Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Qua Mar 30, 2011 1:52 pm Assunto: Cambuí 02 |
|
|
Mais um para os amigosopinarem, tenho duvidas quanto a época.
Atenciosamente.
 |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Qua Mar 30, 2011 2:44 pm Assunto: |
|
|
Eu acho muito lindo o Cambui... mais não vou poder opinar por nao conhecer a espécie.... _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Qua Mar 30, 2011 3:12 pm Assunto: |
|
|
vou acompanhar aqui o tópico
é uma planta que eu gosto tb
abraços |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qua Mar 30, 2011 5:51 pm Assunto: |
|
|
Cambuí (Myrcia multiflora (Lam.) DC.) é uma árvore de porte médio muito comum em terrenos bem irrigados e mesmos nos capões da biota dos Campos Gerais do Paraná e daí ocorre até o Estado do Rio Grande do Sul notadamente nas matas de galeria.
O Cambuí tem um tronco bastante curto sendo e sendo frequente nas beiras de rio, seus galhos alcançam um grande diâmetro. Sua madeira é muito resistente e dura, quase sempre retorcida, o que não lhe garante bom aproveitamento industrial. A casca do Cambuí é característica por desprender fragmentos parecidos com um papel fino e amarelado, quebradiços ao toque.
As folhas do cambuí são coriáceas, grossas, oblongas e providas de grupos de células translúcidas. Suas flores são brancas e pequeninas reunidas em inflorescências cimosas. Seus frutos são pequenas bagas esféricas amareladas.
Djalmo seus exemplares estão lindos, eu não mecheria nas raízes agora, deixa para a primavera, tenha paciência, tem um ótimo potencial.
Estou a procura de uns desse porte. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Mar 30, 2011 9:55 pm Assunto: |
|
|
Leandro Ferraz, Vhalveruth, obrigado pela atenção é motivadora a atenção dos foristas.
junior/pr, muito obrigado pelas dicas, de fato eu já tinha esta idéia de não mexer nas raízes ate a primavera, mas sabe sobre a parte aérea???
Será que alguma poda pode prejudicar a planta??
Atenciosamente. |
|
|
 |
Helio Mayer 1.o PASSO

Registrado: 30/01/11 Idade: 34 Mensagens: 176 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Qua Mar 30, 2011 10:01 pm Assunto: |
|
|
Cambuí tem que podar com muito cuidado, então deixa pra fazer no final do inverno mesmo... _________________ "Posso não concordar com uma palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo" Voltaire |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 31, 2011 1:07 pm Assunto: |
|
|
Helio Mayer, eu imaginava que tria que esperar até a primavera para fazer qualquer intervenção, e tenho ainda que ver se vou consseguir separar as duas plantas, mas tenho tempo para esperar e conduzi-la da melhor forma.
Atenciosamente. |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Qui Mar 31, 2011 2:33 pm Assunto: |
|
|
So por curiosidade é facil conseguir sementes de cambui? _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 31, 2011 5:00 pm Assunto: |
|
|
Não sei quanto a semente mas mudinhas em viveiros são bem comuns, dificil é de consseguir a muda ja com mais tempo de vida.
E não são muito dificeis de manter e conduzir.
Atenciosamente |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Abr 01, 2011 4:17 pm Assunto: |
|
|
Djalmo, este aí está bem bonito. Mas como o exemplo que coloquei no outro tópico de cambui seu, em setembro pode fazer uma poda bem drástica deixando somente a linha do tronco desejada. As fotos do outro tópico não deixam dúvida de o que ocorre.
Quanto as sementes, plantas deste porte seu, se não podar, elas já produzem flores e frutinhos, de onde se obtem sementes. A germinação é fácil. Já fiz germinar sementes de um cambui bem mais fino do que estes que o amigo tem aí...
Alerto que existe mais de uma espécie de cambuí, este que o amigo Djalmo tem aí é uma espécie de folhas bem pequenas e que demora bastante para engrossar o tronco. Tem outros de folhas maiores e mais rápidos no crescimento.
Ao menos em nossa região a compra de mudas em viveiros é fácil e relativamente barata.
abraços _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 01, 2011 11:24 pm Assunto: |
|
|
Elio, mais uma vez muito obrigado pelas dicas, são muito úteis, e assim que me confirmares sobre a possibilidade de transplante nesta época farei os dois exemplares.
Atenciosamente. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sáb Abr 02, 2011 9:51 pm Assunto: |
|
|
Djalmo, como disse no outro tópico, prefiro fazer a poda no final do inverno de um ano e só replantar no final do inverno do ano seguinte. Com a poda drástica sem emxer na raiz a reação da brotação é mais intensa para compensar tudo o que foi retirado. É o que penso.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 04, 2011 12:24 am Assunto: |
|
|
Elio Luis Secchi, como coloquei no outro tópico, acho que são duas plantas e gostaria de saber quando seria o melhor momento de separar as plantas.
Atenciosamente. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Abr 04, 2011 10:10 am Assunto: bonsai |
|
|
Djalmo, pela explicação excelente do amigo Elio, acredito que a separação possa ser realizada, sem nenhum problema, no inverno. A atenção, que ele frisa, é que se voce for podar a parte aerea, é melhor manter o sistema radicular intacto, o que irá favorecer uma rapica recuperação da planta. Se for podar raízes, faça-o no inverno somente, mas a parte aerea, pode ser alterada na primavera, desde que mantenha o raizame sem cortes.
A separação, aliás, é de praxe fazer mesmo no inverno, cuidando de manter o raizame intacto, separando as duas plantas com o devido cuidado quanto a isso, para que ambas as plantas mantenham, para si, a maior quantidade possível das finas raízes capilares.
Meu conselho seria no sentido de que, faça o aparte no inverno, e aguarde até um ano, antes de realizar cortes radicais no tronco, para que a planta possa se recuperar bem entre uma fase e outra. A pressa, aqui, é inimiga mortal da espécie. Trata-se de uma nativa, e a resposta de nativas às nossas intervenções, nunca serão as mesmas que de mudas cultivadas.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 04, 2011 11:05 am Assunto: |
|
|
nickyfury, valeu. |
|
|