FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ulmus
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Paulo R B de Medeiros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Fev 03, 2013 4:37 pm    Assunto: Ulmus Responder com citação

eu tenho esse ulmus, mas ele nunca ficou com boa saude, uma vez uma praga de pequenos insetos atacou-o, mas consegui salvar, mas mesmo assim ele nunca ficou bom.. recentemente eu me ausentei por uma semana, e pedi pra alguem regar as minhas plantas, e nao regaram direito e varias secaram, mas nao perdi nenhuma, fiquei com medo de perde meu ulmus, pois ele perdeu todas as folhas, dai aproveitei e podei varios galhos, pensei que nao ia brotar denovo, mas por sorte, neste mes de fevereiro é quando começariam as brotaçoes intensas no ulmus, e foi oq aconteceu, veio novos brotos... vou postar as fotos para vcs verem

aqui como ele, poucos dias depois de eu compra-lo (vale ressaltar que eu o trouxe do Sul, e eu moro em manaus, acho que ele nao esta se acostumando):

e aqui depois de perder as folhas e eu realizar uma pequena poda nos galhos mais finos:

aqui estao os brotos, estao surgindo bastante, e estao evoluindo bem rapido:

e aqui um inseto que eu nao sei oq é, parece uma mistura de formiga com cupim, ele fica andando bem rapido, qunado eu molhei surgiram varios desse, eu apliquei um pouco de repelente fumo... se alguem souber que praga é essa me avise por favor:

enfim, tambem queria saber de vcs oq acham que devo fazer, se devo aproveitar q a planta esta sem folhas e galhos para pensar num estilo a seguir.. se ela tem saude para algumas podas drasticas... oque voces acham ?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Paulo R B de Medeiros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Fev 04, 2013 11:10 pm    Assunto: Responder com citação

alguem ?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Decobnu

MensagemEnviada: Ter Fev 05, 2013 12:39 am    Assunto: Responder com citação

Sou principiante, então posso estar falando besteira.

A planta pega sol suficiente diariamente? E com relação à rega, sei que água demais também pode prejudicar a planta.

Além disso, tu adubou a árvore com algum produto? Eles também são um perigo se mal utilizados.

O resto eu não sei dizer o que fazer.

Espero que seu bonsai melhore pois ele tem um potencial enorme.

Vamos agora aguardar as palavras de alguém mais experiente.
Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Paulo R B de Medeiros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 09, 2013 12:34 pm    Assunto: Responder com citação

quanto ao sol, eu faço tudo normal, como com as minhas outras plantas que estao bem saudaveis... rega 1x ao dia final da tarde, nao pega o sol das 10~15 etc, e eu sei como adubar sem prejudicar, dai sei que nao é isso tambem.. obrigado pelas dicas ai.. po o fórum tá parado, ano passado tinha bem mais gente..
Paulo R B de Medeiros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 09, 2013 4:23 pm    Assunto: Responder com citação

estou pensando em realizar uma poda drástica, e seguir o estilo bunjin, ou chokkan mesmo, a planta aparentemente está com muita saúde, os brotos estao por toda parte
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 09, 2013 4:49 pm    Assunto: Responder com citação

quando foi a ultima vez que trocou o substrato ?
(Charles Darwin)

Meu Facebook
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
Paulo R B de Medeiros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 09, 2013 9:12 pm    Assunto: Responder com citação

faz tempo, por que ? eu estava pensando justamente nisso, em trocar o substrato para daqui uns meses adubar... a proposito, a planta segue com intensa brotação, vou atualizar com imagens..
CARLOVICH
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Fev 10, 2013 2:17 am    Assunto: Responder com citação

olha eu tenho um... e o meu tb perdeu todas as folhas... mas depois brotaram ... o meu está fraco pois eu nao pude cuidar dele nos ultimos 6 meses... o coitado so ta com´água e terra... deve tá morrendo de fome...! Mas mesmo assim está com folhas... não como qdo comprei-o... mas eu acho que assim que eu colocar os adubos... ele retoma...!

espere mais alguém que tenha experiência comentar algo...!

abçs... eu nao cortaria ainda...!
Paulo R B de Medeiros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Fev 10, 2013 2:15 pm    Assunto: Responder com citação

pois é, apesar da aparente saúde da planta, ela sofreu um estresse recente.. acho que vou aguardar um bom tempo até intervir drasticamente
Paulo R B de Medeiros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 12, 2013 2:11 pm    Assunto: Responder com citação

Atualizando

a planta segue com brotações intensas...

porém a distribuição dos galhos me incomoda...

estou pensando em deixar a planta num recipiente maior, por um ano, crescendo livremente, para no início do ano que vem (época das brotações) passar o serrote...

aqui algumas plantas com o formato parecido, que estao servindo como inspiração para a distribuição dos galhos...

oque voces acham ? alguma dica ? obrigado
Denis Araújo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 12, 2013 3:01 pm    Assunto: Responder com citação

Também sou iniciante, portanto posso estar falando uma bobagem.
Na minha opinião não devemos nos basear em outras plantas que achamos bonitas para dar forma às nossas. Cada planta é um ser único e devemos "respeitar" o que ela poderá vir a ser.
Acredito que se você desfolhar ela e observar cuidadosamente os conjuntos de galhos encontrará a resposta do que retirar e o que redirecionar afim de obter o melhor resultado para aquela planta.

Um abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Paulo R B de Medeiros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 12, 2013 4:05 pm    Assunto: Responder com citação

não estou me baseando nestas plantas, estou utilizando-as apenas como inspiração, claro que toda planta é única, e eu acredito que agora não é a hora da desfolha porque a planta sofreu um estresse recente...
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 13, 2013 9:44 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Paulo, o ulmus é uma das espécies mais resistentes e usadas no bonsai, há séculos. Há diversas variedades dessa espécie, como por exemplo as que apresentam a casca mais corticosa (tipo cortiça, ela se fragmenta, criando um aspecto bem atraente), folhas menores ou maiores, etc. Em algumas variedades é comum a casca do caule se desprender de tempos em tempos, e isso é apenas uma caracteristica da planta.

O ideal, quando adquirimos um ulmus é proceder a um reenvase, mesmo porque não sabemos se o tipo de solo em que a planta está é o ideal para a região onde moramos. Como voce salientou que comprou a planta no sul e a cultiva no norte, essa consideração é muito importante, para preservar e estimular a saúde da planta, bem como estimular seu desenvolvimento e crescimento corretos, sem risco de perda.

O ulmus é uma espécie resistente ao tipo de clima, adaptando-se bem a praticamente todo o nosso imenso país. Entretanto, não é muito resistente a pragas, e as mais comuns que o atacam geralmente são o aranhiço (uma mini aranha), fungos e cochonilas, bem como pulgões (que adoram a seiva das novas brotações). Na "cola" dos pulgões vem as formigas, que podem variar no formato e no tamanho e que, as vezes, alojam-se dentro do tronco, causando outras enfermidades, vez que produzem outros fungos danosos.

No caso do seu Ulmus, vc esclarece que ele sofreu um estresse recente, mas não explica qual. Não fosse isso, minha sugestão seria no sentido de efetuar uma desfolha completa, reduzindo o comprimento de todos os galhos (deixando-os com no máximo um dedo de tamanho), aplicar um agente fungicida em toda a planta, inclusive no tronco e nos galhos (não nas raízes). Lavar bem as raízes em agua corrente e em seguida replantar, usando um substrato drenante organico, como por exemplo uma composição de: 70% caco ceramico, 5% pedrisco, 5% casca de pinheiro seca (ou de outra arvore, desde que porosa), 5% carvão, 5% areia grossa de construção (sem peneirar) 10% BIOPLANT, ou similar.

Esse BIOPLANT é um substrato comprado pronto, muito usado por horticultores para germinação de sementes, e geralmente é comercializado em sacos de 20 kg em casas agropecuárias ou grandes floriculturas. É composto, dentre outros elementos, por vermiculita, casca de pinheiro e de coco queimados, o que garante um bom conteúdo orgânico, recomendável no preparo de substrato para bonsai, ou para ser usado como unico substrato, como no caso de cultivo de azalea, por exemplo.

Na sequencia, após o replantio, é preciso que a planta seja envolta por um saco plastico transparente, para favorecer uma maior abrangência quanto a resposta ao uso do fungicida. Para saber qual fungicida usar, sugiro procurar floriculturas ou similares e indagar dos cultivadores o que eles sugerem para usar em plantas ornamentais (não mencione bonsai, pois eles sabem tanto quanto voce, sobre isso). O saco plastico deve ser colocado com a boca voltada para baixo, e voce poderá prender ela contra a borda do recipiente de cultivo. No caso dessa planta, sugiro retirar do vaso em que está e plantar numa bacia plastica de tamanho médio, com altura máxima de 15cm, bem perfurada no fundo e na lateral, o que acelerará não apenas a recuperação da planta quanto a emissão de novas e vigorosas brotações, como estimulará o rápido desenvolvimento e aumento do sistema radicular. Adubação apenas 120 dias após esse procedimento, preferencialmente com adubo orgânico leve ou osmocote.

Como a planta é sua, apenas voce é quem sabe se ela suporta bem esse tipo de intervenção nesse momento. Se optar por não fazê-lo sugiro que o faça no inverno, de maneira a não retardar muito esse trabalho, para evitar perda material. Lavar as raízes da planta é importante, pois elimina dejetos e ovas de insetos e outros parasitas, mas não se deve cortar nenhuma, para que a planta possa estar se recuperando adequadamente.

O replante num recipiente maior que o atual é recomendável para estimular o crescimento/desenvolvimento/recuperação da planta, com maiores probabilidades de exito. O vaso atual deverá ser lavado com escova, agua e sabão, bem seco depois e guardado em local arejado, para uso posterior a recuperação plena da planta.

O estilo ideal para esse Ulmus é o Hokidashi, vez que seu tronco e distribuição aérea está mais em conformidade a ele, então sugiro que preserve esse estilo para obter um ótimo e lindo bonsai futuramente. Nesse caso, fazer buscas na net visando obter modelos de trabalho não é algo inusitado, e eu costumo sempre aconselhar nesse sentido. Graças a net, aliás, é que conseguimos aprender bastante sobre a variedade de estilos e deslindar novas e excelentes maneiras de trabalhar nossas plantas. O recurso visual é muito importante, e estimulante, no bonsai.

Denis, aprendemos a fazer bonsai buscando modelos e formatos em outras plantas, particularmente as mais bonitas e de trabalho mais elaborado. O estilo Hokidashi possui inumeras variedades, em que há diferenças na formação estrutural, isto é, na distribuição dos galhos, bem como na altura do tronco, na distribuição do sistema radicular (incluso de nebari), o que certamente só depõe a favor de que analisemos com discricionariedade e critério as imagens que conseguirmos visualizar na net. Eu sempre uso e recomendo uma busca completa no Google imagens, pois ali estão disponíveis fotos e desenhos, não apenas nesse renomado estilo, como em outros. Buscarmos referenciais de qualidade técnica superior para desenvolvermos nosso trabalho, com nossas plantas, não é reduzir o potencial delas, nem estaremos faltando com "respeito" ao que ela poderá vir a ser. Mesmo porque ela só virá a ser um bonsai se nos empenharmos nesse sentido. Deixar que a planta "escolha" seu próprio caminho é um erro clássico de bonsaistas que se intitulam "naturalistic", mas que na verdade não sabem mesmo é o que fazer com o material que têm nas mãos.

O bonsai é um resultado da vontade e da concepção artistica do cultivador, que lança mão de recursos técnicos e conhecimento, empírico e/ou obtido via cursos, apostilas, livros, revistas e, principalmente, imagens fotograficas e desenhos, disponíveis na net ou em publicações diversas. Não fazemos bonsai para preservar ou respeitar a planta, fazemos bonsai porque queremos e podemos ter um bonsai de qualidade se nos pautamos pelo que outros, que estão há mais tempo nessa estrada, fizeram e tiveram sucesso. Emular o sucesso deles, então, deve ser nossa busca incessante. Copiar ou usar a planta deles como modelo, deve sempre ser a nossa meta, pois apenas depois que dominamos esse capítulo, é que poderemos enfim criar a nossa própria grife, nosso bonsai ser devidamente reconhecido como fruto do nosso trabalho, individualizando-o quanto a esse aspecto.

Um bonsai deve ser construído levando-se em consideração a manutenção de um minimo de galhos para compor. Não é preciso manter um sem numero de galhos, mas apenas aqueles que estiverem mais bem situados e posicionados ao longo do tronco. Claro, há bonsai e há bonsai. Isso significa que nem todos os estilos são aplicaveis a toda planta que temos nas mãos. Alguns, como esse Ulmus, tiveram uma construção inicial orientada para o estilo Hokidashi, e na minha humilde opinião, é nesse estilo que o Paulo deverá incidir sua busca por modelos de construção, bem como perseverar na sua manutenção, sempre visando obter assim um bonsai de qualidade técnica superior. Não é dificil nem impossível conseguir isso com o material que dispõe. Mas é preciso ir nesse sentido, para se sair bem no final.

Alguns bonsai não dispõe de galhos em posição vantajosa. Por vezes é preciso cortar todos fora e esperar nova resposta da planta, que irá repo-los de maneira a que alguns, finalmente, venham justamente cobrir essa deficiencia inicial, favorecendo a construção correta dessa vez. Outros bonsai podem ser construídos a partir de um unico galho, onde será erigida toda a estruturação aérea da planta. Outros, como o estilo Literati, poderão ser construídos a partir de um minimo ou mesmo de um meio galho, pois que a beleza irá residir na linha do tronco, na superficialidade do trabalho ou mesmo na elegancia do conjunto resultante. Um bonsai estilo Chokkan, por outro lado, pede um numero maior de galhos, bem distribuídos ao longo do tronco, o que realça sobremaneira sua estrutura forte e grandiosa. É comum, contundo, que algumas variedades desse estilo apresentem galhos mortos (jin) no lugar de galhos vivos, o que certamente serve como apresentação para demonstrar que quem o construiu domina como ninguem a arte do bonsai.

Então, é comum não apenas ao iniciante, mas mesmo a bonsaistas mais experientes, o uso do recurso de observar o que outros fizeram em suas plantas, para tentarmos construir algo parecido com as nossas. Não estaremos "copiando" nem "replicando" nada. Estaremos, isso sim, aprendendo corretamente a fazer bonsai com qualidade técnica superior. De fato, de tudo que o Denis escreveu, podemos salientar que cada planta é um ser único, e mesmo que ela guarde semelhança com essa ou aquela outra planta, vez que orientamos seu trabalho por um modelo qualquer, ainda assim estaremos preservando essa qualidade da planta. O bonsai é feito de diferentes maneiras, e adequamos sua construção a estilos estabelecidos pela escola clássica japonesa, estilos esses estabelecidos há muito por eles. Mudar isso é algo que todos fazemos, mas a construção que segue suas linhas e ditames se prender a elas e não há como mudar isso.

Construir um bonsai dentro da escola classica japonesa é nos atermos a suas regras e dispositivos. Como disse antes, o estilo Hokidashi apresenta inumeras variantes, e para saber qual delas iremos usar, temos que pesquisar na net sim, pois é lá que estarão disponíveis imagens de plantas trabalhadas nessas diversas variedades desse mesmo estilo e que poderemos, e devemos, usar como modelo para realizar com sucesso o nosso trabalho.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Paulo R B de Medeiros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 13, 2013 1:52 pm    Assunto: Responder com citação

primeiramente nickfury obrigado pela contribuição

o estresse que a planta sofreu foi falta de água, e perder todas as folhas, e ataque de pragas recente... ainda estou exitante em realizar alguma poda drástica agora... até porque os galhos estao muito mal distribuidos, e eu estou pensando em realizar uma poda bem drástica... oq eu vou fazer no momento é trocar o subtrato, limpar bem as raízes, e colocar num recipiente maior, tenho uns aqui em casa de 14 litros... e vc falou do saco plástico, é para fazer como se fosse uma estufa ? eu vou aplicar repelente fumo, q foi um pesticida q comprei para plantas ornamentais...
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 13, 2013 3:55 pm    Assunto: Responder com citação

Paulo R B de Medeiros, amigo, a falta de água foi um descuido o qual a planta ja se recuperou, tendo em vista o tempo e as brotações, mas gostaria de escrever sobre a intervenção radical que vc sita.
Posso tbm estar equivocado, mas intervenção radical é quando vc reinicia um projeto, ou compra uma muda muito alta e elimina toda a copa, acho que no caso de sua planta a poda sujerida pelo Nicky de deichar os galhos bem curtinhos, seria para estimular o surgimento de galhos secndarios e depois os terciários e assim por diante, isto não seria radical!!!!!
Quanto a epoca, acho que agora que esta em manaus vc não tera mais inverno por tanto isso passara a não ter mais tanta importancia se mantiver o cuidado com as regas no periodo mais seco.
Atenciosamente
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: