FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Caliandra Rosa
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
carol_holanda

MensagemEnviada: Dom Out 26, 2014 8:48 am    Assunto: Caliandra Rosa Responder com citação

Olá, pessoal!

Tenho essa caliandra desde meados de 2012 e gostaria da ajuda de vocês com orientações / opiniões.

Acredito que desde que ganhei esse exemplar, ele melhorou muito. Antes ele era assim:

Bem, mas assim como eu disse no post do meu pre-bonsai de tamarindo e na minha pitangueira, eu me sinto muito insegura de intervir nos meus bonsai. Tenho medo de fazer mal a eles, principalmente depois de perder uma super cerejeira de 16 anos (foi um presente que ganhei em 2010), porque coloquei muito fertilizante... Crying or Very sad Ou seja, por pura ignorância minha!!!

A única coisa que faço nessa caliandra é cortar algumas folhas, quando acho que ela está muito cheia e muito projetada para os lados. Queria que ela tivesse mais ramificações para dar ideia de uma copa, mas não sei como posso fazer isso. Na verdade, eu nem sei se faço poda corretamente!

Agradeço imensamente a ajuda de vocês!!!
Abraços a todos!
[/img]
Jair Flores
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 26, 2014 11:13 am    Assunto: Responder com citação

Olá Carol,tudo bem?

Cultivar bonsai, exige muita paciência,dedicação,disciplina e principalmente estudo.Se vc gosta,e curti bonsai,procure ler bastante, aqui mesmo no forum e pesquise na internet,porque são tantas as informações,que ficaria difícil,em poucas linhas alguém conseguir te passar tantas informações. Com relação a suas plantas, na minha opinião, a primeira coisa que vc deveria fazer era trasplanta-las para um recipiente maior, uma bacia rasa perfurada no fundo e nas laterais com um substrato drenante, pode ser estes substratos prontos encontrados em floricultura,tipo terra preta, misturados com areia grossa e pedriscos, ou tijolo moído.Pode ser tb, só substrato com areia grossa.50% por cento de cada.Com mais espaço,a planta se desenvolve mais, e com sussecivas podas ramifique mais, conseguindo assim a copa mais densa que vc deseja.Para que isto aconteça,levaria no mínimo,2 ou 3 anos, para só depois ir para um vaso de bonsai.Caso contrário, a planta não se desenvolve como gostaríamos.

Dica: o livro ABC do bonsai,é muito bom.
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 27, 2014 8:59 pm    Assunto: Responder com citação

Carol, siga a dica do Jair. Depois não tenha medo de fazer seguidas podas deixando sempre apenas 2 folhas acima do corte anterior. Isso fará com que a planta emita mais brotação e fique mais compacta. Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: