FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Calor no substrato e rega sob sol a pino
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Seg Mar 11, 2013 11:49 pm    Assunto: Calor no substrato e rega sob sol a pino Responder com citação

Pessoal, o artigo abaixo foi escrito por Andy Walsh (conceituado bonsaísta), traduzido pelo Fabiano Costa. Aliás, este artigo consta do Blog do Fabiano.

Resolvi trazê-lo à todos por conta da importância de algumas questões, tais como:

1. Devo cobrir meus bonsai com sombrite?
2. Calor afeta as raízes do meu bonsai?
3. Posso regar meus bonsai quando o sol está a pino?

Leiam e achem as respostas!

abraço e boa leitura!

Calor no interior do vaso de bonsai
Havia um post no IBC onde Andy Walsh é um colaborador freqüente, então foi perguntado se luz direta do sol brilhando em vasos pretos de plástico para treinamento poderia aquecer a ponto de danificar as raízes. De maneira típica, ele respondeu com uma resposta mais completa e bem pesquisada.
Árvores no chão
As altas temperaturas podem danificar seriamente as raízes das plantas mantidas em vasos.
Como todos sabem, as raízes das árvores na natureza normalmente experimentam uma certa quantidade de variação de temperatura. No chão as raízes de alimentação das árvores tendem a habitar alguns centímetros mais seguros em sua profundidade quanto aos efeitos do calor da luz direta do sol e do ar quente da superfície, e quanto mais profundo, mais esse perigo fica anulado.

É óbvio que algumas das raízes das árvores pode sentir temperaturas bastante elevadas na natureza, no entanto, numa floresta ou um maciço de árvores com pouca incidência de sol no chão, as raízes tem temperaturas mais amenas e mais constantes. Isso provavelmente é verdadeiro para as áreas mais arborizadas, como meu quintal também. (Eu tenho certeza que todos nós estamos cientes de quanto o solo está mais frio, quando sentados à sombra de uma árvore).
Árvores em vasos
No mundo da cultura em vasos, a situação é um pouco diferente, grandes variações de temperatura como descrito acima, podem ser muito mais exagerada. Na maioria dos casos, as raízes são apenas na superfície interna dos vasos e podem ser rapidamente e facilmente afetadas pela luz solar direta e temperaturas do ar.

Como geralmente os bonsai são arrumados em prateleiras e não são arranjados de perto proporcionando uma cobertura contínua de vegetação sombreadas para os recipientes, como é o caso de viveiros que normalmente arranjam plantas em canteiros para maximizar o espaço, bonsai por outro lado, são normalmente demasiadamente espaçados para garantir que todos os ramos obtenham sol e ventilação, portanto, as raízes das árvores cultivadas como bonsai normalmente terão as temperaturas mais altas.

Embora seja geralmente aceito no trâmite do treinamento que as altas temperaturas são responsáveis pelo pobre crescimento, há pouca documentação sobre os efeitos específicos de altas temperaturas. São citados alguns estudos americanos, mas não vem a calhar colocar nesta postagem, quem quiser ter certeza pode acessar o link original deste artigo de consulta clicando AQUI.
O sombreamento dos vasos
Há também algumas informações sobre os efeitos do sombreamento do vaso no crescimento radicular. Foi realizado um estudo onde os recipientes foram sombreados em vários níveise quatro espécies lenhosas foram utilizadas, as raízes foram examinadas, contadas e classificadas, antes do estudo e após 6, 12 e 18 dias. O estudo descobriu que quanto maior a % de exposição maior o dano à raiz, e que a maior parte dos danos ocorreu durante os primeiros seis dias.
Os Juniperos foram os mais afetados perderam 88% de suas raízes após os primeiros 6 dias, o Hollys estavam em 72%, do Pinheiros austríaco 48% e os Mugos em 40% após seis dias. O autor não indicou qual a % de exposição esses números vieram. (Whitcomb, Carl E. George WA Mahoney 1984. “Efeitos da temperatura em recipientes no crescimento da raiz da planta” Oklahoma Agri. Exp. Sta. Res. Rept. P-855 :46-49). Whitcomb mostra algumas fotos gritante dos efeitos sobre as raízes desse tipo de exposição. Nas laterais dos recipientes expostos não existem raízes nenhuma, do lado da sombra, há uma abundância de raízes.

Segundo Whitcomb, este estudo mostra que o estresse térmico nas raízes das plantas em recipientes é um problema sério. A rápida perda de raízes após a exposição se correlaciona com o estresse da planta abrupta freqüentemente observada quando as plantas adaptadas no vaso são espaçadas durante o verão. Raízes mortas pelo calor são locais privilegiados para a entrada de organismos de doença pela morte e podridão radicular, altas temperaturas podem ser um fator importante no fornecimento de uma entrada fácil para doenças nas raizes.
Cores dos vasos
Existem alguns estudos sobre a substituição de plástico preto com plástico branco, mas enquanto os contentores brancos reduzem a temperatura do solo, o polietileno branco torna-se frágil em exposição aos raios UV e desmorona.
Danos causados pelo calor
Eu tenho pensado sobre esta questão muitas vezes e tenho notado que algumas árvores que eu tenho na minha bancada parecem definhar sob o sol quente de verão, onde os da mesma espécie que tenho amontoados no chão “parece” mais saudável. Eu sempre suspeitei que os danos do calor do verão pode ter sido responsável pela perda de algumas plantas importantes, principalmente juníperos, após o reenvase da primavera.

Podridão radicular geralmente ocorre no verão e é sempre culpa de má drenagem e rega excessiva, gostaria de saber quanto a morte da raiz pelo superaquecimento também podem contribuir para o fenômeno da podridão radicular de verão. (É quase irônico que é recomendado colocar Bonsai afetado pela podridão de raiz na sombra após o tratamento – parte da cura?) Mesmo algumas das ocorrências de inverno da podridão da raiz pode ter tido sua origem no calor do verão.
E, finalmente,
Eu acho que é justo dizer que altas temperaturas do verão e a colocação de bonsai em pleno sol durante todo o período de crescimento provavelmente tem algum efeito negativo sobre as raízes de um bonsai, principalmente em países com clima quente, como o nosso. Precauções ao meio-dia, como sombreamento e irrigação para resfriar os recipientes podem ser o melhor para um bonsai.
Artigo de fonte de pesquisa:
Andy Walsh
Traduzido, adaptado e comentado:
Fabiano Costa
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7


Editado pela última vez por Elio em Ter Mar 12, 2013 6:01 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/07/11
Mensagens: 390
Localização: PAULISTA-PE

MensagemEnviada: Ter Mar 12, 2013 1:23 pm    Assunto: Responder com citação

Muito legal isso!
Obrigado Elio por ter disponibilizado aqui para nós...
realmente era algo que eu tinha uma pulga atrás da orelha e agora passa a ficar mais claro para mim! Wink
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Victor Néto
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 04/08/12
Idade: 25
Mensagens: 120
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Ter Mar 12, 2013 3:42 pm    Assunto: Responder com citação

Muito bom, Elio!
Eu estou todos os dias, além de regar minhas plantas, borrifando-as com água fresca depois das horas de alta temperatura para que não desidratem.
Muito bom este texto!
_________________
"A arte de descansar é parte da arte de trabalhar"-John Steinbeck
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Luiz Andriani
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 15/01/13
Idade: 41
Mensagens: 251
Localização: Navegantes-SC

MensagemEnviada: Ter Mar 12, 2013 7:07 pm    Assunto: Responder com citação

Muito bom material Elio.

Obrigado
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MARCIO ROLDÃO
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 18/01/05
Idade: 55
Mensagens: 363
Localização: Timoteo MG

MensagemEnviada: Qua Mar 13, 2013 11:33 am    Assunto: Responder com citação

Excelente dica.
_________________
"Bonsai no vale do aço"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
AdrianoOliveira



Registrado: 08/03/10
Idade: 48
Mensagens: 62
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Seg Jul 29, 2013 3:22 pm    Assunto: Responder com citação

Elio,

Você segue o que o artigo recomenda? sombrite e/ou irrigar os bonsais ao no meio do dia para diminuir a temperatura?

pergunto isso pois moro em um clima que as temperaturas no verao são bem altas.

Abs
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Seg Jul 29, 2013 4:43 pm    Assunto: Responder com citação

Adriano, no verão, não só uso sombrite de 50% como costumo regar até 2 vezes por dia, não raro ao meio dia.

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Ter Jul 30, 2013 1:38 pm    Assunto: Responder com citação

Elio, eu já havia lido este artigo e concordo com a maior parte das afirmações. Pensando no problema dos recipientes plásticos, considerando também a baixa resistência dos mesmos (02 ou 03 anos), considerando que o plástico é um recurso não renovável, optei por eliminar este tipo de recipiente da minha casa, exatamente por este motivo que parti para as caixas de madeira. Este verão próximo será o primeiro que minhas plantas passarão nos novos recipientes, portanto ano que vem terei uma opinião sobre a eficácia dos mesmos.

Sobre a rega nos períodos mais quentes do dia, existem diversos fatores a serem avaliados, mas o principal é a resposta de cada uma das espécies.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Ter Jul 30, 2013 1:39 pm    Assunto: Responder com citação

Mensagem duplicada, ignorar.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
AdrianoOliveira



Registrado: 08/03/10
Idade: 48
Mensagens: 62
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Ter Jul 30, 2013 2:01 pm    Assunto: Responder com citação

Arzivenko escreveu:
Elio, eu já havia lido este artigo e concordo com a maior parte das afirmações. Pensando no problema dos recipientes plásticos, considerando também a baixa resistência dos mesmos (02 ou 03 anos), considerando que o plástico é um recurso não renovável, optei por eliminar este tipo de recipiente da minha casa, exatamente por este motivo que parti para as caixas de madeira. Este verão próximo será o primeiro que minhas plantas passarão nos novos recipientes, portanto ano que vem terei uma opinião sobre a eficácia dos mesmos.

Sobre a rega nos períodos mais quentes do dia, existem diversos fatores a serem avaliados, mas o principal é a resposta de cada uma das espécies.


Os meus vasos plásticos tendem a durar mais tempo ,você está falando sobre aqueles flexíveis?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Ter Jul 30, 2013 3:16 pm    Assunto: Responder com citação

AdrianoOliveira eu costumava utilizar bacias plásticas e potes plásticos, com as plantas permanentemente no Sol, água da rega, da chuva e geada, em 03 anos no máximo, o plástico fica todo craquelado, na hora do reenvase ele quebra todo e não pode ser reutilizado.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
maket31
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 27/09/12
Mensagens: 176
Localização: Itabuna-BA

MensagemEnviada: Sex Ago 09, 2013 6:59 pm    Assunto: Responder com citação

muito bom a matéria... fiquei surpreso como o paradigma é quebrado.. todos dizem que regar as plantas com sol quente, queima as raizes, mas é como foi muito bem colocado pelo mcdonalds o que faz mal é a água quente que está na mangueira...
Abraços a todos!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Bruno Lopes
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 29/10/11
Idade: 36
Mensagens: 123
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Sex Ago 09, 2013 8:29 pm    Assunto: Responder com citação

Ótima matéria, muito legal.
_________________
"A tarefa quotidiana de cuidar de um bonsai, nos lembra que estamos também em construção em busca da perfeição."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
AdrianoOliveira



Registrado: 08/03/10
Idade: 48
Mensagens: 62
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Ter Ago 20, 2013 9:50 am    Assunto: Responder com citação

Arzivenko escreveu:
Elio, eu já havia lido este artigo e concordo com a maior parte das afirmações. Pensando no problema dos recipientes plásticos, considerando também a baixa resistência dos mesmos (02 ou 03 anos), considerando que o plástico é um recurso não renovável, optei por eliminar este tipo de recipiente da minha casa, exatamente por este motivo que parti para as caixas de madeira. Este verão próximo será o primeiro que minhas plantas passarão nos novos recipientes, portanto ano que vem terei uma opinião sobre a eficácia dos mesmos.

Sobre a rega nos períodos mais quentes do dia, existem diversos fatores a serem avaliados, mas o principal é a resposta de cada uma das espécies.


Arzivenko comprei tábuas de pinus para fazer minhas caixas de madeira para algumas das minhas plantas de clima temperado não sofrerem no verão.

Gostaria de saber se você tratou a madeira com algum produto ou utilizou in natura? Pensei em usar jimo cupim, porém, fiquei preocupado com uma possível toxidade para a planta.

Abs
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Ter Ago 20, 2013 10:57 am    Assunto: Responder com citação

AdrianoOliveira, optei por não utilizar nenhum produto, para que não ocorra qualquer tipo de intoxicação. Quanto à durabilidade das caixas de madeira, este é o ponto que pretendo avaliar.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil