FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Identificação de pinheiro
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rafael Rodrigues



Registrado: 02/03/11
Idade: 48
Mensagens: 11
Localização: Mogi Guaçu-SP

MensagemEnviada: Qui Fev 14, 2013 10:02 pm    Assunto: Identificação de pinheiro Responder com citação

Ola Pessoal, sera que alguem pode me ajudar a identificar que pinheiro é esse.
Ele esta em um terreno proximo a minha casa, tem uns 3 mts de altura o tronco deve ter uns 30 cm de diametro.





aproveitando o gancho qual seria a melhor maneira para reproduzi-lo?


Desde ja agradeço a todos.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rafael Rodrigues



Registrado: 02/03/11
Idade: 48
Mensagens: 11
Localização: Mogi Guaçu-SP

MensagemEnviada: Sex Fev 15, 2013 7:06 pm    Assunto: Responder com citação

Boa noite pessoal.

Agora sim com fotos ampliadas achoque é mais facil identificar que pinheiro é esse.

Alguem poderia me ajudar, por favor.


abraço a todos.
















Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Victor Néto
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 04/08/12
Idade: 25
Mensagens: 120
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Sex Fev 15, 2013 7:27 pm    Assunto: Responder com citação

Como sou principiante não posso ajudá-lo a identificá-lo, mas que daria um belo bonsai daria! Smile
Com base em minha experiencia em germinar pinheiros australianos(casuarinas) eu acredito que seja possível obter um exemplar através da germinação das sementes. Mas eu só consigo germinar tais sementes no período do final do inverno/incio da primavera.
Espero ter ajudado.
_________________
"A arte de descansar é parte da arte de trabalhar"-John Steinbeck
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Sex Fev 15, 2013 9:48 pm    Assunto: Responder com citação

Calma pessoal, isso aí é apenas um pinus ellioti, largamente usado em reflorestamento. Não é que não dê para fazer bonsai. É possível sim. Mas devido ao comprimento longo de suas agulhas somente é indicado a se fazer bonsai de porte relativamente grande. O pinus ellioti é parecido com o pinheiro negro, e pinheiro vermelho, largamente usados para fazer bonsai. Porém estes tem agulhas mais curtas e portanto se consegue uma melhor proporção de tamanho, sendo possível inclusve se fazer bonsai de porte bem pequeno...
Bom, o pinus ellioti é facilmente encontrado em mudas para repalntio que custam muito barato, compradas em bandeijas custam apenas alguns centavos cada. De outra parte, existe espalhado por todo lugar para quem quer aventura-se em fazer yamadori. Porém nào é fácil fazer pegar uma muda arrancada na natureza. A época para fazer isso é decisiva. Aqui no sul podemos ter sucesso fazendo o replantio no final do inverno. Já obtive sucesso com dezenas de mudas, inclusive de grande porte. Porém em cada região é necessário descobrir a época ideal.
Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/02/11
Idade: 34
Mensagens: 409
Localização: Brasília-DF

MensagemEnviada: Ter Fev 19, 2013 8:19 pm    Assunto: Responder com citação

Seguindo na linha de raciocínio do Elio, já tentei alguns yamadori sem sucesso. Estou com um que, por enquanto, está indo bem. É mais vantajoso, no entanto, comprar mudas pequenas, ou sementes. O crescimento (pelo menos quando plantado no campo) é muito rápido, o que torna viável a condução a partir de sementes, objetivando uma planta de médio a grande porte a médio prazo.

Abraços.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Ter Fev 19, 2013 9:54 pm    Assunto: Responder com citação

Thiago, com certeza fazendo fora de época é muito difícil. Mas quando descobri o momento certo passei a obter sucesso em quase 100% dos yamadoris de pinus. Retirando no momento certo e com um pouco de torrão fica até fácil.
abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/02/11
Idade: 34
Mensagens: 409
Localização: Brasília-DF

MensagemEnviada: Ter Fev 19, 2013 10:17 pm    Assunto: Responder com citação

Certamente, o meu insucesso se deu mesmo pela época errada, pois de resto, fiz tudo certinho. Perto da minha casa, há centenas deles que nascem sozinhos (fruto de uma antiga plantação na região) em uma cascalheira abandonada. Acredito eu que aqui no Centro-Oeste, a época mais adequada deva ser um pouco mais tarde do que aí no Sul. Esse ano vou tentar mais algumas vezes, em diferentes épocas, para registrar a ideal.

Mas isso só para fins didáticos mesmo, pois vejo o crescimento acelerado da espécie, comparado ao de outras coníferas, e tenho convicção de que é mais viável conduzir desde semente ou muda pequena.

Só para dar uma noção do que estou dizendo, alguns indivíduos que nasceram a dois anos já estão mais altos do que um homem, e com troncos com o diâmetro de uma lata de refrigerante.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rafael Rodrigues



Registrado: 02/03/11
Idade: 48
Mensagens: 11
Localização: Mogi Guaçu-SP

MensagemEnviada: Qua Fev 20, 2013 10:29 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado a todos que responderam , mas eu ainda tenho uma duvida em relação a reprodução.

Não seria possivel fazer um alporque, mesmo se "estrangulasse" o galho?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qui Fev 21, 2013 11:06 pm    Assunto: Responder com citação

Apesar de fazer centenas de alporques em várias espécies esta é uma que nunca tentei, até talvez por não ter porque tentar...rsrss... Mas temos informação de que o pinheiro negro enraiza através de alporque, então pela lógica das espécies este também deve enraizar. Bom igual ao Thiago, vou dizer que vale a pena fazer para 'fins didáticos"......

abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil