FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

depois de 'pronto' precisa de muito sol? - coniferas
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
maga_andreati

MensagemEnviada: Dom Fev 10, 2013 8:45 pm    Assunto: depois de 'pronto' precisa de muito sol? - coniferas Responder com citação

olá,

bom, ainda sou principiante na arte, tenho só algumas mudinhas que nem sonham em ser bonsai ainda... rsrs... só que acho que já estou pronto pra partir pra uma árvore mais adulta, juntei um bom dinheiro e to querendo investir em alguma conífera, já que adoro este estilo e tenho acesso à um livro incrivel que trata só delas (pena ser em ingles rs)...
a minha idéia inicial é comprar uma já bem formada e deixar só uns 5 anos no máximo em vaso de formação, só pra dar um acabamento que fique mais a meu gosto, e dai já transplantar pro definitivo
aindo estou só começando a amadurecer a idéia, então não tenho espécie definida...

enquanto ela estiver em formação, vai ficar junto das 'irmazinhas' dela, na varanda de casa, onde pega bastante sol (até protejo algumas espécies mais delicadas)... até aí, tudo bem...

só que eu quero pegar uma árvore já formada por um motivo: tenho um mini-jardim dentro de casa, onde não pega sol direto... constumava criar samambaias ali, mas todas foram atacadas por doenças =(
então esse jardinzinho está em recuperação, não vou mais plantar as samambas pq sempre são atacadas (não tenho a menor idéia do que esta atacando, e só ataca elas)...
então quero começar a transormar este local num mini-jardim-japones, e estou querendo deixar um 'pedestal' para colocar o bonsai mais lindo que eu conseguir formar...

minha dúvida é: depois que o bonsai estiver "pronto" (na minha opnião não fica pronto mesmo nunca), enfim quando estiver de um jeito que eu olhe pra ele e pense que não tem mais nada pra fazer, vou poder deixar uma conífera dentro de casa? o local é bem iluminado, a parede inteira é coberta pela janela, só que não pega sol direto...

se não, tem alguma especie 'parente' das coniferas que se adaptaria?

ah, pra quem estiver preocupado com um inexperiente cuidando de um pinheiro-negro, não se assuste...
como disse, tenho um material de estudo excelente, e, melhor que isso, tenho um vizinho que é um ótimo professor...

obrigado
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Fev 10, 2013 9:22 pm    Assunto: Responder com citação

não
deeeeentro de casa = obito
simples assim

sol no minimo 6 horas por dia.

pode até passar um dia ou dois enfeitando a sala mas nada alem disso.

infelizmente

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
maga_andreati

MensagemEnviada: Dom Fev 10, 2013 10:45 pm    Assunto: Responder com citação

hum, que pena... obrigado pela resposta..
parece que minha idéia do jardim interno ta miando... Sad

acho que vou ver se encontro um maple mais ou menos do jeito que quero...
eles gostam de meia-luz né?
dai não vai 'estragar' tanto o estilo que to pensando em fazer...
e acho que ele vai gostar do clima daqui Very Happy

aproveitando, alguém conhece algum fórum ou site legal sobre jardins? de preferencia o chamado 'japonês' ou algum especifico pra áreas internas...

obrigado
abraços
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 14, 2013 9:57 am    Assunto: bonsai Responder com citação

É importante esclarecer que um bonsai é feito a partir de uma planta, de cerne lenhoso, que pode ser uma trepadeira, uma arvore ou um arbusto. Portanto, em qualquer dos tres casos, trata-se de material de crescimento lento, que requer exposição solar constante e muitas vezes direta, por períodos que podem variar, mas que quanto maior for, melhor será para a planta.

As coníferas são plantas solares, por assim dizer. Seu cultivo em vasos e outros recipientes deverá sempre atender esse critério, sob risco de perda material irreversível. Como se trata de um material de custo oneroso, necessário então seguir à risca esses preceitos, para não perder dinheiro no processo. A perda de suas samambaias se deve ao mesmo critério das coníferas: são plantas que prescindem de luz e calor solar indiretos para vicejarem e conseguirem se manter a salvo do ataque de agentes patógenos nocivos ao seu crescimento. Manter a planta saudável é parte do processo de cultivo, mas muito do que fazemos nesse sentido é pouco, se consideramos o sistema defensivo da própria planta, que tem meios de se precaver e mesmo combater determinados agentes, mas que precisa de luz e calor solar para estar apta a usar suas defesas corretamente. Não sendo assim, ocorre sua degradação, lentamente, até a morte.

Cultivar planta parece simples e na verdade não tem grandes mistérios. Mas temos de ter bom senso e nos educar, com conhecimento prévio sobre a espécie que pretendemos cultivar, para ter sucesso nesse empreendimento. Você cita material didático e auxilio de vizinho para cultivar pinheiro negro. Eu digo que, além dessa ajuda, deve frequentar um curso presencial, onde o demonstrador tenha claro conhecimento sobre essa espécie e disposição para orientá-lo corretamente quanto ao cultivo, sem risco de perda material e monetária de sua parte, o que mais que doer no bolso, é extremamente desestimulante para qualquer um, iniciante ou não.

Como tem dinheiro para investir, sugiro participar o quanto antes de um curso, individual ou coletivo, onde poderá aprender a lidar corretamente com as espécies que pretende cultivar. Um curso presencial é algo muito instrutivo e será de grande valia nesse sentido. Se puder, faça mais de um inclusive. Aqui no DF, por exemplo, eu ministro curso para iniciante, intermediário e avançado. No sul, temos o grande amigo Elio, de Curitiba, que tambem mantem cursos regulares nesses tres pontos, formando bonsaistas capazes de cultivar a contento as plantas que possuem, com ótimos resultados.

De posse desse conteúdo obtido num curso, inclusive há cursos especificos para determinadas espécies, como o pinheiro e o junipero, aí então poderá investir na aquisição de uma planta. Minha sugestão é que compre um bonsai pronto e não apenas uma muda ou um pré bonsai. Ao contrário do que escreveu, um bonsai está finalizado quando o autor ou cultivador que o construiu estabelecer isso. Após essa finalização, é claro, haverá a possibilidade de mudarmos o bonsai, mas ele ainda é e continuará a ser um bonsai. Além do mais, teremos que fazer podas, aramação, desfolha, periodicamente, afim de manter ou preservar a estrutura e o estilo do bonsai, pois se o deixarmos apenas como está, aos poucos ele irá perder sua forma, o que certamente depõe apenas contra quem o está cultivando indevidamente.....

Maple é o mesmo que acer. Há inumeras variedades, tanto de palmatum quanto de kaede, que são variações dentro da mesma familia aceraedae. Aqui no DF temos tido maior sucesso com o Kaede burgerianum, ou acer tridente. O Palmatum, seja qual for a variedade, não resiste ao nosso tórrido, seco e quente clima. Em São Paulo e no sul do país, onde há clima mais ameno, certamente há a possibilidade de expandir o cultivo a essas e outras variedades de acer, com bons resultados. Da mesma forma que o pinheiro, minha sugestão é por adquirir um bonsai pronto, disponível em qualquer site comercial nacional.

Outra boa e resistente conífera é o Junipero. Há diversas variedades disponíveis no mercado, sendo a mais corriqueira o J. chines, ou shimpaku. Tambem aqui vale o preceito da compra por um bonsai finalizado, em estilo e formato que quiser ou se sentir mais atraído. Não importa o tamanho ou a idade do bonsai, o que realmente interessa é fazer um cultivo correto da planta, para ter ela em seu viveiro por tempo superior ao de várias gerações, como vemos na Ásia, onde há alguns espécimes raros, com idade superior a 400 ou 600 anos.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
maga_andreati

MensagemEnviada: Sáb Fev 16, 2013 12:35 am    Assunto: Responder com citação

então, eu queria mesmo fazer um curso, mas aqui em SP tá ruim de encontrar... tava vendo um em Minas... tem esse aqui também, é no Paraná:
http://www.obonsai.com.br/site/cursos.php
sabe me dizer se o Elio participa desse? vai ter um dia 23 desse mes, to pensando seriamente em ir...
mas, nesse caso, vou ter que esperar um pouco pra adquirir um bonsai mais avançado, questões de $$$, além do curso em si, vou gastar a gasosa da viagem, pedágios e pelo menos 2 noites de hotel... mas parece que ganhamos uma muda ao participar Very Happy

quanto as samambaias, não acho que o problema foi falta de luminosidade, nem de calor... no 'jardim' não pegava sol direto, mas era iluminado o dia inteiro... e, como tem teto meio baixo (fica embaixo da escada) cria um efeito de estufa, bem quente e umido... e tem outras espécies que estão bem ali, umas comigo-ninguém-pode que não param de crescer... e tem uma outra planta, que não sei o nome, nasceu ali e ali está até hoje...

bom, coníferas vou deixar mais pra frente... quando chegar a hora de investir um pouco mais pesado, vou partir pros acer, só falta escolher a variedade... to pensando num chamado Deshojo, de folhas vermelhas, só quero pesquisar um pouco mais pra ver como está a adaptação dessa espécie pra minha região...

abraço
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: