenda++trabalho mas tive algumas dúvidas...

a agenda de adubação é a seguinte: janeiro - adubo quimico
março - farinha de osso
abril - torta de mamona
maio - esterco
setembro - farinha de osso e mamona

só que tem um problema... essa mesma agenda diz que a melhor época para transplante é justamente setembro... só que sei que não é bom adubar logo depois do transplante, e também não tem sentido adubar e depois transplantar.. devo adubar logo no fim do inverno, esperar um mês e fazer o transplante?

2- existe problema na movimentação constante do bonsai? moro em Jundiaí, no pé da Serra do Japi, e o vento a noite aqui é inacreditável... dizem que a caliandra não suporta bem vento, então vou transferir ela do fundo do quintal, onde pega sol, para dentro da área, mais protegido, ou mesmo pra dentro de casa se estiver muito frio... também ia mudar ela de lugar de manhã, para ela poder pegar o sol matinal, que só pega numa parte pequena da casa...

3- qual a melhor hora pra fazer a rega? constumo fazer no finalzinho da tarde, de modo que ainda possa pegar um pouco de sol depois da rega, mas ainda esteja úmido a noite, é o correto?

4- a caliandra já tem um crescimento relativamente rápido por natureza, é aconselhável fazer a mamadeira com ela? segundo o vendedor, ela está com 2,5 anos...

5- é bom esguichar água nas folhas da plantas? costumava fazer isso em qualquer dia que não estivesse muito frio, sempre longe do sol...

6- também sou aquarista, agua de troca do aquario pode ser colocada no bosai?

7- alguém aí tem um bonsai de tamarindeiro? é minha árvore favorita e tenho intenção de fazer um, mas gostaria de ver fotos de alguns... joguei no google, mas tá difícil achar umas imagens boas de tamarindos rs..

8- gostei desse substrato, que achei no Aido bonsai... o q vcs acham?
OPÇÃO 2 (Eugênia, Buxinho, Pitanga, Eleagnus, Pyrachanta,Craça, Caliandra, Ficus e Tuias)

25% areia lavada (pedrisco de filtro de piscina)

25% caco de tijolo peneirado (gramatura 3mm)

25% terra preta sem adubo, nada de humus de minhoca

25% substrato floreira (usado em hortaliças)

1 colher de Osmocote triturado (bem misturado na terra)

se colocar osmocote, deixo sem adubar nada né?

bom, acho que por enquanto é isso... desculpem fazer tantas perguntas de uma vez, eu to fazendo um 'caderninho' pra me organizar melhor...

eu tentei procurar bem por essas respostas, mas, como disse, encontrei muita contradição...

muito obrigado desde já!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
FrK_leal
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 05, 2013 8:31 pm    Assunto: Responder com citação

Cara, não sei onde que acharam a informação de que osmocote triturado é bom para alguma coisa, quem quer q te disse isso está MUITO ERRADO.

Você não é o primeiro que diz uma coisa dessas...

O osmocote é um adubo de liberação GRADUAL, a capsula onde ele está serve justamente para garantir a lenta liberação dos nutrientes, oq vc fez ao triturar é jogar todo essa quantidade de nutrientes direto no substrato de uma vez só, e ainda por cima em contato com as raízes....

Isso vai no mínimo debilitar muito a sua planta...

Outra dica, nunca adube plantas recém transplantadas, espere no mínimo 30-40 dias para fazer isso.

O adubo, evite misturar à terra, coloque sempre por cima ou em potinhos, depois de um tempo, fica mais fácil remover.

Espero ter te ajudado.

FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
maga_andreati

MensagemEnviada: Ter Fev 05, 2013 10:40 pm    Assunto: Responder com citação

Citação:
FrK_leal
MensagemEnviada: Ter Fev 05, 2013 8:31 pm Assunto:
Cara, não sei onde que acharam a informação de que osmocote triturado é bom para alguma coisa, quem quer q te disse isso está MUITO ERRADO.

Você não é o primeiro que diz uma coisa dessas...

O osmocote é um adubo de liberação GRADUAL, a capsula onde ele está serve justamente para garantir a lenta liberação dos nutrientes, oq vc fez ao triturar é jogar todo essa quantidade de nutrientes direto no substrato de uma vez só, e ainda por cima em contato com as raízes....

Isso vai no mínimo debilitar muito a sua planta...

Outra dica, nunca adube plantas recém transplantadas, espere no mínimo 30-40 dias para fazer isso.

O adubo, evite misturar à terra, coloque sempre por cima ou em potinhos, depois de um tempo, fica mais fácil remover.

então, também achei meio estranho triturar o osmocote, mas, como disse, tem muita informação, mas nem sempre essa informação tem qualidade... agora não sei, se triturar e colocar na formação do substrato o que acontece.. na dúvida ñ vou colocar nada... meus ultimos bonsais morreram de excesso de adubo, provavelmente...

tá aqui o link de onde arrumei essa info:
http://aidobonsai.com/2010/03/08/substratos-para-bonsai/

obrigado pelas dicas!
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 06, 2013 8:51 am    Assunto: Responder com citação

tamarindo eu tenho uma muda novinha ainda

(Charles Darwin)

Meu Facebook
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 06, 2013 10:11 am    Assunto: Re: duvidas - caliandra Responder com citação

Olá,

Vou tentar responder algumas de suas perguntas abaixo:

maga_andreati escreveu:
olá,

não sou muito de fazer perguntas, gosto mais de pesquisar, mas escontrei MUITA contradição por aí, então resolvi pedir ajuda...

a maioria das perguntas é referente a Caliandra, que é uma planta que nunca tive, nem como bonsai nem como arvore natural...

1- eu ia seguir esta 'agenda de trabalho' que encontrei aqui no fórum mesmo -> http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=21944&highlight=agenda++trabalho mas tive algumas dúvidas...

a agenda de adubação é a seguinte: janeiro - adubo quimico
março - farinha de osso
abril - torta de mamona
maio - esterco
setembro - farinha de osso e mamona

só que tem um problema... essa mesma agenda diz que a melhor época para transplante é justamente setembro... só que sei que não é bom adubar logo depois do transplante, e também não tem sentido adubar e depois transplantar.. devo adubar logo no fim do inverno, esperar um mês e fazer o transplante?

Para quem não tem experiência em adubação, é melhor utilizar apenas um tipo de adubo, que contenha todos os ingredientes necessários à planta, como o osmocote, por exemplo. Esse negócio de ficar alternando o tipo de adubo é um tanto quanto controverso, já que pode confundir o aplicador quanto aos intervalos entre uma adubação e outra que variam, de acordo com o tipo de adubo utilizado. O adubo químico granulado, por exemplo, deve ser aplicado a cada 15 dias, em doses pequenas. O osmocote pode ter vários ciclos, chegando a 8 meses. Farinha de osso e torta de mamona, 45 dias. Esterco, depende do tipo: de galinha, 6 meses; gado, 2 a 3 meses. E assim vai. Meu conselho é escolher apenas um tipo de adubo para utilizar. Eu recomendo o osmocote, pois você pode variar a concentração de nutrientes, de acordo com as necessidades da sua planta, incluindo, ainda, micronutrientes.

Quanto a adubar em setembro, deve ser feito apenas quando a planta não for transplantada. Não é necessário transplantar todos os anos, mas somente quando o recipiente de cultivo estiver com muitas raízes. Em geral, a cada 2 anos, dependendo do tamanho do recipiente.

2- existe problema na movimentação constante do bonsai? moro em Jundiaí, no pé da Serra do Japi, e o vento a noite aqui é inacreditável... dizem que a caliandra não suporta bem vento, então vou transferir ela do fundo do quintal, onde pega sol, para dentro da área, mais protegido, ou mesmo pra dentro de casa se estiver muito frio... também ia mudar ela de lugar de manhã, para ela poder pegar o sol matinal, que só pega numa parte pequena da casa...

Não é bom ficar movimentando a planta todos os dias. Deixe em um local, e ela irá se adaptar. Se você movimentá-la muito, ela não se adaptará a nenhum dos dois locais. Movimente-a a outro local apenas se observar que ela não está se adaptando bem ao local onde está. Dê preferência a locais com sol o dia inteiro.

3- qual a melhor hora pra fazer a rega? constumo fazer no finalzinho da tarde, de modo que ainda possa pegar um pouco de sol depois da rega, mas ainda esteja úmido a noite, é o correto?

A rega é uma preferência pessoal de cada cultivador. Em geral, faz-se apenas quando o substrato está seco. Se o clima estiver muito frio, prefira fazer durante o dia. Assim, o excesso de umidade se dissipa mais rapidamente, evitando apodrecimento das raízes. Se, por outro lado, estiver muito quente, prefira regas do final da tarde a início da noite. Assim, o substrato permanece úmido por mais tempo, permitindo, assim, uma maior absorção de água pelas raízes.

4- a caliandra já tem um crescimento relativamente rápido por natureza, é aconselhável fazer a mamadeira com ela? segundo o vendedor, ela está com 2,5 anos...

Se puder, prefira plantá-la no chão. Caso não disponha de solo para fazê-lo, plante em uma bacia larga, com substrato drenante. Em último caso, utilize o escorredor e mamadeira.

5- é bom esguichar água nas folhas da plantas? costumava fazer isso em qualquer dia que não estivesse muito frio, sempre longe do sol...

A água nas folhas é desnecessário às plantas de exterior, pois estas têm resistência aos raios solares. Plantas mais sensíveis podem receber esguichos, se estiverem murchando pelo sol.

6- também sou aquarista, agua de troca do aquario pode ser colocada no bosai?

Qualquer água não contaminada por poluentes pode ser utilizada para a rega nos bonsai. O cloro da água serve como adubo às plantas. Então, se puder, utilize a água da torneira, vez ou outra.

7- alguém aí tem um bonsai de tamarindeiro? é minha árvore favorita e tenho intenção de fazer um, mas gostaria de ver fotos de alguns... joguei no google, mas tá difícil achar umas imagens boas de tamarindos rs..

8- gostei desse substrato, que achei no Aido bonsai... o q vcs acham?
OPÇÃO 2 (Eugênia, Buxinho, Pitanga, Eleagnus, Pyrachanta,Craça, Caliandra, Ficus e Tuias)

25% areia lavada (pedrisco de filtro de piscina)

25% caco de tijolo peneirado (gramatura 3mm)

25% terra preta sem adubo, nada de humus de minhoca

25% substrato floreira (usado em hortaliças)

1 colher de Osmocote triturado (bem misturado na terra)

se colocar osmocote, deixo sem adubar nada né?

Não misture o osmocote no substrato, pois ele tende a acidificá-lo, à medida em que vai se decompondo. Prefira concentrá-lo em potinhos (copinhos de café, gargalo de garrafa pet etc.), que permitirão retirar o adubo velho antes de acrescentar o novo.

bom, acho que por enquanto é isso... desculpem fazer tantas perguntas de uma vez, eu to fazendo um 'caderninho' pra me organizar melhor...

eu tentei procurar bem por essas respostas, mas, como disse, encontrei muita contradição...

muito obrigado desde já!!

Abraços.
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 06, 2013 10:11 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Maga!
Concordo com o que o Frk e o Thiago escreveram.
Reforço dizendo que o Osmocote não pode ser triturado em hipótese alguma pois sendo de liberação lenta (de 3 até 14 meses), a liberação imediata pode prejudicar a planta.
Eu só uso Osmocote, basicamente há mais de 5 anos.
Quanto à água do aquário me preocupa somente se tiver o pH muito baixo (ácido).

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
FrK_leal
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 06, 2013 10:36 pm    Assunto: Responder com citação

Quanto a água do aquário, bem lembrado pelo elio, dá uma olhada no ph...

Eu fazia isso qd tinha aquários e nunca tive problema...

A não ser q o teu aquário seja de ciclideos (ph muito alto) ou um plantado amazônico (muito baixo) não deve ter mto problema, o ph eh geralmente próximo do da torneira, claro só com menos cloro e mais matéria orgânica em suspensão...

eu usava especialmente aquela água das limpezas mais pesadas

FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
maga_andreati

MensagemEnviada: Sex Fev 08, 2013 6:12 pm    Assunto: Responder com citação

legal galera, obrigado pela ajuda!

acho que vou usar so o Osmocote mesmo... acho que corro menos risco de matar ela com excesso... só que sem triturar, claro =D

Leandro Ferraz - legal seu tamarindo! quando ela for mais velha e vc começar a mexer mais com ela, abra um topico pra gnt poder acompanhar os trabalhos.. tem pouco tamarindo por aí, e é uma espécie linda que deve dar um bom bonsai...
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 09, 2013 10:56 am    Assunto: Caliandra Responder com citação

Maga

Apenas para uma opinião a mais, pois o assunto foi muito bem explicado pelos amigos,
eu tenho utilizado a planilha que vc comentou, pois ela traz uma "base" para se iniciar.
Eu quero dizer, trazendo a experíência do meu início, é que se a gente não possuir
um certo cronograma de adubação muitas vezes deixamos no esquecimento...
Outro lance é que cada tipo de nutriente traz uma composição que a planta pode precisar,
em menor ou maior quantidade. Eu adubo, assim, 1x por mês apenas.

Seguindo assim, já consegui florir minha azaléia (embora ela precise de condução ainda!) e também as caliandras.
E além do mais, dentro de algum tempo vc estará dando o seu toque pessoal vendo o que suas observações revelam.
Quanto à substratos eu procuro sempre dar uma espiada no site da Bonsaikai,
principalmente quando eu não conheço a planta.
Eles têm uma compilação de substrato para as plantas mais comuns ao bonsai.

Abraço
maga_andreati

MensagemEnviada: Sáb Fev 09, 2013 7:35 pm    Assunto: Responder com citação

então, esta tabela é ótima pra quem esta começando... mas tem algumas coisas que não concordei muito... por exemplo, ele fala pra transplantar a caliandra todo ano, enquanto a maioria das informações que obtive fala em 2 anos... como vc disse, é uma ótima base, mas vamos modificando em algumas coisinhas =D

quando vc diz que aduba 1x por mes, o q vc usa? eu to em duvida se vou revezando torta de mamona e farinha de osso ou se uso só osmocote mesmo agora no começo, e, se notar algum problema com ela, vejo qual nutriente possivelmente está faltando e complemento... como ela acabou de chegar por correio do RS pra SP, vou dar um mes pra ela descansar (apesar dela já me parecer bem 'esperta', abrindo/fechando as folhinhas e soltando brotinhos) e daí vejo o que faço...

o site do Bonsaikai é excelente.. na minha opnião, o site só tem 1 problema, acho que eles podiam melhorar, pelo menos, a homepage do site... quando eu estava começando a pesquisar sobre bonsai, xeretando em tudo que é canto da internet encontrei muito site 'abandonado' e a primeira impressão do Bosnaikai foi essa mesma, de que funcoinava a alguns anos atrás, mas o proprietário 'abandonou'...uma pena, pois tem muita informação de qualidade que, acho, muita gente nem vê, pois acaba julgando mal o site... aliás, alguém sabe se vale a pena ir na loja física deles? tenho comprado tudo pela internet (inclusive os próprios bonsais rs) mas numa loja física seria mais interessante...

abraços
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Fev 10, 2013 9:06 am    Assunto: Responder com citação

Maga

Quando ele fala em transplantar todo ano, eu entendo que sejam plantas jovens,
pois se existe espaço pra crescer, adubo na quantidade ideal, as raízes crescem muito rápido preenchendo o vaso.

Eu não tenho utilizado apenas um tipo de adubo, como comentou o amigo Thiago.
Mas isso é opção que se faz. Tenho seguido a planilha, atentando mais para a quantidade de sol que pegam e quantidade de água.
Por questão de observação muitas vezes eu utilizo Osmocote mais do que mostra na planilha,
pois antes não usava potinho e as bolinhas se perdem facilmente. Muitos fazem a adubação apenas com osmocote.
Eu acho viável, pois não tenho muitas plantas. Sempre que preciso, vou à internet pra adquirir.
Mas não utilizo somente ele pois na minha região, é facil conseguir outros tipos de adubo, naturalmente.
As caliandras são resistentes, eu tenho feito podas radicais nas primeiras que tive e estão bem...
Abraço
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: