|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Felipe Ferlin 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 09, 2012 10:33 am Assunto: Ajuda Com Pinheiro Negro |
|
|
Pessoal Ganhei Esse Pinheiro Negro Da Minha Namorada,Mas Não Sei Como Prosseguir Com Ele,Retirei Algumas Aciculas E Tirei Alguns Galhos Perto Da Base, Sera Que Devo Esperar Ele Brotar Mais Em Cima E Fazer Um Literati?
Opinem Por Favor!
Seguem As Fotos:
Desde Já Obrigado!
 |
|
|
 |
Felipe Lembi 2.o PASSO

Registrado: 24/12/11 Idade: 34 Mensagens: 210 Localização: Rolante-RS
|
Enviada: Seg Jul 09, 2012 10:02 pm Assunto: |
|
|
Olá, no meu ver voce desperdiçou um ótimo material. Pois aqueles galhos perto da base poderiam ser utilizados na formação da planta, no estilo moyogi. Agora ficou complicado para estilizar, pois aqueles galhos não vão rebrotar. Acho que a única saida seria uma poda drástica neste galho que sobe reto, e eleger um novo apice com um dos galhos laterais, para ganhar conicidade e reduzir altura. Mas pode pegar forte no arame que o pinus aguenta. Realmente eu achei uma grande perda de material, vc tinha galhos muito bem posicionados, mas não se preocupe.
Abraço |
|
|
 |
Felipe Ferlin 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jul 10, 2012 10:11 pm Assunto: |
|
|
Então Felipe,os galhos que cortei estavam muito compridos e sem ramificações,ela estava uma verdadeira arvore de natal,no dia que chegou em casa minha mae disse que iria por bolinhas nela no natal.rsrsrsrs.sera que da pra fazer um literati ou algo parecido com ela sem essa poda que vc disse ? nas fotos tem alguns brotos que acredito daqui uns anos virarem galhos para comessar a trabalhar nela,e a Vela na ponta do apice eu cortei tbm para ela parar na altura que esta e retirei alguns pares de aciculas por toda parte para estimular as gemas e ramificar.
Sera que fiz tudo errado?
Sera que minha ideia é inviavel?
desculpem tantas duvidas estou no mundo do bonsai a apenas 5 meses....
 |
|
|
 |
Felipe Ferlin 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jul 10, 2012 10:18 pm Assunto: |
|
|
é +/- isso q eu imagino
 |
|
|
 |
Felipe Lembi 2.o PASSO

Registrado: 24/12/11 Idade: 34 Mensagens: 210 Localização: Rolante-RS
|
Enviada: Qua Jul 11, 2012 10:54 am Assunto: |
|
|
De maneira alguma vc fez errado, vc deve seguir as suas ideias. O que nós costumamos ver seria o mais viável, em questão de tempo e quAlidade. Mas se voce almeija um literati, que me parece ser uma boa idéia, deves manter a altura, e buscar ramificações laterais. Assim como vc está fazendo. Procure no forum por uma postagem em ''materias'' sobre pinheiro negro do colega Donegá, e do Elio rspondendo as perguntas.
E não se desculpe, pois eu tenho mmmmmuuuuuitas duvidas tbm, e isto é normal.
Grande abraço |
|
|
 |
Felipe Ferlin 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 11, 2012 5:34 pm Assunto: |
|
|
HEHE,obrigado pelas dicas Felipe,vou procurar a matéria agora.e com muita paciencia um dia terei um belo exmplar,rsrs
abraço!  |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Jul 11, 2012 7:48 pm Assunto: |
|
|
Felipe, O Elio que nosso colega se refere não sou eu, mas sim, o Elio de Curitiba. Eu também em pinheiro negro estou ainda bem devagar pois é uma espécie bastante diferente de se trabalhar do que as que costumamos ter. Não seria uma planta para iniciantes, mas todo desafio vale a pena. Do pouco que sei, posso afirmar que de fato o bonsai bonito desta planta estava aí em baixo, onde você podou. E como os colegas disseram é imprevisível que venha a ter brotação nova ali, mas não impossível. Já vi brotações aparecerem em PN meus em local sem nenhuma acícula e onde eu imaginava que não brotaria.
De qualquer modo se o seu projeto é mais no sentido de um literati, conforme a figura que mostrou, de fato os brotos baixos não seriam necessários. Mas deve atentar que sua planta tem um início de tronco com bastante movimento e depois segue acima absolutamente reta. É um problema. Veja que a planta que você coloca como objetivo, tem um tronco com um movimento muito sutil, suave, elegante, desde o chão até o ápice. Um movimento harmônico em todo o tronco. Ora, se sua planta tem um movimento intenso no início do tronco, para haver harmonia, o tronco deverá seguir com um movimento similar. Como o movimento inicial, não dá para desfazer, o caminho é tentar produzir algum movimento daí para cima. Bom a formação da copa, é outro detalhe, cheio de detalhes que envolvem as quatro operações anuais do PN que são Metsumi, Mekiri, Mekaki e Hanuki. Pesquise sobre isso. É uma questào que envolve bastante estudo e paciência, mas vale a pena. Eu sei o que estou passando com os meus....rsrsrsrsrsrsrs.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Felipe Ferlin 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 12, 2012 7:48 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelas palavras Elio.a cada comentario aqui escrito eu penso(putz...fiz caca! )Mas sei que bonsai é um teste de paciencia,e sei que a base do exemplo que mostrei é bem diferente da minha, com esse exemplo quis mostrar que o literati que eu penso é um com uma copa "um galho de cá,um de lá,um de cá,um de lá..." e nao aqueles com uma copa que representa uma pequena porcentagem da planta...to meio perdido com essa arvore.se alguem com um poquinho de tempo tiver uma projeção, uma ideia,uma dica ,um palpite, uma maquina do tempo pra evitar de tirar os galhos que tirei "rsrsrsrs fique a vontade.
sera que poda drastica resolve ? |
|
|
 |
Felipe Ferlin 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 12, 2012 8:05 pm Assunto: |
|
|
Achei uma foto de quando ganhei ele
70 reais foi caro ? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Jul 12, 2012 8:32 pm Assunto: |
|
|
Felipe, posso dar um conselho. Pinheiro Negro é o último estágio de aprendizado de um bonsaísta. Só comecei a trabalhar com eles depois de 6 anos lidando com bonsai.
Vejo que vc tem outras plantas. Dedique-se a elas e deixe esse PN quieto, por enquanto, até porque o estilo que vc quer, Literati, é considerado o estilo mais difícil de se conseguir harmonia.
Começar com PN e em estilo Literati é começar pelo fim.
Desculpe a sinceridade mas é para vc não se frustrar.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Felipe Ferlin 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 12, 2012 9:40 pm Assunto: |
|
|
Élio,pedir desculpas pra que ? Você só disse a verdade,vou deixar ele quieto por enquanto e ler tudo que eu achar sobre PN.Mas jamais vou desistir dele,vou tirar leite de pedra!É só dar tempo ao tempo.
Obrigado pelas dicas
Abraço. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jul 12, 2012 11:48 pm Assunto: |
|
|
Felipe Ferlin escreveu: | Élio,pedir desculpas pra que ? Você só disse a verdade,vou deixar ele quieto por enquanto e ler tudo que eu achar sobre PN.Mas jamais vou desistir dele,vou tirar leite de pedra!É só dar tempo ao tempo.
Obrigado pelas dicas
Abraço. |
É isso aí, Felipe! Dar tempo ao tempo! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Felipe Ferlin 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 13, 2012 6:46 pm Assunto: |
|
|
É.Vou postar as foto desse PN quando ele tiver uma modificação significativa "crescer alguns galhos,etc..."
E a propósito Élio,eu não ia falar nada ,mas sou fã dos seus trabalhos,acompanho o Atelierdobonsai desde que eu comecei a cultivar.Seu viveiro é uma inspiração a qualquer um.Parabéns mesmo !!  |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jul 13, 2012 8:14 pm Assunto: |
|
|
Felipe Ferlin escreveu: | É.Vou postar as foto desse PN quando ele tiver uma modificação significativa "crescer alguns galhos,etc..."
E a propósito Élio,eu não ia falar nada ,mas sou fã dos seus trabalhos,acompanho o Atelierdobonsai desde que eu comecei a cultivar.Seu viveiro é uma inspiração a qualquer um.Parabéns mesmo !!  |
Valeu, Felipe! Obrigado pelas palavras gentis! São sempre um incentivo!
abração _________________ Elio
|
|
 |
Felipe Ferlin 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 13, 2012 10:48 pm Assunto: |
|
|
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|