Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
juningeografo 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 12, 2011 7:14 pm Assunto: pitanga yamadori |
|
|
tirei esta pitanga na primavera do ano retrasado...dei uma desfolhada nela este inverno mais acho q vacilei e nao tive muito a manha...deveria ter cortado os ramos primarios....
 |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sex Ago 12, 2011 9:39 pm Assunto: |
|
|
junim,
aqui também não devemos ter galhos primários saindo de um mesmo ponto. Este problema também foi apontado no belo Branquilho do amigo Gerson Araldi num workshop da ABOP com o bonsaísta Charlinho de Barretos.
A sequência deve ser galhos primários distribuídos ao redor do tronco e a partir de cada um deles as novas ramificações secundárias e assim por diante...
 _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Ago 12, 2011 9:39 pm Assunto: |
|
|
 _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Ago 12, 2011 9:40 pm Assunto: |
|
|
Veja neste desenho do Marcelo Duprat:
Pedro Morales
Editado pela última vez por edson0605 em Ter Mar 04, 2014 9:35 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Ago 12, 2011 9:41 pm Assunto: |
|
|
Neste meu Cambuí:
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Ago 12, 2011 9:41 pm Assunto: |
|
|
Mas veja só meu amigo, esta é a visão da parte técnica; se a planta lhe agrada como está, deixe-a assim. Foi o que fez o amigo Gerson...
Espero ter ajudado...
Abraço.
Edson.
PS - Quanto ao Branquilho do Gerson, eu vou acabar comprando-o numa das liquidações que ele faz para passar as plantas feias para os amigos...  _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Rafael Spinola 2.o PASSO

Registrado: 19/06/07 Idade: 56 Mensagens: 261 Localização: Salvador-Ba
|
Enviada: Sáb Ago 13, 2011 12:57 am Assunto: |
|
|
Acompanhando!!!! show!!!! _________________ Parabéns por viver bonsai!!! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Ago 13, 2011 8:11 am Assunto: bonsai |
|
|
Junin, creio que sua pitangueira não irá sobreviver. Não por culpa sua, saiba disso. A espécie é meio dificultosa mesmo, e nem sempre logramos exito em sua recuperação, ainda que executemos todos os procedimentos corretos quando de sua retirada do solo. Digo isso por experiencia própria, bem como por experiencia de outros amigos bonsaistas, como o Paulo Ventura, que milita nessa área a mais tempo que eu e que foi meu orientador nessa melindrosa questão.
Segundo ele, de cada dez pitangueiras retiradas, tomando-se todos os cuidados e precauções, de tres a cinco estão fadadas a não terem o mesmo exito que as outras, e não há nenhuma explicação lógica para isso, a não ser algo inerente a cada planta em particular. Algo em sua estrutura ou ciclo é interrompido de tal forma que a planta não consegue recuperar-se plenamente como deveria. Em algumas que retirei há uns dois anos, inclusive uma de tronco duplo, de 8 plantas sobraram apenas tres, incluso a doble trunk.
As outras, ainda que apresentassem uma brotação fraca, e sob a casca estivessem verdes, não lograram recuperação plena, sendo descartadas, vez que não iriam para lugar algum, apenas ficaram ali, estáticas, sem alterações que permitissem, com certeza, dizer que estavam no caminho certo. Não brotaram, não emitiram mais raizes, nem nada. Sob a fina casca, ao raspar, mostravam o caule verde esmaecido, sem o viço natural das plantas recuperadas com exito.
O melhor, depois de um ano de cultivo, se a planta não retorna com uma brotação vigorosa e bem fornida, isto é, com novas e resistentes folhas, é descartar o material, para não ficar perdendo tempo com ele e partir para outra. E não se preocupe em buscar soluções alternativas: quando a planta apresenta tal problema, não há nenhuma saída a não ser jogar a lenha na fogueira. Pitangueira é assim e pronto!!!  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Seg Ago 15, 2011 12:45 pm Assunto: |
|
|
Nick estou com uma bela Jabuticabeira que venho reduzindo ela há anos para colocar num vaso menor. Sabe dizer se na troca de terra as Jabus aceitam que lavem as suas raízes??? Sempre podo as raízes mais mantenho o torrão de anos atrás com receio da planta não ser recupera. Pode me ajudar??? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
juningeografo 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Ago 15, 2011 1:30 pm Assunto: |
|
|
ja vi sim essa materia...valeu as dicas...!
pois e..este yamadori foi feito em 2009, acho que ela ja esta bem pega sim, ja fiz dois transplantes...quando eu tirei ela, todos falaram o mesmo.... |
|
|
 |
juningeografo 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 19, 2011 12:30 pm Assunto: |
|
|
galera nao dei conta de girar a foto...foi mau!
sera que ainda corre perigo nick? fiquei "paranoico" e ate evitei o transplante... |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Dom Out 02, 2011 11:44 am Assunto: |
|
|
essa planta tem muito potencial! parabéns, agora é só uma questão de tempo! |
|
|
 |
juningeografo 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 02, 2011 8:21 pm Assunto: |
|
|
valew nego...vc acha que seria viável uma manutenção nas raízes, digo, cortar mais um pouco a pivotante, ou deixo para meados do verão? |
|
|
 |
|