|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marcio gabiatti 4.o PASSO

Registrado: 02/09/11 Idade: 43 Mensagens: 652 Localização: Blumenau-SC
|
Enviada: Qui Nov 03, 2011 5:24 pm Assunto: ::SE FOSSE SUA OQUE FARIA?:: |
|
|
Amigos essa Serissa esta em estado bruto, preciso de sugestões para começar a trabalha-la.
Segui as fotos para analizarmos.
[/img][IMG=http://img694.imageshack.us/img694/5913/foto0123e.jpg][/IMG]
[/img]
Oque os amigos sugerem???[/img] _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Nov 03, 2011 7:56 pm Assunto: |
|
|
?? _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

Registrado: 06/11/09 Idade: 42 Mensagens: 235 Localização: Vargem Grande Paulista-SP
|
Enviada: Sex Nov 04, 2011 8:50 am Assunto: |
|
|
Cara na minha opinião, como vc mesmo disse se minha fosse, eu acho que ainda esta cedo para trabalhar essa planta deixa ria se desenvolver mais a plantaria no chão se possivel ou no escorredor para engrossar o tronco ok
abraços até mais |
|
|
 |
Kuruta

Registrado: 28/10/11 Idade: 31 Mensagens: 63 Localização: Cruz das Almas-BA
|
Enviada: Sex Nov 04, 2011 10:51 am Assunto: |
|
|
Depende de que estilo queira seguir, dependendo do que queira eu engrossaria estes galhos mais finos, igualando a arvore, depois a plantaria em algum lugar para engrossar o tronco e planejar o formato que quero para ela. |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Sex Nov 04, 2011 11:38 am Assunto: É |
|
|
MAMADEIRA POR UNS 2 ANOS _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Nov 04, 2011 11:42 am Assunto: |
|
|
ai é que ta amigos, eu não consigo enxergar um caminho para ela, não vejo nem um estilo, ela se encontra em um escorredor, mas gostaria de dar um estilo pois do jeito que esta não me agrada por isso pedi aos mais experientes a opinião dos colegas, espero que venha alguma ajudo quanto ao estilo.... _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Sex Nov 04, 2011 11:47 am Assunto: É |
|
|
ESSA PLANTA SÓ DÁ PRA PENSAR EM ESTILO DAKI NO MÍNIMO UNS DOIS ANOS,,,QUANDO OS GALHOS TIVEREM A PROPORÇÃO ADEQUADA PARA O TRONCO,,,NESSE CASO É USAR A MAIS CITADA TÉCNICA DO BONSAÍSTA,,,PACIÊNCIA. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Nov 04, 2011 3:01 pm Assunto: |
|
|
obrigado Rogerio por atentar para a paciencia muitas vezes compramos um planta e não atentamos para o tempo dela, oque me sobra é esperar e quando for podar algum galhinho ir fazendo estacas que por sinal pegão facilmente obrigado..
Se alguem discordar é só diser... _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
|
 |
Lrgullo 2.o PASSO

Registrado: 05/05/10 Idade: 41 Mensagens: 260 Localização: Limeira-SP
|
Enviada: Sex Nov 04, 2011 8:43 pm Assunto: |
|
|
boa noite!
se fosse minha???
eu ia querer algo beeeem pequeno...
cortaria assim:
isso se ela aguentar poda drástica,
considere que não sei mto de estética de galhos, regras...
a terceira imagem seria deixar crescer depois da poda drástica 1 ano... depois podava mais uma vez... dai ia formando os galhos mais finos...
e não sei se serissa aguenta poda drástica...
se ela não aguenta é ir diminuindo de ano em ano...
abraço!! _________________ Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/ |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Nov 04, 2011 10:23 pm Assunto: |
|
|
A idéia apresentada pelo colega Lrgullo é bem viável sim.
Primero porque a serissa suporta muito bem a poda drástica emitindo inúmeras brotações o que facilitará a escolha das mais adequadas para o projeto. Segundo porque esta resposta em brotação é bastante rápida, podendo assim dar uma driblada na tal dapaciência. Claro, sempre lembrando que partindo para esta solução terá que aceitar uma planta pequena, proporcional a grossura do tronco que ainda não é muito grande, mas já é o suficiente para fazer um bonsai de pequeno porte.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Sex Nov 04, 2011 10:32 pm Assunto: |
|
|
brotherm
minha ideia é parecida com a do Lrgullo, mas eu prefiro plantas mais robustas e por isso sugiro que vc faça o sugerido por ele mas não agora.
eu procederia da seguinte forma
limparia a planta, deixando apenas alguns galhos apiceais, mantendo uma estrutura que parece com um bonsai, deixaria outros galhos crescer livremente pra dar calibre ao tronco.
do lado esquerdo, deixaria uma estrutura parecedi com a desenho... do lado direito, podaria mais forte pra tentar forçar brotaççoes mais baixas.
posteriormente, separaria em duas plantas via alporque.
assim vc teria a planta mais baixa(lado direito) MAIS ROBUSTA usando toda a parte esquerda como sacrificio pra engrossar.
mas pra não desperdiçar tempo e material, usa o lado esquerdo pra fazer um alporque.
dos dois troncos eu não gostei muito.
vlw
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Nov 04, 2011 11:21 pm Assunto: |
|
|
amigos muitissimo obrigado pela colaboração, quero agradecer a todos por passar experiencia aos mais novos como eu, pois bem vamos la oque pude notar: amigo Filipe sua visão é indiscutivel, daria para eu seguir seu projeto pois gostei demais da ideia de trabalha-la e em futuro ter duas plantas, sem contar que se não der, ou quiser mudar de ideia depois de começado o projeto poderei seguir o do nobre amigo Lrgullo sem problema, amigo Elio obrigado por esclarecer algumas duvidas sobre esta especie saberia me dizer sobre a poda quantas folhas deixar?
amigo Filipe do lado direito essa poda mais forte que diz seria uma poda drastica ou eliminação da maioria dos galhos?? _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Nov 05, 2011 7:26 am Assunto: bonsai |
|
|
Marcio, analisando sua planta vejo duas possibilidades. A primeira seria no sentido de seguir a orientação esboçada pelo nobre colega Lrgulho, o que possibilita a construção de uma planta pequena a partir do material atual, sem precisar esperar muito, como ressaltou bem o nobre amigo Elio Luis. Em contrapartida, vc teria em mãos dentro dos próximos tres anos um lindo bonsai mame, podendo ao final desse período inclusive escolher um vasinho bonitinho, na cor azul, vermelho ou amarelo para envasar.
A segunda possibilidade requer um pouco mais de tempo e seria necessário voce aproveitar que estamos na primavera e fazer um reenvase, escolhendo uma bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral, contendo um bom substrato drenante: caco ceramico, pedrisco, terra granulada, casca de pinheiro e carvão, para proporcionar um solo propício a um bom desenvolvimento para sua planta, objetivando engrossar o tronco um pouco mais e um crescimento que a deixe maior do que está. O cultivo, nesse caso, seria extendido pelos próximos 5 anos, ao final do qual vc teria em mãos uma planta um pouco melhor, vez que possibilitaria um retorno maior quanto a uma estilização e formatação dentro de qualquer estilo mais interessante.
A vantagem de se trabalhar com a serissa é que é um arbusto extremamente versátil, fácil de moldar e que aceita bem qualquer estilo formador. Fornecendo a ela facilidade no trato e no cultivo, com um bom substrato, adubação e rega, em pouco tempo é possível ter em mãos um ótimo material de trabalho, sem contar que com podas regulares vc ainda obtem material extra, podendo estaquear galhos e raízes cortados para gerar novas plantas, aumentando seu leque de boas plantas com que formar até mesmo um lindo bosque bonsai. O tempo minimo para conseguir isso é de 5 anos. No chão, claro, o prazo pode ser reduzido, podendo ter um retorno em até tres anos, considerando condições satisfatórias de cultivo (solo fértil, sol e rega com adubação).
Considerando a melhor frente da planta como a mostrada pela imagem anterior em que sua mão aparece, poderia voce estar definindo um bonsai no estilo Twin trunk: algo como tronco duplo. Nesse caso, a formatação poderia seguir no sentido de formar duas copas, sendo uma no tronco da direita e outra no tronco da esquerda. Para isso, vc tem que reduzir a massa de galhos longos, cortando todos eles visando um encurtamento, deixando apenas dois ou quatro pares de folhas em cada galhinho. A finalidade aqui é obter densificação foliar. Não é preciso usar arame, apenas podas de manutenção constantes (a cada 15 ou 20 dias, tesoura).
Cortando e deixando crescer, aos poucos e ao longo dos anos a planta vai obtendo densidade, reduzindo os entrenós e aumentando a quantidade de folhas por galhos curtos, o que acaba por "fechar" a copa, deixando-a mais compacta. Mas é um trabalho que deve ser realizado sempre, para que a planta ao mesmo tempo que ganha o formato possa tambem mantê-lo assim. Então, sugiro que passe a tesoura, reduzindo a altura e construindo um formato de copa ligeiramente arredondado, para começar.
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Nov 05, 2011 4:57 pm Assunto: |
|
|
nickyfury obrigado por postar e dizer oque pensa a respeito.
gostei da ideia do estilo Twin trunk, seria o estilo proposto pelo amigo Filipe? nick obrigado por tirar algumas duvidas a respeito desta especie que tinha restado, vou seguir a ideia do nobre amigo Filipe pois vai ser um grande desafio para mim essa condução, quando terminar a intervenção posto os resultados. Mais uma vez obrigado a todos por ajudar.. _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Nov 05, 2011 7:14 pm Assunto: |
|
|
Márcio, minha sugestão de modelagem. Depois, inclinar uns 45 graus para a esquerda. Vc tem bastante e várias opções dos colegas.
abraço
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|