Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Qui Mar 14, 2013 3:05 pm Assunto: Buxo de 15 a 20 anos |
|
|
Pessoal comprei este buxo , segundo o antigo, dono ele deve ter de 15 a 20 anos , o tronco dele deve ter uns 12cm de diametro , gostaria de receber dicas de que estilo seguir , que vaso usar e das melhores epocas para trabalha-lo.
Ele e o Mauro meu sócio nos bonsai
Eu estou muito feliz com ele , estou esperando a opinioa dos companheiros.
Até !! _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sex Mar 15, 2013 9:42 am Assunto: |
|
|
Olá Joel,
fizeste uma boa aquisição. Para mim não há dúvidas de que o estilo mais adequado a essa planta é o HOKIDASHI (escova ou vassoura).
O ideal seria descobrir um pouco do nebari para se ter idéia de qual seria a melhor frente, levando-se em conta também a melhor partida de galhos, coisa que não é tão fácil avaliar apenas por fotos.
Mas isto eventualmente pode ficar pra depois quando de um fuuuttuuuuurrrroooo reenvase.
O que deve ser feito agora é uma poda para baixar a altura da planta. Procure podar logo acima do primeiro broto em cada um dos galhos a ser reduzido. Este procedimento deve fazer com que as novas brotações sejam mais baixas.
Em se tratando de Buxus, MMMUUUUUIIIITTTTAAA PACIÊNCIA... Eu mesmo já desisti de trabalhar com a espécie.
PODA
ALTURA DA PLANTA Acho que não deve passar desta altura depois de pronta.
Abraço e sucesso!!
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Eder Imme

|
Enviada: Sex Mar 15, 2013 10:19 am Assunto: |
|
|
Que bela aquisição. praticamente pronto esta planta. Que tronco. Com certeza vamos acompanhar. _________________ Itajaí - Santa e bela Catarina |
|
|
 |

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sex Mar 15, 2013 11:04 am Assunto: |
|
|
Edson eu gosto de trabalhar com buxi , acho uma planta muito resistente.
O que eu estava pensando era o mesmo que tu , mas acho que vou cortar a principio os galhos com uma certa sobra , para nao correr o risco de secar algum galho importante , o nebari eu ja dei uma olhada e é impressionante.
Eder com certeza estarei atualizando as fotos ate porque quero a opiniao dos companheiros. _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sáb Mar 16, 2013 3:52 pm Assunto: |
|
|
Joel, com certeza uma excelente aquisição. Um material para chegar a qualquer rumo. Respondendo as perguntas de traz prá frente: vaso a definir somente depois da planta praticamente finalizada. Estilo a seguir: apesar da formação de tronco incial, abertura de galhos, etc... ser indicativa para o estilo hokidachi, eu conseidero este estilo problemático a se praticar em buxinho. A razão é simples: A não ser que seja um tabalho Muuuuuuiiitoooo bem elaborado ele vai sempre parecer uma topiaria ao invés de um bonsai. É muito difícil fazer um buxinho no estilo hokidachi que não pareça uma toiaria. Não que eu não goste de topiaria, mas nosso objetivo é bonsai e não topiaria. Bem, mas como eu disse de traz para frente, este também é um detalhe a pensar depois pois temos que primeiro trazer uma boa e vigorosa brotação para baixo. Neste sentido o material também é ótimo pois já tem bastante brotos pequenos e baixos, coisa que não acontece com a maioria destes materiais parecidos a este que encontramos... Baixar a brotação é algo que deve ser feito de forma lenta, mas contando com estes brotos pequenos abaixo já facilita bastante. Uma maneira segura que já testei em vários buxinhos e funcinou muito bem, é escolher aleatoriamente a metade dos galhos, misturados entre os outros e podar eles mais curtos. Quando a brotação nova destes galhos estiver bem vigorosa, podem ser podados os que foram deixados. Se quiser podar mais baixo, posteriormente repete a operação. Com esta técnica baixei um buxinho de 80 cm de altura, sem nenhum brotinho baixo, em duas etapas colocando brotação a 20 cm do solo... Outro detalhe é que esta planta está com tanto galho sem folhas porque o substrato neste recipiente em que está já se exauriu. E deve estar totalmente tomado de raízes. Sem grandes intervenções poderia retirar com uma pazinha , mas nas bordas do vaso, uma determinada quantidade de terra (que é o que tem aí) e depois colocar novo substrato e providenciar uma adubação... Com este novo espaço para raízes e adubação ele retomará o vigor... O resto, bom, creio que se deve definir depois. Parabéns pela aquisição..
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Mar 16, 2013 5:34 pm Assunto: |
|
|
Elio , era o que eu tinha em mente , fazer rebaixamento dos galhos em 2 etapas , para evitar perder algum galho , qual a melhor epoca para trocar de substrato? _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Mar 17, 2013 11:42 pm Assunto: |
|
|
Nem pensa em mexer em raizes em outra época do que o final do inverno. O melhor momento é quando ele estiver querendo estourar a brotação do início da primavera que em sua região deverá ocorrer bem antes da primavera do calendário, imagino que lá pela metade de agosto as gemas já estarão começando a se movimentar... Mexer em raiz de buxinho fora de época é muito perigoso.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Mar 18, 2013 10:49 am Assunto: |
|
|
É isso ai Elio , agora vou dar um descanso para ele se recuperar da poda , só mexo nele mais para frente novamente.
Valeu as orientações.
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 43 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Seg Mar 18, 2013 1:18 pm Assunto: |
|
|
Não sobro nada para comentar, apenas acampanhando e reafirmando quanto a paciencia, va com calma e observe a epoca mais adequada para o reenvase.
Parabéns pelo material. |
|
|
 |
Matheus Falcão 1.o PASSO

Registrado: 13/02/13 Idade: 31 Mensagens: 162 Localização: Goiânia-GO
|
Enviada: Seg Mar 18, 2013 2:42 pm Assunto: |
|
|
Aproveitando o embalo do buxinho do colega, se puderem opiniar sobre o meu também, agradeço muito.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=23246 _________________ Nem tudo que é ouro fulgura,
Nem todo o vagante é vadio;
O velho que é forte perdura,
Raiz Funda não sofre o frio.
Das cinzas um fogo há de vir,
Das sombras a luz vai jorrar.
A espada há de, nova, luzir,
O sem-coroa há de reinar" |
|
|
 |
|