Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 34 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Ter Maio 29, 2012 11:03 am Assunto: Ficus - 29/05/2012 |
|
|
Amigos peço ajuda de vocês para a condução desta planta. Não tenho nenhuma ideia, todas são bem vindas.
Desde já grato.
 _________________ A grande arquiteta da beleza é a mãe natureza, somos seus meros operarios. |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Ter Maio 29, 2012 6:20 pm Assunto: Bonsai |
|
|
Amigo, vç tem algumas opções ae...
Podar mais baixo e começar do zero com as brotações, tendo uma planta com um crescimento mais lento.
Manter como está e somente estilizar com arame e podas... ...desenvolvimento razoável.
E a que eu optaria que é deixar cresçer livre e bombando no adubo até o tronco engrossar bem, depois daria no "meio" dela, uns 15cm à 20 cm de altura e começaria do zero com as brotações intensas que viriam!
Sucesso com a planta, acompanhando evolução, não deixe de postar...abç! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Marco Costa 2.o PASSO

Registrado: 10/04/12 Idade: 60 Mensagens: 307 Localização: Marataizes-ES
|
Enviada: Ter Maio 29, 2012 6:36 pm Assunto: |
|
|
Pedro, esse movimento do tronco foi natural ou voce que forçou? _________________ Se Deus é por nós, quem será contra nós? Rm 8. 31 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Maio 29, 2012 7:20 pm Assunto: |
|
|
Acompanho a sugestão do MarcoBonsaiPoa.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

Registrado: 16/02/11 Idade: 65 Mensagens: 329 Localização: NOVO HAMBURGO-RS
|
Enviada: Ter Maio 29, 2012 7:56 pm Assunto: |
|
|
O Marco disse tudo;vc precisa conseguir brotações mais baixas e recomeçar.
Abraço! _________________ Envelhecer é inevitável.Ficar velho é uma escolha. |
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

Registrado: 18/02/10 Idade: 69 Mensagens: 578 Localização: Venâncio Aires-RS
|
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 29, 2012 11:34 pm Assunto: |
|
|
Pessoal agradeço muito a atenção de todos.
Respondendo a cada um:
MarcoBonsaiPoa, adorei a ideia e assim vou fazer, apenas mais uma pergunta, posso começar a adubar no inverno não né?
Marco Costa, o movimento foi dado por mim.
Desde já grato, amigos. _________________ A grande arquiteta da beleza é a mãe natureza, somos seus meros operarios. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Maio 30, 2012 8:06 am Assunto: |
|
|
Espere a primavera, por hora somente mais sol!!!!!!!!!!!! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Thássio fernandes 2.o PASSO

Registrado: 08/02/12 Mensagens: 307 Localização: Dom Macedo Costa-BA
|
Enviada: Qua Maio 30, 2012 8:15 pm Assunto: |
|
|
qual é essa especie,é gameleira,ficus panda ou retusa?nas fotos as fotos parecem bem grandes,estou certo?ao amigos mais experientes,o ficu reduz as folhas facilmente? _________________ "o tolo aprende com seus propios erros e o esperto aprende com os erros dos outros" |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qua Maio 30, 2012 8:17 pm Assunto: |
|
|
Olá Marco, pelo que vi o Pedro é de Minas Gerais e se não morar em uma região serrana, provavelmente não terá inverno rigoroso, assim, podendo adubar mesmo durante o inverno pois por lá deve ser a estação das chuvas.
A adubação deve ser suspensa nas regiões onde o inverno seja rigoroso como no sul do Brasil. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 05, 2012 11:26 pm Assunto: |
|
|
Pessoal boa noite, mais uma vez muito obrigado pela atenção de todos ao meu pequeno ficus.
Respondendo a dúvida, moro em Itaúna, poucos quilometros de Belo Horizonte, realmente não está frio por aqui não, apenas a noite que esfria um pouco mais.
Muito obrigado pelos elogios ao moviento da planta, pois acima de tudo foi minha primeira, então foi uma coisa um pouco instintiva.
Claro que sempre tenho mais dúvidas. Amigos como consigo essas brotaçãoes mais baixas.
Att Pedro Reimão. _________________ A grande arquiteta da beleza é a mãe natureza, somos seus meros operarios. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jun 06, 2012 9:31 am Assunto: |
|
|
Pedro! O fícus aceita bem poda drástica, respondendo com boas brotações, quando bem saudável.Está seria uma opção(a mais fácil). Começaria a estilizar a planta do zero daí então.
Outra opção, um pouco mais complexa, seria fazer mudas de estacas em pequenos vasos, após enraizadas, com o próprio vaso fazer a a encostia. Corta os lado da casca da muda em um pequeno ponto do meio da muda, deixando dois canais para fluxo da seiva entre os cortes faça um corte na árvore que receberá o enxerto. Tipo abrir um beiço, um corte em diagonal de cima pra baixo, que vç consiga abrir o "beiço"e colocar as áreas descascadas em contato direto, amarrando bem com ráfia ou plástico filme. O vaso pendurado, continua recebendo regas normais.Quando observar a união, tire o vaso, pode a metade das raízes e plante de novo. Enfraquecendo as raízes aos poucos até a planta mãe assumir a responsabilidade. Dá trabalho e requer paciência! Eu prefiro a 1º opção...abç
Ricardo, concordo, mas mesmo assim se eu morasse num lugar sem inverno, eu iria determinar um período em que a planta estacionasse para dar umas férias a ela! Creio que seja importante brecar o desenvolvimento! Não sei se ajudaria, é só uma observação tentando imitar a natureza! Parando junto! Até mais... fiquei louco pra ir sábado mas fui multado em mais uma prestação de serviços familiar!abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 07, 2012 7:06 am Assunto: |
|
|
Marco mais uma vez muito obrigado pela ajuda que você vem me dando. Agora como sempre que agradeço eu pergunto algo a mais, poderia me explicar melhor essa poda drastica? Poderia me dizer a altura, se devo usar alguma coisa pós poda e quando de vo fazer essa poda.
Att Pedro Reimão. _________________ A grande arquiteta da beleza é a mãe natureza, somos seus meros operarios. |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 12, 2012 11:22 pm Assunto: |
|
|
Pessoal??? _________________ A grande arquiteta da beleza é a mãe natureza, somos seus meros operarios. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jun 13, 2012 8:20 am Assunto: |
|
|
Pedro, seria mais ou menos assim que eu faria a poda pra começar o trabalho! Não cortaria mais baixo porque as folhas não são pequenas para se trabalhar um bonsai em tamanho tão pequeno, portanto não ficaria harmonioso uma árvore pequena com folhas desproporcionais! abç
 _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
|